Tempo de leitura: 3 minutos
A França está no Rio 2016! Após a classificação da seleção francesa feminina aos Jogos Olímpicos, neste fim de semana foi a vez da seleção masculina assegurar sua classificação ao Rio de Janeiro, com uma campanha impecável no Grand Prix Europeu de 2015, o circuito europeu de sevens. Neste sábado e domingo, a cidade de Exeter, na Inglaterra, recebeu a terceira e última etapa da série e a França conquistou nada menos que seu terceiro título, terminando com 100% de aproveitamento o Grand Prix. Esse foi o bicampeonato dos Bleus, que já tinham faturado o circuito em 2014.
Em Exeter, a França fez outra campanha perfeita, passando por Alemanha, Portugal e Romênia no Grupo A. Nas quartas de final, os franceses derrotaram Gales, que, assim como a Inglaterra, não brigava por um lugar no Rio 2016, pois ambos jogarão o torneio olímpico como Grã-Bretanha, já classificada por conta do resultado dos ingleses na Série Mundial de Sevens. Na semifinal, a França despachou mais uma vez a surpresa Alemanha, e na final teve trabalho, mas venceu a Inglaterra, que não escalou força máxima para o torneio, mesmo jogando em casa. 14 x 5 e terceiro título francês.
A Espanha ficou com o precioso vice-campeonato do Grand Prix, que lhe valeu a classificação direta ao Pré-Olímpico Mundial. Os espanhóis terminaram com o terceiro lugar geral, tendo como partida decisiva para o vice-campeonato o duelo com a Rússia na quartas de final, em confronto direto pela vaga. Os Leões venceram os Ursos por 14 x 5 e festejaram. Na sequência, a Espanha caiu contra a Inglaterra, mas se ergueu e bateu a Alemanha. Os alemães impressionaram, derrotando Portugal na primeira fase – com os portugueses preocupando muito ao fazerem péssima campanha mesmo com seu elenco principal – e a Geórgia nas quartas. Por outro lado, a Romênia não conseguiu escapar do último lugar da temporada e foi rebaixada ao circuito da segunda divisão, sendo substituída pela Polônia no Grand Prix em 2016.
No próximo fim de semana, Lisboa recebe o Torneio Qualificatório Europeu, que vale as outras três vagas europeias no Pré-Olímpico Mundial. Participarão do torneio, que acontece no Estádio Nacional, as oito seleções do Grand Prix 2015 que seguem na disputa pelas vagas (Portugal, Rússia, Alemanha, Bélgica, Geórgia, Itália, Lituânia e Romênia), as três melhores da segunda divisão (Polônia, Ucrânia e Letônia) e a campeã da terceira divisão (Irlanda).
Além da França, já estão no torneio masculino do Rio 2016 Brasil, Fiji, Nova Zelândia, África do Sul, Grã-Bretanha, Argentina e Estados Unidos.
Grand Prix Europeu Masculino – Circuito Europeu Masculino de Sevens – 3ª etapa, em Exeter, Inglaterra
Grupo A: 1 França, 2 Alemanha, 3 Portugal, 4 Romênia
Grupo B: 1 Inglaterra, 2 Espanha, 3 Lituânia, 4 Itália
Grupo C: 1 Rússia, 2 Geórgia, 3 Gales, 4 Bélgica
Quartas de final
França 31 x 5 Gales
Inglaterra 32 x 0 Lituânia
Rússia 5 x 14 Espanha
Alemanha 15 x 5 Geórgia
Taça Bronze
Semifinal: Portugal 22 x 17 Romênia
Semifinal: Itália 14 x 5 Bélgica
3º lugar: Romênia 8 x 0 Bélgica
Final: Portugal 28 x 12 Bélgica
Taça Prata
Semifinal: Gales 17 x 14 Geórgia
Semifinal: Rússia 26 x 5 Lituânia
3º lugar: Geórgia 0 x 24 Lituânia
Final: Gales 14 x 10 Rússia
Taça Ouro
Semifinal: França 24 x 5 Alemanha
Semifinal: Inglaterra 19 x 0 Espanha
3º lugar: Alemanha 0 x 17 Espanha
Final: França 14 x 5 Inglaterra
Classificação final: 1 França, 60 pontos (campeã e qualificada ao Rio 2016); 2 Espanha, 50 pts (qualificada ao Pré-Olímpico Mundial); 3 Inglaterra, 44 pts; 4 Rússia e Alemanha, 38 pts; 6 Portugal, 24 pts; 7 Gales, 22 pts; 8 Bélgica, 20 pts; 9 Lituânia, 17 pts; 10 Geórgia 14 pts; 11 Itália, 11 pts; 12 Romênia, 2 pts (rebaixada).
Torneio Qualificatório Europeu – em Lisboa, dias 18 e 19 de julho
Grupo A: Rússia, Geórgia, Itália e Irlanda
Grupo B: Alemanha, Lituânia, Romênia e Letônia
Grupo C: Portugal, Bélgica, Polônia e Ucrânia