Tempo de leitura: 33 minutos
Eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina de 2014, Cinco Nações Asiático, Europeu de Nações e recorde mundial para Chipre! Foram muitos os destaques e as decisões neste sábado de muito rugby entre seleções de XV pelo mundo!
Começam as disputas pela Copa do Mundo Feminina
Em Madri, na Espanha, foi dada a largada para o torneio final das eliminatórias para a Copa do Mundo de Feminina de 2014, envolvendo 5 seleções da Europa e 1 da Oceania, que batalham por duas vagas no Mundial de XV. As 6 equipes foram divididas em 2 grupos com 3 equipes cada, sendo que as equipes enfrentam somente as equipes do outro grupo, totalizando 3 rodadas. No Grupo A estão Itália, Holanda e Suécia e no B estão Escócia, Espanha e Samoa.
A primeira partida foi entre Itália e Samoa, e o jogo foi uma avalanche de tries, com ambos alcançando o ponto-bônus ofensivo. As italianas se mostraram muito superiores e triunfaram por 65 x 22. Na segunda partida, a Holanda dificultou muito a vida da Escócia, virando o primeiro tempo em vantagem de 7 x 5. Porém, as escoceses reagiram e garantiram a vitória por 29 x 7. E fechando o dia, a Espanha estreou bem diante de sua torcida fazendo implacáveis 55 x 0 na Suécia. Na quarta-feira, a Itália enfrenta a Escócia, a Suécia joga com Samoa e a Espanha pega a Holanda.
Além das duas vagas em disputa em Madri, resta a África e a Ásia decidirem seus classificados, com uma vaga sendo decidida entre África do Sul, Quênia e Uganda e a outra vaga sendo decidida entre Cazaquistão, Japão, Hong Kong e Cingapura. Já estão garantidas no Mundial as seguintes seleções: Nova Zelândia (atual campeã), França (país-sede), Inglaterra, Austrália, Irlanda, País de Gales, Canadá e Estados Unidos.
Pontapé inicial para o Cinco Nações Asiático de 2013
Na Ásia, o fim de semana foi de abertura do Cinco Nações Asiático de 2013, a competição máxima do rugby do continente, válida também pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015, já que o último colocado deste ano estará eliminado da briga pelo Mundial, com a decisão da vaga do continente sendo realizada em 2014.
A lógica foi mantida na primeira rodada, mas o resultado do jogo de abertura surpreendeu pela elasticidade. Jogando em Fukuoka, o Japão anotou 121 x 0 sobre a recém-promovida seleção das Filipinas, com direito a 18 tries. O resultado é o quarto maior da história da Copa do Mundo de Rugby, levando em conta também os jogos de eliminatórias.
Na sequência, Hong Kong passou com facilidade em casa pelos Emirados Árabes Unidos: 53 x 7. No próximo sábado, os Emirados Árabes receberão a Coréia do Sul, que folgou na primeira rodada, enquanto o Japão visitará Hong Kong.
Chipre bate recorde mundial de vitórias
Na Europa, Chipre assombrou o mundo com a sua 19ª vitória consecutiva em jogos oficiais, superando a Lituânia, detentora do recorde mundial, que havia somado 18 vitórias entre 2006 e 2010 (na foto está Chipre comemorando a vitória anterior que o igualou à Lituânia). A marca também é melhor que a maior sequência de invencibilidade dos All Blacks, que chegaram a 17 vitórias seguidas entre 1965 e 1970. A marca dos Carneiros cipriotas foi alcançada fora de casa diante de Hungria, em jogo válido pelo 2ª Divisão C do Europeu de Nações, a 5ª divisão da FIRA-AER. A partida foi dura, e os húngaros venderam caro a derrota por 16 x 15, que lhes custou a queda para a terceira posição da divisão.
Quem assumiu a vice-liderança da 2ª Divisão C foi a Eslovênia, que venceu o duelo alpino sobre a Áustria por 22 x 20. A vice-liderança valeu para os eslovenos como se fosse a primeira colocação. Isso porque as disputas da 2ª Divisão C são válidas também pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015, da qual Chipre, líder da divisão, não participa, por não ser membro do IRB. Com isso, a Eslovênia conquistou a vaga da 2ª Divisão C no mata-mata final das eliminatórias.
Decisões por toda a Europa
Cada um dos campeões das edições de 2013 das divisão 2A, 2B, 2C e 2D do Europeu de Nações garantem vaga no mata-mata final da zona europeia das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015. Além da Eslovênia, na 2ª Divisão C, e de Israel, que já havia garantido a vaga antecipada na 2ª Divisão B, se garantiram neste sábado as seleções da Holanda, na 2ª Divisão A, e de Luxemburgo, na 2ª Divisão D.
A Holanda garantiu sua classificação ao vencer uma dura batalha fora de casa contra a Croácia, por 29 x 24. Os holandeses abriram boa vantagem no primeiro tempo, fazendo 19 x 5, mas sofreram a reação dos croatas na segunda etapa, resistindo para garantir a vitória.
Já Luxemburgo conquistou sua classificação ao superar por 20 x 7 a Grécia, ultrapassando a Noruega na classificação geral. Com a derrota, os gregos caíram para a penúltima posição, perdendo um posto para a Bósnia, que venceu a Finlândia na luta contra a lanterna. 19 x 15.
Por fim, Israel, que já havia garantido a primeira posição da 2ª Divisão B, venceu mais uma, e com facilidade: 46 x 3 sobre a Dinamarca.
Vale lembrar que a Europa tem 2 vagas na Copa do Mundo, que serão destinadas aos 2 primeiros colocados da 1ª Divisão A do Europeu de Nações 2012-14. A vaga europeia na Repescagem Mundial será destinada ao vencedor do mata-mata. Com os resultados deste fim de semana, Eslovênia e Luxemburgo se enfrentarão pelo Jogo 1 do mata-mata, e o vencedor enfrentará Israel no Jogo 2. Já o vencedor do Jogo 2 pegará a Holanda fora de casa, no Jogo 3. O vencedor do Jogo 3 enfrentará no Jogo 4 o campeão da 1ª Divisão B de 2012-14, que será definido no próximo ano. Já o vencedor do Jogo 4 pegará fora de casa o 3º colocado da 1ª Divisão A na final do mata-mata.
França, Inglaterra, Gales, Escócia, Irlanda e Itália são os europeus que já estão garantidos na Copa do Mundo de 2015.
Eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina – em Madri, Espanha
Itália 65 x 22 Samoa
Escóca 29 x 7 Holanda
Espanha 55 x 0 Suécia
HSBC Asian 5 Nations – Cinco Nações Asiático
Hong Kong 53 x 7 Emirados Árabes Unidos, em Hong Kong
Japão 121 x 0 Filipinas, em Fukuoka
2ª Divisão A do Europeu de Nações – 3ª divisão da FIRA-AER
Croácia 24 x 29 Holanda, em Zagreb
2ª Divisão B do Europeu de Nações – 4ª divisão da FIRA-AER
Israel 46 x 3 Dinamarca, em Netanya
2ª Divisão C do Europeu de Nações – 5ª divisão da FIRA-AER
Hungria 15 x 16 Chipre, em Esztergom
Eslovênia 22 x 20 Áustria, em Gunclje
2ª Divisão D do Europeu de Nações – 6ª divisão da FIRA-AER
Luxemburgo 20 x 7 Grécia, em Luxemburgo
Bósnia-Herzegóvina 19 x 15 Finlândia, em Zenica
Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015
Zona Europeia – Mata-mata pela vaga na Repescagem Mundial
Jogo 1 – Dia 04/05/2013 – Eslovênia x Luxemburgo, na Eslovênia, a definir
Jogo 2 – Dia 18/05/2013 – Israel x Vencedor do Jogo 1, em Israel, a definir
Jogo 3 – Dia 03/09/2012 – Holanda x Vencedor do Jogo 2, na Holanda, a definir
Jogo 4 – 10/05/2014 – Campeão da 1ª Divisão B 2012-14 x Vencedor do Jogo 3
Jogo 5 – data a definir – 3º colocado da 1ª Divisão A 2013-14 x Vencedor do Jogo 4