Tempo de leitura: 4 minutos

PeterMurchie14SB420 rdax 80

O RaboDirect PRO12, a Liga Ítalo-Celta, conheceu neste final de semana seus dois grandes finalistas. De um lado estão os escoceses do Glasgow Warriors, que jamais chegaram a uma decisão, e realizaram o sonho com uma heróica vitória sobre o gigante irlandês Munster, na sexta-feira. Do outro lado estará o campeoníssimo Leinster, que bateu mais uma vez seu arquirrival Ulster em duelo de irlandeses no sábado.

Atual campeão da liga e dono de três taças da competição, o Leinster terá o mando do jogo na final, por conta de sua campanha na temporada regular. Com isso, a RDS Arena, em Dublin, assistirá no dia 31 de maio à decisão do título do PRO12 e à despedida da lenda do rugby mundial Brian O’Driscoll, que dará seu adeus definitivo aos gramados. 

- Continua depois da publicidade -

Enquanto isso, na Itália, o Eccellenza assistia às disputas dos jogos de ida de suas semifinais, com os clássicos lombardo, entre Viadana e Calvisano, e vêneto, entre Rovigo e Mogliano. 

 

A primeira ninguém esquece

O Glasgow Warriors fez história na sexta-feira ao alcançar a primeira final de sua história. O time da maior cidade da Escócia levou o rugby do Cardo à primeira decisão de Liga Celta/PRO12 de sua história. Apenas em 2009, quando não havia mata-mata na competição, um escocês alcançou o vice-campeonato, com o Edinburgh ficando atrás somente do Munster. 

Foi uma semifinal emocionante no Scotstoun Stadium, em Glasgow, que começou com try dos irlandeses do Munster aos 9′, com Varley, na pressão do ruck. O jovem abertura Finn Russell reduziu com penal aos 17′ , após Glasgow segurar a pressão do Munster, que teve um try anulado. Os escoceses passaram a levar o Munster aos erros e Russell teve a chance de chutar mais 2 penais para colocar os Warriors em vantagem de 9 x 7.

E quando começou a segunda etapa o Munster sentiu o poderio do pack escocês, que atropelou para seu primeiro try aos 46′, com Gordon Reid. Os irlandeses responderam imeditamente com Dougall, finalizando após a pressão nas 22. Precisando de mais um try para vencer, o Munster pressionou durante todo o restante do segundo tempo, mas parou diante de uma inspirada parede azul, que cedeu apenas mais 3 pontos para Ian Keatley em penal e faturou a partida por sofridos 16 x 15.

 

Leinster frustra Ulster e segue em busca de mais uma taça

Em Dublin, o clássico irlandês entre Leinster e Ulster definiu o outro finalista. E, mais uma vez, o Ulster sucumbiu diante do rival sulino, deixando novamente Belfast atrás de Dublin. A emoção, entretanto, como de costume, não faltou emoção. 

O Ulster começou com muita gana e abriu o placar aos 7′, com penal batido por Paddy Jackson. O primeiro tempo se tornou uma sessão de grandes colisões e tackles pesados, elevando a tensão do embate e reduzindo os espaços. Aos 34′, Gordon D’Arcy recebeu cartão amarelo e Jackson colocou mais 3 pontos na conta do time da Irlanda do Norte, que foi em vantagem de 6 x 0 ao intervalo.

A força do pack norte-irlandês se manteve no segundo tempo induzindo o Leinster a mais um penal para Jackson colocar 9 x 0 no marcador. Com a desvantagem, começou a aparecer para o Leinster o asa Sean O’Brien, voltando à velha forma após longo período lesionado. O jogador foi decisivo em 2 penais sucessivos arrancados pelo dublinenses para reduzir a diferença para 9 x 6 com a precisão de Jimmy Gopperth. Os últimos minutos foram para dar um nó na garganta dos torcedores do Leinster, que vibraram com o try decisivo de Ian Madigan, aos 72′, quebrando os tackles nas 22.

Novamente, o Ulster viu seus fantasmas contra o Leinster retornarem e foi incapaz da virada. 11 x 9, números finais. E muita emoção no estádio, que aplaudiu de pé Brian O’Driscoll. Caso o Leinster tivesse caído nesse sábado, BOD teria se despedido definitivamente dos gramados. Mas a lenda irlandesa ainda deverá ter mais uma apresentação a fazer: a grande final no dia 31. 

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Semifinais

Glasgow Warriors 16 x 15 Munster, em Glasgow

Leinster 11 x 9 Ulster, em Dublin

 

Final – dia 31/5

LeinsterversusGlasgow Warriors

Leinster x Glasgow, em Dublin

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Semifinais – jogos de ida

Viadana 19 x 30 Calvisano, em Viadana

Mogliano 19 x 22 Rovigo, em Mogliano – domingo, dia 18/05