Tempo de leitura: 3 minutos
Sábado de Troféu Mundial Junior em Lisboa! E sábado de surpresas na segunda rodada da segunda divisão M20 mundial. A Geórgia fez um jogo monumental contra Fiji e arrancou uma expressiva vitória por 30 x 13 que aproximou os Jovens Lelos da classificação à grande final do torneio. No mesmo grupo, Portugal frustrou sua torcida sendo superado pelo Uruguai e agora os Teritos dividem a vice-liderança com Fiji, 4 pontos abaixo da Geórgia, sendo que apenas o primeiro colocado de cada grupo avança à disputa pelo título.
No Grupo B, Tonga e Canadá confirmaram o favoritismo, bateram Namíbia e Hong Kong e chegaram à segunda vitória cada. Na última rodada, na próxima quinta-feira, Tonga e Canadá se enfrentam valendo o primeiro lugar da chave. No Grupo A, a última rodada terá Fiji e Uruguai duelando, enquanto a Geórgia enfrenta Portugal.
A Geórgia mostrou desde cedo grande superioridade sobre Fiji no pack, o que se provou determinante para a partida. Davit Gulitashvili acertou um drop goal inspirador no começo da peleja e os tries saíram com o segunda linha Otar Giorgadze e o ponta Anzor Sichinava. O abertura Rezi Jintchvelashvili contribuiu com nada menos que 17 pontos, sendo cinco penais.
O Uruguai se recuperou na derrota na estreia para a Geórgia e conquistou uma grande vitória sobre os donos da casa. O scrum-half Santiago Arata foi o nome da partida par os Teritos, fazendo nada menos que três dos quatro tries da vitória por 37 x 26.
Tonga, por sua vez, se tornou o único time com duas vitórias bonificadas ao passar por 45 x 11 sobre a Namíbia. O jogo foi duro no início, com os africanos mantendo o jogo parelho no primeiro em apenas 18 x 11 para o time da Oceania, mas no segundo tempo Tonga deslanchou. Já o Canadá teve mais trabalho diante de Hong Kong e falhou em obter o bônus. Apenas 24 x 15 para os Jovens Canucks, que tiveram mais físico, mas não souberam pontuar.
África do Sul vence a segunda contra a Argentina no M20
Enquanto a segunda divisão M20 rola em Portugal, as seleções da primeira divisão vão se aquecendo para o Campeonato Mundial Junior, que acontece em junho na Itália. Neste sábado, Argentina e África do Sul fizeram seu segundo amistoso em solo argentino, e a história se repetiu: como no primeiro jogo, a África do Sul saiu vencedora, apesar de boa atuação dos Pumitas. 39 x 28, no Gimnasia y Esgrima de Rosário.
Foi uma partida muito física, com a África do Sul impondo grande pressão sobre a Argentina e levando a seguidos penais dos Pumitas. Logo no primeiro tempo, os Baby Boks fizeram três tries, sendo dois de maul, com o hooker Jan van der Merwe causando estrago. 25 x 9 antes do intervalo.
Na segunda etapa, os Pumitas mostraram grande poder de reação, conseguiram dois tries sem resposta, com Juan Cruz Mallía e Ernesto Olmedo, mas levaram um banho de água fria aos 68′, quando o ponta Leolin Zas cruzou o in-goal para dar o try que assegurou o triunfo dos visitantes. Ainda houve tempo para mais um try argentino, com Santiago Resino, mas os Baby Boks deram números finais à peleja com um try nos instantes finais, com Joseph Dweba.
World Rugby U20 Trophy 2015 – Troféu Mundial Junior – 2ª divisão M20 mundial – em Lisboa, Portugal
2ª rodada
Canadá 24 x 15 Hong Kong, no Estádio Universitário
Uruguai 37 x 26 Portugal, no CR do Jamor
Fiji 13 x 30 Geórgia, no CR do Jamor
Tonga 45 x 11 Namíbia, no Estádio Universitário
Classificação
Grupo A: 1 Geórgia, 9 pontos / 2 Fiji, 5 pontos / 3 Uruguai, 5 pontos / 4 Portugal, 0 pontos
Grupo B: 1 Tonga, 10 pontos / 2 Canadá, 9 pontos / 3 Hong Kong, 0 pontos / 4 Namíbia, 0 pontos
Quarta-feira, dia 20 de maio
Namíbia x Hong Kong, no Estádio Universitário
Geórgia x Portugal, no CR do Jamor
Tonga x Canadá, no Estádio Universitário
Fiji x Uruguai, no CR do Jamor
Amistoso M20
Argentina x África do Sul, em Rosário
Foto: Geórgia x Fiji. João Peleteiro/World Rugby
Porque zebra, não foi um time juvenil da Georgia que ficou em segundo lugar no europeu, só caindo perante a Inglaterra ou França, se não me falha a memória. Talvez seja uma boa nova geração.