Tempo de leitura: 2 minutos

A Copa de Nações do Pacífico chegou ao seu fim e teve Fiji como campeã. O Campeonato chegou à ultima rodada com três equipes com chances de ganhar o título. Tonga e Fiji jogaram e o vencedor sairia campeão, enquanto o Canadá descansou essa rodada e torcia por um empate para ficar com o caneco. Na outra partida Japão e Estados Unidos lutavam para ver quem ficava com a lanterna. No Final Fiji venceu por 34 a 21, enquanto o Japão fez 38 a 20 nos americanos.

Fiji e Tonga jogaram em Tóquio, ambas as equipes tentando um título inédito. A partida começou com os tonganeses melhor e aos 12’ o placar já marcava 11 a 0, com dois penais convertidos e um try do ponta Fraser Anderson. Os fijianos conseguiriam equilibrar a partida aos 24’ em um try ponta cega Sireli Bobo, Seramai Bai converteria e passariam a frente em mais um try, dessa vez com o ponta Napilioni Naga, Bai converteria mais um. Tonga empataria a partida em mais um penal. Fim do primeiro tempo 14 a 14.  Os fijianos voltaram decididos a vencer a competição, no segundo tempo, e atropelaram os tonganeses, que não conseguiram jogar. Fiji marcou vinte pontos no segundo tempo e fechou o placar em 34 a 21, Tonga só pontuaria aos 39’ quando já não havia possibilidade de reação. A vitória representa um grande estímulo para o rugby fijiano, é o primeiro título da equipe nesse campeonato, que ganha uma importância ainda maior se considerarmos que 2013 é o ano do centenário da Federação Fijiana de Rugby.

- Continua depois da publicidade -

Japão e Estados Unidos se enfrentaram em Tóquio pra ver com quem ficaria a ultima posição. No final os donos da casa não deram chance aos adversários e, apoiados pela torcida, atropelaram os americanos. Os visitantes conseguiram equilibrar a partida durante o primeiro tempo e conseguiriam passar a frente no placar aos 31’, fazendo 15 a 12. Mas os americanos não teriam gás para manter a vantagem e assistiram aos japoneses jogar o resto da partida. Fim de jogo 38 a 20 para os donos da casa. Para o Japão, que ficou apenas com a quarta posição o campeonato acabou como uma decepção, já que foi em casa, e a equipe havia levado o título em 2011. Os americanos disputaram seu primeiro campeonato, acabando em ultimo sem nenhuma vitória. Mesmo com o resultado ruim essa disputa é um grande aprendizado para a equipe e, caso eles continuem no ano que vem, irá contribuir para a evolução do esporte no país.