Tempo de leitura: 17 minutos
As ilhas Fiji abriram sua campanha na Copa das Nações do Pacífico com uma sólida vitória bonificada em casa sobre o Japão, 22 x 8, debaixo de muita chuva.
A equipe da Oceania havia folgada na rodada de abertura do torneio e garantiu uma boa preparação para o duelo em Lautoka contra os japoneses. Os fijianos não deram trégua aos visitantes e abriram o placar logo no primeiro minuto de jogo, com try de Sireli Bobo. Porém, o jogo endureceu e os asiáticos fecharam bem a defesa, impedindo novos pontos no primeiro tempo, levando o jogo ao intervalo em magros 5 x 0 para os donos da casa. O Japão começou bem o segundo tempo, fazendo seus primeiros pontos com um penal chutado por Gorumaru aos 46′. Porém, Fiji enfim rompeu a defesa nipônica aos 49′, com Api Naikatini, fazendo 10 x 3. O Japão voltou a equilibrar as ações, mas não aguentou a pressão final dos fijianos e a porta se abriu. Aos 69′, Aisea Natoga anotou o terceiro try dos Fijianos Voadores e, nos acréscimos, Nemani Nadolo arrancou o precioso ponto-bônus para Fiji com o quarto try. 22 x 8, placar final.
Samoa é massacrada pelo Lions de Joanesburgo
Enquanto Fiji e Japão duelavam pela Copa das Nações do Pacífico, Samoa iniciava sua preparação para o mini-torneio que disputará na África do Sul enfrentando a equipe dos Golden Lions, time de Joanaesburgo excluído do Super Rugby 2013. O resultado foi impactante, com os Lions massacrando o time de Samoa – que jogou com vários de seus titulares – por inesperados 74 x 14, após parelhos 27 x 14 no intervalo. Derick Minnie foi o destaque da vitória dos Leões, que, embalados pelo título da Vodacom Cup, já pensam na partida contra o último colocado da conferência sul-africana do Super Rugby, em julho, que vale o retorno da equipe à principal competição do Hemisfério Sul. Para Samoa, o resultado é mais do que preocupante.
Suécia vence Polônia no Europeu de Nações
O sábado foi também de encerramento de 2012-13 da 1ª Divisão B do Europeu de Nações, o Six Nations C. Suécia e Polônia fizeram o dérbi do Mar Báltico na cidade sueca de Enköping, valendo também como parte das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015. Os suecos conseguiram uma árdua vitória por 19 x 11, que deixou a seleção empatada após 5 rodadas com a Polônia na terceira posição da divisão, ainda com chances de brigar pelo título da temporada 2012-14, que vale a promoção à 1ª Divisão A.
Trinidad e Tobago se garante na final do Campeonato da NACRA
O Campeonato da NACRA terá final inédita neste ano. Depois da classificação da seleção do Sul dos Estados Unidos (USA South), hoje foi a vez de Trinidad e Tobago se garantir na final, ao bater a rival Guiana em casa por 20 x 0. Com o placar, Trinidad e Tobago assegurou a primeira posição do Grupo Sul. Já pelo Grupo Norte, o sábado serviu para Ilhas Cayman e Bermuda cumprirem tabela. E as Ilhas Cayman levaram a melhor, batendo em casa os atuais campeões do continente por 20 x 14.
A grande final entre o campeão do Norte, Sul dos Estados Unidos, e o campeão do Sul, Trinidad e Tobago, será no dia 22 de junho. O título não fica com a seleção de Trinidad e Tobago, os Calypso Warriors, desde 2008.
IRB Pacific Nations Cup – Copa das Nações do Pacífico
228
Fiji 22 x 8 Japão, em Lautoka
1ª Divisão B do Europeu de Nações – 2ª divisão da FIRA-AER
Suécia 19 x 11 Polônia, em Enköping
Campeonato da NACRA – Campeonato da América do Norte e Caribe
2ª fase
Grupo Sul
Trinidad e Tobago 20 x 0 Guiana, em St Augustine
Grupo Norte
Ilhas Cayman 20 x 14 Bermuda, em Georgetown
Final – dia 22/6
Sul dos Estados Unidos x Trinidad e Tobago
Amistosos
Golden Lions 74 x 14 Samoa, em Joanesburgo
Bermuda XV 21 x 62 Saracens, em Hamilton