Tempo de leitura: 8 minutos
Começou na terça-feira o Troféu Mundial Junior, a segunda divisão do M20 mundial. A competição está sendo realizada na região de Temuco, no Chile, e a primeira rodada já contou com alguns resultados impactantes.
Na abertura do torneio, o Japão atropelou o Uruguai por implacáveis 50 x 12, debaixo de muita chuva. Os japoneses, vice-campeões do ano passado, controlaram o jogo do início ao fim, abrindo logo no primeiro tempo 30 x 8. O Uruguai reagiu na segunda etapa, quando conseguiu passar a dominar os scrums, mas a lavada da primeira etapa já havia sido suficiente para dar ao Japão uma vantagem incontornável.
Na sequência, foi a vez da Itália entrar em campo diante da humilde seleção da Namíbia. E os italianos, rebaixados no Campeonato Mundial Junior de 2012, não tiveram problemas para derrotar o time africano por 33 x 7. No entanto, o jogo foi de dois tempos muito distintos. Os italianos deram a impressão de que ganharam por vantagem ainda maior, ao fazerem 26 x 0 no primeiro tempo. Porém, a Itália pisou no freio na segunda etapa com a chuva apertando e a Namíbia foi capaz de mostrar evolução em sua defesa.
A terceira partida do dia foi a principal surpresa da rodada. O Canadá conseguiu grande vitória sobre Tonga, que era cotada como favorita para a partida. Os tonganeses mostraram grandes deficiências na finalização das jogadas, permitindo ao Canadá que, mesmo com o jogo equilibrado, fosse ampliando o placar. O domínio nas formações garantiu ao Canadá a superioridade necessária para marcar um try em cada tempo, com destaques para Shane O’Leary, o abertura, e Jack Fitzpatrick, o fullback. 24 x 6.
Encerrando a rodada e diante de cerca de 4 mil torcedores, o Chile estreou muito bem no Troféu Mundial Junior, derrotando a seleção de Portugal por 18 x 6. O primeiro tempo foi dos sonhos para os Condoritos, que conseguiram o primeiro try logo aos 7′, com o oitavo Sebastián Kalm, após jogada de scrum. Depois, aos 17′, em boa sequência de fases, o Chile chegou a seu segundo try, com o centro Tomás García. O impacto dos primeiros minutos deu vantagem sólida aos chilenos de 15 x 3. No segundo tempo, os portugueses melhoraram, mas não foram capazes de passar pela defesa da casa. Com apenas mais 1 penal para cada lado, fechando o placar em 18 x 6 a favor dos anfitriões.
A segunda rodada será no dia 1º de junho. Vale lembrar que apenas o primeiro colocado de cada grupo disputa a grande final, sendo que o campeão garantirá a promoção ao Campeonato Mundial Junior de 2014, a primeira divisão mundial.
Troféu Mundial Júnior de 2013 – em Temuco, Chile
Grupo A: Itália, Chile, Portugal e Namíbia
Grupo B: Japão, Tonga, Uruguai e Canadá
1ª rodada
Japão 50 x 12 Uruguai
Itália 33 x 7 Namíbia
Tonga 6 x 24 Canadá
Chile 18 x 6 Portugal
2ª rodada – dia 1/6
Japão x Canadá – 12h00
Portugal x Namíbia – 14h00
Tonga x Uruguai – 17h00
Chile x Itália – 19h00
*Horários de Brasília