Tempo de leitura: 6 minutos

lynagh


Lynagh, ARU, Taranaki, NZRU, SARU, Escócia, Premiership, Inglaterra, Armitage, Tuilagi, Hart, Porical, Roncero e Afeganistão!


- Continua depois da publicidade -

Michael Lynagh é hospitalizado

Um dos maiores ídolos da história do rugby mundial, o australiano Michael Lynagh (foto), foi hospitalizado na última semana, após sofrer um infarto. Lynagh, de 48 anos, foi abertura dos Wallabies em 72 partidas oficiais, anotando nada menos que 911 pontos, entre 1984 e 1995. O ex-Wallaby tem como grandes conquistas a Copa do Mundo de 1991, a primeira para a Austrália, e o Grand Slam de 1984 (quando os Wallabies venceram todos os seus amistosos contra na Europa). Lynagh se aposentou da seleção durante a Copa do Mundo de 1995, quando era o recordista mundial em número de pontos em jogos internacionais. O genial abertura encerrou sua carreira em 1998, jogando profissionalmente pelos Saracens, da Inglaterra.

A família do ex-jogador recebeu um grande númeo de mensagens de torcedores do mundo todo em solidariedade.

Fonte: ARU


União Australiana de Rugby faz cortes em contratações

A ARU, entidade máxima do rugby australiano, anunciou que fará cortes no número de atletas contratados. A ARU tem contratados  hoje 34 jogadores de tests, isto é, atletas-chave contratados diretamente pela entidade para que permaneçam atuando tanto nos times australianos do Super Rugby, como nos Wallabies (seleção nacional), caso sejam convocados. As contratações diretas visam reduzir o êxodo de jogadores para forda do país.

No entanto, para a próxima temporada, a ARU terá somente 32 jogadores contratados. Em 2008, eram 54. Passando por sérios problemas financeiros, a ARU segue cortando gastos e, desta vez, eles recairão sobre as franquias do Super Rugby, que terão que se desdobrar para pagar mais atletas.

Fonte: Rugby Time

 

SARU assina com novo patrocinador

A União Sul-Africana de Rugbytem novo patrocinador: a empresa de bebidas Klipdrift, que assinou com contrato de 5 anos com a entidade. A empresa que também fabrica isotônicos já era a fornecedora oficial dos Springboks.

Fonte: Sports Business

 

Taranaki lança candidatura ao Super Rugby, mas sofre resistência da NZRU

A União de Rugby de Taranaki, província da Nova Zelândia, lançou há pouco tempo sua candidatura para contar com uma equipe própria no Super Rugby, com sede na cidade de New Plymouth. No entanto, a candidatura da província de pouco mais de 100mil habitantes foi barrada pela União de Rugby da Nova Zelândia (NZRU), que disse só negociar com investidores que queiram firmar contratos com as franquias já existentes.

Após a Copa do Mundo de Rugby, a NZRU, sofrendo ainda com graves problemas financeiros, anunciou que colocaria à venda as licenças das equipes que representam a Nova Zelândia no Super Rugby. Hoje, Blues, Crusaders, Chiefs, Hurricanes e Highlanders são operados ao menos parcialmente pela própria NZRU, que, necessitando cortar gastos e tornar mais rentáveis suas franquias, colocou à venda as licenças para operação das equipes.

Mas não são apenas as equipes do Super Rugby que não andam bem financeiramente. As equipes profissionais que representam as uniões provinciais na ITM Cuo, o Campeonato Neozelandês, sofrem cada vez mais para se manterem profissionais. Com poucos jogos por ano e muitos gastos, o tradicional time de Taranaki vislumbrou numa entrada no Super Rugby sua salvação. Porém, a NZRU deixou claro que não pretende modificar as franquias. Os Amber and Blacks, como é conhecido Taranaki, ainda sonham com a expansão do Super Rugby, abrindo espaço para novas franquias neozelandesas.

Taranaki atualmente faz parte da franquia dos Hurricanes, e recebe normalmente uma partida oficial da temporada do Super Rugby por ano.

Fonte: Stuff

 

Escócia confirma datas de sua gira pelo Pacífico

A Escócia confirmou as datas de seus amistoso de junho pela Oceania. Os jogos já haviam sido anunciados, mas restava saber as datas exata dos duelos contra Fiji e Samoa. Confira:

Dia 5/6: Austrália x Escócia, em Newcastle

Dia 10/6 – Waratahs x Escócia, em Sydney

Dia 12/6 – Ilhas Cook x Escócia, em Avarua

Dia 16/6: Fiji x Escócia, em Lautoka

Dia 23/6: Samoa x Escócia, em Ápia

Fonte: SRU

 

Premiership separando torcidas?

Os torcedores ingleses temem por uma nova realidade. Anualmente, a Premiership (Campeonato Inglês) promove o London Double Header, uma rodada dupla no estádio de Twickenham envolvendo os quatro times de Londres na competição, abrindo a temporada. O próximo Double Header está marcado para o dia 1º de setembro, e pela primeira vez na história a Premiership pretende vencer os ingressos agrupando os torcedores das quatro agremiações: Harlequins, Wasps, Saracens e London Irish. Até hoje, os torcedores dos quatro clubes sentavam em quaisquer lugares do estádio, com a absoluta mistura dos torcedores garantida, sempre com a habitual confraternização em mente. O intuito da Premiership nessa nova política é a de promover que os torcedores de uma mesma agremiação possam torcer juntos. A proposta, porém, desagradou aos rugbiers, que entendem ser mais interessante a mescla.

Fonte: Planet Rugby

 

Inglaterra de roupa nova

A RFU inglesa assinou contrato por 4 anos com a empresa neozelandesa Canterbury of New Zealand como nova fornecedora de uniformes para a Seleção Inglesa. A Nike, atual parceira da Inglaterra, não obteve a renovação de seu contrato, a a Inglaterra vestirá Canterbury pelos próximos quatro anos, a partir de novembro próximo. Assim, os ingleses jogarão a Copa do Mundo de 2015, que será disputada na própria Inglaterra, com os uniformes da empresa neozelandesa. A parceria com a Nike vinha desde 1997.

Fonte: Sport Business

 

Delon Armitage vai para a França

O fullback inglês Delon Armitage, de 28 anos, não vestirá mais a camisa do London Irish na próxima temporada. O jogador se juntará a seu irmão Steffon Armitage no Toulon, da França. É mais um atleta que troca o rugby inglês pelo francês.

Fonte: Planet Rugby

 

Alesana Tuilagi deixará o Leicester Tigers

O renomado ponta samoano Alesana Tuilagi está de mudança. O jogador que atua pelo Leicester Tigers, da Inglaterra, desde 2004, vestirá outra camisa na próxima temporada. O atleta anunciou sua saída, e tem seus olhos voltados para o mercado japonês.

Fonte: Scrum

 

John Hart se aposenta

A vida do London Wasps anda cada vez mais complicada. A notícia ruim desta semana é a aposentadoria forçada de ninguém menos que seu capitão, John Hart. O jogador de 30 anos lesionou gravemente seu ombro e não deverá mais jogar rugby profissionalmente.

O oitavo atuou 115 vezes pelos Wasps, tendo conquistado os títulos da Heineken Cup em 2004 e 2007. 

Fonte: Guardian


Porical em Paris

O fullback franco-catalão Jérôme Porical, ícone do Perpignan, deixará o clube onde atuaram seu avô e seu pai. Após 50 jogos pela equipe, Porical, de 26 anos, se transferirá para o Stade Français na próxima temporada.

Fonte: Rugbyrama

 

Roncero perto da despedida

O pilar dos Pumas e do Stade Français Rodrigo Roncero, de 35 anos, não atuará mais pelo clube de Paris na próxima temporada. O jogador argentino anunciou que não renovará seu contrato com o Stade Français, estando possivelmente perto do final de sua brilhante carreira profissional. 

Fonte: Rugbyrama


Afeganistão debutará no rugby de seleções

Um momento histórico para o rugby afegã. Sua seleção nacional de sevens disputará pela primeira vez uma partida. No dia 27 de abril, o Afeganistão entrará em campo em Dubai por um torneio local.

Fonte: Rugby 365