Tempo de leitura: 19 minutos
O Top 14 francês chegou à sua sexta rodada nesse final de semana com mais uma troca de liderança: o Clermont venceu o Grenoble e contou com a derrota do Toulon para o Castres – na reedição da última final – para reassumir a ponta da tabela. Grandes resultados também obtiveram Toulouse, Stade Français, Racing Métro e Perpignan.
Castres prevalece mais uma vez e favorece Clermont
Castres e Toulon se enfrentaram no Tarn na reedição da final de 2012-13 que coroou o Castres como campeão nacional. E, no reencontro dos dois times, novamente o CO prevaleceu, mostra sua força em casa: vitória por 22 x 15. Apenas um try foi anotado na partida, e foi do Castres, ainda no primeiro tempos, aos 37′, com Mach, completando o poderoso volante para dar a vantagem aos azuis no primeiro tempo por 13 x 9. No segundo tempo, Wilkinson não perdeu tempo e, aos 53′, deixou o Toulon a apenas 1 ponto de diferença com um penal. Embalado, o abertura inglês deu a vatagem ao RCT aos 57′, com drop goal. Mas, o Castres respondeu imediatamente, com penal chutado aos 59′ por Kockott. O Toulon buscou a reação, mas parou na parede defensiva dos atuais campeões, que somaram ainda mais 6 pontos com outros 2 penais chutados por Kockott, fechando a peleja em 22 x 15.
A vitória do Castres deu a liderança ao Clermont, que superou por 27 x 13 o Grenoble, após virar o primeiro tempo em vantagem de apenas 13 x 6, com um try somente (um penal try anotado aos 22′). Foi no início da segunda etapa que os Jaunards definiram sua sorte na partida com 2 tries, de ambos de Chouly. Apesar de alcançar sua incrível 63ª vitória consecutiva jogando em Clermont-Ferrand, o Clermont pecou pela indisciplina e não alcançou o importante ponto-bônus ofensivo.
Bascos em baixa, parisienses em alta
O outro grande clássico da rodada se deu entre Toulouse, agora sexto colocado, e Biarritz, que não faz jus a seu passado recente glorioso e ocupa no momento a lanterna do Top 14. Apesar de campanha irregular, o Toulouse mostrou uma boa forma diante do rival – contra o qual já decidiu o Top 14 e a Heineken Cup -, fazendo seu ponto-bônus ofensivo ainda no primeiro tempo, com tries de Gear, Lamboley, Johnstone e Tolofua. Os rubronegros “tiraram o pé” no segundo tempo, mas ainda assim somaram mais um try, com Fickou, fechando o placar em confortáveis 31 x 7.
E a sorte não foi melhor para o outro time basco do campeonato, o Bayonne, antepenúltimo colocado, que caiu em casa diante do Racing Métro em jogo parelho e disputado. Após o 6 x 6 do primeiro tempo, o Bayonne se pôs à frente com try de Fa’aoso no início do segundo tempo. Porém, em momento-chave, o Racing Métro fez seu try, com Gérondeau, virando o placar aos 62′, para não ser mais ultrapassado. 19 x 16 foi o placar final.
Bem na competição está o Stade Français, que também venceu na rodada e ocupa a terceira posição. A vítima do Paris foi o penúltima colocado Brive, que começou com tudo, com 2 tries em menos de 10 minutos de jogo, com Voretamaya e Ribes, mas perdeu o fôlego, cometeu muitos penais e não soube sustentar seu ritmo e sua vantagem, permitindo a virada do oponente. Com try isolado de Bosman no segundo tempo e mais 6 penais chutados por Porical o Stade Français garantiu seus 25 x 18.
Perpignan vence dérbi mediterrânico
No confronto do Languedic-Roussillon, o Perpignan superou o Montpellier e assumiu a oitava posição do campeonato. Foi uma grande vitória dos catalães que anotaram 4 tries sobre o MHRC, com 3 tries logo no início, fulminante. Duvenage, Purll e Guitoune deram grande vantagem para o USAP, que alcançou seu ponto-bônus no segundo tempo com try de Taofifenua.
E em Bordeaux, o time da casa superou com ponto-bônus o Oyonnx. Com 5 tries, o UBB bateu o campeão da Pro D2 por 35 x 10.
Lyon lidera a Pro D2
Na segunda divisão francesa, a liderança segue nas mãos do Lyon, que superou o Albi fora de casa. Pau, La Rochelle, Bourgoin e Colomiers também venceram e estão entre os primeiros colocados.
Top 14 – Campeonato Francês
Perpignan 28 x 16 Montpellier, em Perpignan
Castres 22 x 15 Toulon, em Castres
Bordeaux 35 x 10 Oyonnax, em Bordeaux
Clermont 27 x 13 Grenoble, em Clermont-Ferrand
Stade Français 25 x 18 Brive, em Paris
Toulouse 31 x 7 Biarritz, em Toulouse
Bayonne 16 x 19 Racing Métro, em Baiona
Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês
Albi 10 x 30 Lyon, em Albi
Béziers 30 x 24 Agen, em Béziers
Bourgoin 38 x 17 Aurillac, em Bourgoin-Jallieu
Carcassonne 30 x 27 Auch, em Carcassonne
Mont-de-Marsan 24 x 33 Colomiers, em Mont-de-Marsan
La Rochelle 23 x 10 Dax, em La Rochelle
Bourg-en-Bresse 23 x 16 Tarbes, em Bourg-en-Bresse
Pau 25 x 15 Narbonne, em Pau