Tempo de leitura: 19 minutos
A ressaca do State of Origin foi implacável para alguns times da NRL, sobretudo para o líder South Sydney Rabbitohs, derrotado no clássico dos maiores campeões da liga pelo St. George Illawarra Dragons, seu arquirrival do sul de Sydney. A derrota favoreceu o Sydney Roosters, que massacrou o Cronulla-Sutherland Sharks. A 19a rodada da NRL foi a última que teve equipes folgando, com descansos para Storm, Cowboys, Broncos e Bulldogs.
Clique aqui para assistir aos vídeos dos melhores momentos.
Rabbitohs caem em clássico
Os Rabbitohs permitiram a aproximação de seus perseguidores ao caírem no ANZ Stadium diante dos Dragons, que não fazem boa campanha. Com os retornos dos astros do State od Origin, quem levou a melhor foi a dupla Josh Dugan e Brett Morris, que não perdoou a ausência do lesionado Greg Inglis doo lado rubroverde. Os Coelhos começaram melhores, com try de Dylan Walker, aos 23′, fazendo magros 6 x 0 no primeiro tempo, beneficiados também pela anulação daquele que seria o try de empata alvirubro. O segundo tempo começou igualmente em vantagem para South Sydney, que ampliou com try de Adam Reynolds, aos 44′, Os Dragons descontaram o marcador com try de Brett Morris, mas Sam Burgess no impacto cravou o terceiro try dos Rabbitohs aos 63′. Quando a vitória era quase certa para South Sydney, St. George se insurgiu e conseguiu a inesperada virada. Aos 70′, Trent Merrin mergulhou para o segundo try dos Dragões, que ganharam ânimo e empataram a partida aos 73′, com try salvador de Adam Quinlan, após receber lindo offload. O jogo foi para a prorrogação e, aos 83′, o melhor momento dos Dragons falou mais alto e Brett Morris finalizou a rápida linha de passes com o try da vitória. 22 x 18.
Quem riu mais alto na rodada foi o Sydney Roosters, que se aproveitou da vitória dos Dragons para reduzir para 2 pontos sua desvantagem para os Rabbitohs na classificação. Os Roosters foram brilhantes na rodada, atropelando o forte, mas conturbado, Sharks, que, sem o lesionado Paul Gallen e envolto por uma crise de doping foi presa fácil. 40 x 0, com direito a 7 tries, sendo 2 de Boyd Cordner.
Já do lado norte de Sydney, o Manly-Warringah Sea Eagles também triunfou, se formando na quarta posição e deixando os Sharks mais distantes na briga pelas quatro primeiras posições, que dão vantagem no mata-mata. Os Sea Eagles se impuseram sobre o declinante Gold Coast Titans por 38 x 20, com 8 tries, sendo 5 só no primeiro tempo. Nada menos que 8 atletas diferentes anotaram para Manly, mostrando o bom elenco do time grená.
Knights e Raiders se firmam entre os primeiros
Apenas 2 pontos (1 vitória) separam o quinto colocado Newcastle Knights do décimo primeiro colocado New Zealand Warriors. Knights, Bulldogs, Sharks e Raiders ocupam hoje com 22 pontos as quatro últimas posições que levam ao mata-mata. Por isso, as vitórias nesta rodada de Knights e Raiders foram tão significativas.
Os Knights visitaram o Penrith Panthers, que se encontrava dentro da zona de classificação, arrancando uma grande vitória por 32 x 14, que tirou os Panthers do Top8. Newcastle saiu atrás no placar, com os Panthers fazendo ótimos 20 minutos, brindados com o try de Dean Whare, em lance polêmico, no qual claramente o atleta tocou fora de campo antes de apoiar a bola. Os Knights passaram a dominar as ações no segundo quarto de jogo, com Akuila Uate cravando o primeiro try dos visitantes. A virada veio aos 38′, com Darius Boyd, dando morou ao Newcastle, que dominou o segundo tempo. Gower, Uate novamente, Snowden e Costigan fizeram mais 4 tries para os visitantes, com Newton descontando para os anfitriões.
Já o Canberra Raiders conseguiu magra vitória em casa sobre o lanterna Parramatta Eels, 14 x 0, com Crocker e Sauiluma, ainda no primeiro tempo, fazendo os únicos tries da peleja. Por fim, o New Zealand Warriors entrou na briga por classificação ao superar fora de casa o conturbado de Wests Tigers – que já teve confirmada a saída de Benji Marshall, rumo ao rugby union japonês. 24 x 14 para os neozelandeses, com show de Shaun Johnson, maestro da equipe e autor de 2 tries.
St. Helens vencem clássico inglês e favorecem Huddersfield
Na Inglaterra, a Super League chegou à sua 22ª rodada de um total de 27 com grande vitória do St. Helens Saints sobre seu arquirrival e então líder Wigan Warriors, por 22 x 16. O triunfo conduziu os Saints à zona de classificação ao mata-mata e tirou os Warriors da liderança, agora ocupada pelo Huddersfield Giants, que superou o Castleford Tigers em jogo que foi um verdadeiro dilúvio de tries.
NRL – Campeonato Australiano de Rugby League
Tigers 14 x 24 Warriors, em Sydney
Raiders 14 x 0 Eels, em Canberra
Roosters 40 x 0 Sharks, em Sydney
Panthers 14 x 32 Knights, em Sydney
Sea Eagles 38 x 20 Titans, em Sydney
Rabbitohs 18 x 22 Dragons, em Sydney
Super League – Campeonato Inglês de Rugby League
Leeds 20 x 18 Wakefield, em Leeds
Salford 16 x 12 Catalans, em Salford
Widnes 38 x 12 London, em Widnes
Bradford 19 x 12 Hull FC, em Bradford
Huddersfield 48 x 32 Castleford, em Huddersfield
Warrington 34 x 6 Hull KR, em Warrington
St. Helens 22 x 16 Wigan, em St. Helens