Tempo de leitura: 2 minutos
Para aqueles que seguem o mundo do futebol, o termo “reconhecimento do gramado” soa comum. Esse é o nome dado ao último treino da equipe visitante, feito no campo onde será o jogo, geralmente ocorrendo no dia anterior à partida. O rugby não tem essa tradição, mas conta com uma muita parecida, o “Captain’s Run” (corrida do capitão).
No mundo do rugby o termo “Captain’s” pode ser usado para se referir a qualquer atividade organizada ou gerida pelo capitão de uma equipe de rugby, sendo essa uma das muitas atribuições da posição, indo desde uma conferência de imprensa até um evento beneficente.
No caso “Captain’s Run” é o nome dado a qualquer treino organizado pelo capitão do time, geralmente feito na véspera da partida no gramado onde será o jogo. Nesse caso a organização fica totalmente a cargo do capitão que tem o poder de decidir o que será treinado e como, um momento importante para a equipe e um espaço para a construção do grupo.
As atividades desse dia variam muito, podendo ser apenas um treino para jogadores específicos, como chutes ou line-out, ou um para todo o grupo. Com a profissionalização e o aumento da popularidade do esporte, esse momento também é a oportunidade para uma entrevista coletiva, sendo geralmente a última dada antes da partida.
Na Copa do Mundo da Inglaterra todas as equipes fazem o “Captain’s Run” na véspera da partida no estádio que acontecerá o jogo, geralmente uma de manhã e outra à tarde, e podem escolher como será o treino e se será aberto para imprensa. Os times também devem realizar uma coletiva neste dia, antes ou depois do treino, contendo o capitão, mais um jogador e um membro da comissão técnica, o técnico muitas vezes não comparece ao estádio.
Texto por: Diego Gutierrez