Tempo de leitura: 3 minutos
A Argentina tem um campeão inédito! Após dois anos seguidos sem ser disputado, o Nacional de Clubes foi remodelado e expandido em 2014 e no último sábado teve seu campeão conhecido: o CUBA, Club Universitario de Buenos Aires, campeão da URBA em 2013. O tradicional time da capital argentina deu novo passo em seu retorno às glórias. Depois de vencer o primeiro título regional desde 1970, os azul-e-negros conquistaram o título mais importante de sua história ao bater o Duendes, de Rosario, tricampeão nacional e atual campeão do interior, por 21 x 20.
A grande final foi jogada na casa do CUBA e os anfitriões largaram na frente com try de Facundo Bosch, aos 5′, e penal de Bautista Güemes, aos 9′. Sem se acuar, o Duendes reduziu imediatamente com drop goal de Tomás Carrió. Com mais 2 penais no primeiro tempo por Tomás Carrió e um try de seu irmão Genaro Carrió, aos 40′, o Duendes foi ao intervalo em vantagem de 14 x 8.
O início do segundo tempo seguiu parelho com Bautista Güemes e Tomás Carrió trocando penais, com vantagem para os portenhos, que apostaram na força de seus avançados para ganhar terreno. A pressão do CUBA foi premiada com o try aos 64′ do hooker Facundo Bosch, virando o placar para os donos da casa. Carrió deu o troco aos 69′ com penal para os rosarinos, reduzindo a diferença para 21 x 20. No fim, o Duendes parou na defesa do CUBA, que comemorou o título inédito.
Além da final do Nacional de Clubes, outras duas partidas movimentaram as competições nacionais da Argentina. Pelo Torneio do Interior, agora a segunda divisão nacional, o Urú Curé, de Rio Cuarto, venceu o Los Tordos, de Mendoza, por 25 x 11, assegurando a sua promoção ao Nacional de Clubes do próximo ano. O Urú Curé substituirá o Santiago Lawn Tennis, que foi superado pelo Gimnasia y Esgrima de Rosario na repescagem contra o rebaixamento. 45 x 20, indiscutíveis.
ICBC Nacional de Clubes – Campeonato Argentino
Final
CUBA 21 x 20 Duendes, em Buenos Aires
CUBA CAMPEÃO
Playoff de rebaixamento para o Torneio do Interior 2015:
Gimnasia y Esgrima de Rosario 45 x 20 Santiago Lawn Tennis, em Rosario
Santiago Lawn Tennis rebaixado
Lista de campeões do Nacional de Clubes:
1 – Hindú (Buenos Aires) – 5 títulos
2 – SIC (Buenos Aires) – 4 títulos
3 – Duendes (Rosario) – 3 títulos
4 – Alumni (Buenos Aires) – 1 título
CUBA (Buenos Aires) – 1 título
CASI (Buenos Aires) – 1 título
Jockey Club de Rosario (Rosario) – 1 título
La Plata (Buenos Aires) – 1 título
La Tablada (Córdoba) – 1 título
San Cirano (Buenos Aires) – 1 título
San Luis (Buenos Aires) – 1 título
Torneio do Interior – 2ª Divisão da Argentina, Zona Interior
Final
Urú Curé 25 x 11 Los Toros, em Rio Cuarto
URÚ CURÉ CAMPEÃO DO INTERIOR E PROMOVIDO AO NACIONAL DE CLUBES 2015