Tempo de leitura: 11 minutos

semis rosario

O sábado na Argentina foi de boas disputas no Torneio de Buenos Aires e de importantes definições nos torneios do interior.

A sétima rodada do Top 14 da URBA teve um jogo que roubou as atenções de todos: em San Isidro, o CASI enfrentou o Alumni, que chegava com duas derrotas em suas últimas partidas.

- Continua depois da publicidade -

O visitante começou melhor e quando restava meia hora de jogo vencia por 17 X 3, mas o time de Enrique Pichot encontrou a chave e soube vencer com seus forwards. Eles criaram os espaços para o primeiro try e logo colocaram a sua equipe acima com um try penal em um scrum ao final, convertido por Ignacio Almela. Mas, como sempre, o CASI teve que sofrer. Com o tempo cumprido, Santiago González Iglesias disparou um drop que não deu certo e desatou a alegria dos locais, que continuam invictos.

Outro jogo com um final para o infarto foi o que disputaram Lomas e Regatas (BV). Depois de um bom primeiro tempo, aos dez do segundo os donos de casa ganhavam por 27 X 12 e sonhavam com seu primeiro triunfo como local no Top 14. Mas rapidamente os visitantes trocaram a historia. Em dez minutos marcaram dois tries, com suas conversões, e um penal, colocando-se na frente. Antes do fim, o Regatas conseguiu mais um try que garantiu a vitória por 36 X 27 e deixou sem bônus o Lomas.

Benavídez era o cenário de outro encontro atrativo. Jogavam o quarto e o quinto, SIC e Newman, no campo do segundo, que saiu vitorioso por 30 X 17, com 20 pontos do seu fullback Gonzalo Gutiérrez Taboada. Assim, os dirigidos por Manuel Contepomi escalaram uma posição no pedestal, baixando a seu rival.

Na parte de cima da tabela, o Hindú descontou um ponto com relação ao CUBA. Enquanto os Elefantes conseguiram ponto-bônus em sua vitoria ante o Liceo Naval, o Universitario de Buenos Aires venceu ajustadamente ante o sempre difícil Belgrano Athletic e somou quatro. A vitória também foi no fim, quando com o jogo empatado o abertura Bautista Guemes marcou primeiro um penal e logo um try e a conversão.

Por último, o La Plata Rugby Clube goleou o Manuel Belgrano, que ainda no ganhou nesta segunda fase, e subiu da 9ª ao 7º posição da tabela.

Por sua parte, foi suspenso o encontro entre Atlético del Rosario e o San Luis, por causa da tragédia que aconteceu a semana passada na cidade de Rosário, na Provincia de Santa Fe. Os dois jogarão na próxima semana, quando não haverá rodada por causa da abertura do Rugby Championship, que terá os Pumas em campo contra os Springboks.

 

Os resultados:

CASI 18  x 17 Alumni

Newman 30 x 19 SIC

Hindú Club 38 x 10 Liceo Naval

La Plata 57 x 17 M. Belgrano

Belgrano Ath. 23  x 33 CUBA

Lomas Ath. 27 x 36 Regatas BV

At. del Rosario vs San Luis (jogam em 17 de agosto)

 

8ª rodada (se jogará o domingo 25 de agosto):

CUBA vs La Plata

M. Belgrano vs At. del Rosario

San Luis vs Hindú Club

Liceo Naval vs Newman

SIC vsCASI

Alumni vs Regatas BV

Belgrano Ath. Vs Lomas Ath.

 

Duendes e Jockey farão a final do Litoral

No Torneio do Litoral, foram jogadas as semifinais da competição. Nelas, os melhores ao longo da competição, Duendes e Jockey, se impuseram frente a Universitario de Rosario e Gimnasia y Esgrima, respectivamente, e definirão o campeão.  

A primeira era a priori a mais disputada. O Jockey Club tinha uma prova de maturidade ante o Gimnasia, que procurava voltar a uma final depois de nove anos. Os alviverdes ganharam uma partida na qual aproveitaram os erros da defesa rival e marcaram os tries da diferença. Além do seu bom trabalho defensivo que permitiu que não sofressem tries.

No segundo jogo, depois de uma mensagem de solidariedade dos quatro times para a cidade de Rosario, os Duendes enfrentaram o Universitario, último a levantar copa antes do tricampeonato dos verde-e-negros nos últimos três torneios.

Os visitantes começaram tomando vantagem com um drop do jovem chutador Federico Liljesthröm, mas em poucos minutos o local mostraria parte de seu melhor rugby. Com um grande trabalho coletivo em general, e de suas individualidades no particular, marcou dois tries que o colocaram acima no marcador no primeiro tempo.

No segundo tempo, o Universitario fez tudo o que teve ao seu alcance para voltar a uma final permanecendo perto no marcador, mas outros dois tries de Duendes fecharam a historia.

Assim, na próxima semana os times que mais jogos ganharam nos últimos anos definirão um dos regionais mais importantes da Argentina. Será na casa dos Duendes, quando os locais procurarão seu oitavo torneio (em 14 edições) e seu quarto consecutivo. Por o outro lado, o Jockey tentará cortar essa monarquia e onze anos sem títulos, numa competição adversa para eles.

 

Semifinais

Jockey Club 38 x 15 Gimnasia y Esgrima

Duendes 39 x 18 Universitario

 

Finalistas em Córdoba

Ademais, também no sábado se definiram os finalistas em outro dos torneios mais importantes do centro do país, o cordobês. No campo de Palermo Bajo, o último campeão, La Tablada, derrotou 16 X 6 ao que jogava semifinais por primeira vez, Urú Curé de Rio quarto. No segundo encontro, o Tala goleou 41 X 5 ao Jockey da capital da provincial e agora terão revancha da final do 2012, quando caiu 16 X 10 ante o mesmo rival .

 

Cuyo tem campeão

Por sua parte, na região de Cuyo, “Los Tordos” se proclamou campeão. Foi batendo ao Liceo 26 X 23 na final. Desta maneira, os mendocinos acabaram com cinco anos sem conseguir o titulo.

 

Escrito por: Nicolás Ferri