Tempo de leitura: 10 minutos

Neste sábado, o RaboDirect Pro12 foi esquentado com quatro clássicos nacionais, envolvendo as equipes da Irlanda, Escócia e Itália. A rodada marcou o fim da invencibilidade na liga do líder Ulster, que caiu diante do Munster em Limerick. Na Escócia, o dia foi também de título, com o Glasgow Warriors faturando mais uma 1872 Cup.

 

Caiu o último invicto

- Continua depois da publicidade -

A invencibilidade do Ulster caiu por terra no seu segundo clássico nacional neste fim de ano. Jogando em Limerick, o Ulster não foi páreo para o Munster, que conseguiu uma importante vitória para se manter na terceira posição do Pro12.

O Munster dominou categoricamente o segundo tempo, mas uma parelha primeira etapa. Os donos da casa abriram o placar aos 3′, com penal arrematado por Keatley. O’Connor empatou na sequência, e o placar só voltar a mudar aos 33′, com penal try a favor do Munster. Após os 10 x 3 no intervalo, o Red Army impôs de fato seu jogo, e a porta do Ulster se abriu com a pressão sulina. Zebo, aos 45′, e O’Mahony, aos 50′, abriram grande vantagem para os Munstermen. O Ulster conseguiu descontar apenas nos acréscimos, com try de honra de Birch. Fim de jogo, 24 x 10 para o Munster

A Irlanda ainda contou com outro clássico na noite: em Dublin, o Leinster recebeu o Connacht, e venceu. 17 x 0, com tries de Madigan, aos 33′, e McGrath, aos 73′.

 

Glasgow conquista a taça escocesa

Na Escócia, Glasgow e Edinburgh duelaram pela segunda vez no ano, após a vitória no fim de semana passado de Glasgow por 23 x 14. Neste sábado, o dérbi nacional se deu no estádio de Murrayfield, em Edimburgo, e terminou com nova vitória de Glasgow, que garantiu a posse da Copa 1872. O confronto foi outra vez parelho. Os Warriors começaram implacáveis, anotando os dois primeiros tries da partida, com o neozelandês Sean Maitland, aos 7′, e com Ruaridh Jackson, aos 29′. O domínio completo de Glasgow na primeira etapa garantiu a vitória parcial por 16 x 3.

Os Warriors iniciaram o segundo tempo melhores, determinados a colocar um ponto final na disputa. Aos 55′, Henry Pyrgos fez o terceiro try dos visitantes, dando um importante passo rumo à vitória. Porém, Edinburgh reagiu no último quarto de jogo, anotando seu primeiro try aos 59′, com Roddy Grant. Aos 76′, Tim Visser deu um fio de esperança aos anfritriões, fazendo o segundo try dos capitolinos, reduzindo a diferença para 17 x 21. Porém, o try da virada não veio, e o triunfo ficou com os Warriors.

 

Treviso soberano contra as Zebras

Por fim, a Itália também viveu seu dérbi nacional, com o Benetton Treviso recebendo o Zebre Rugby. A peleja terminou como esperado: vitória de Treviso, mantendo as Zebras sem vitórias no ano. O primeiro tempo foi todo dos alviverdes do Vêneto. Kris Burton iniciou a partida com uma demonstração inteligente de força, chutando dois drop goals, aos 2′ e aos 8′. Orquera reduziu para o time de Parma, mas Edorado Gori, aos 26′, anotou o primeiro try da partida, garantindo boa vantagem na primeira etapa para os anfitriões, 19 x 6.

No segundo tempo, Leonardo Ghiraldini, aos 44′, fez o segundo try dos Leões de Treviso, pondo boa vantagem no marcador. Aos 58′, Buso iniciou a reação dos alvinegros, com o primeiro try das Zebras. Porém, os visitantes não conseguiram se impor, e anotaram o segundo try apenas no minuto final, já tarde demais, com Venditti. Fim de jogo, vitória de Treviso por 26 x 18.

A rodada se completará no dia 31, com o dérbi galês entre Ospreys e Dragons.

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Benetton Treviso 26 x 18 Zebre, em Treviso

Edinburgh 17 x 21 Glasgow Warriors, em Edimburgo

Munster 24 x 10 Ulster, em Limerick

Leinster 17 x 0 Connacht, em Dublin