Tempo de leitura: 2 minutos
A partir da temporada 2014-15 da Série Mundial de Sevens Feminina, serão 11 seleções centrais no circuito, isto é, 11 seleções garantidas em todos os torneios da temporada.
O anúncio oficial ainda não foi feito pelo IRB, entretanto o site de rugby feminino ScrumQueens assegurou a mudança no formato do circuito, que também passará a contar com uma etapa a mais, totalizando 6 torneios – permanecendo em aberto quais países receberão os torneios na temporada que vem.
O IRB deverá assegurar vagas como seleções centrais às sete primeiras colocadas do circuito atual, no qual o Brasil ocupa a 11ª posição, restando somente 1 torneio – em Amsterdã, nos dias 16 e 17 de maio. No momento, as 7 melhores seleções da temporada são, na ordem, Nova Zelândia, Austrália, Canadá, Inglaterra, Rússia, Espanha e Estados Unidos, que soma largos 8 pontos de frente sobre a oitava colocada Fiji.
As demais 4 vagas na elite do circuito deverão ser decididas em um torneio qualificatório, com 12 seleções, a ser disputado no mês de setembro, em local a se definir. Dele deverão participar 2 seleções de cada continente, devendo estar presentes, caso a classificação dos sete primeiros colocados não seja alterada, Brasil, Argentina, México, Trinidad e Tobago, África do Sul, Quênia, Fiji, Samoa, Japão, China, França e Irlanda, tendo como critério os torneios continentais. Caso o Brasil não consiga classificação entre as 11 seleções centrais, o IRB poderá ainda dar uma vaga às Tupis, para garantir a preparação da seleção para os Jogos Olímpicos.
Canadá atropela EUA em preparação para o Mundial
Já no rugby XV feminino, o destaque da semana foi para o Canadá, que atropelou os Estados Unidos am amistoso preparatório para a Copa do Mundo Feminina, que começa no dia 1º de agosto. As duas seleções iniciaram uma série de dois amistosos com as Canucks vencendo o primeiro jogo em Shawnigan Lake, próximo a Vancouver, por expressivos 51 x 7, com tries de Julianne Zussman (um hat-trick), Jessica Dovanne, Magali Harvey (outros 2 tries cada) e Mandy Marchak, enquanto Kayla Mack, fez o try isolado das Águias. As canadenses estão no Grupo A da Copa do Mundo, com Inglaterra, Samoa e Espanha, ao passo que as estadunidenses jogarão no Grupo B, com Nova Zelândia, Irlanda e Cazaquistão.
Nomads, o Barbarians Feminino, vai a campo
Outra importante notícia foi a confirmação de uma série de duas partidas em junho e julho entre a África do Sul e as Nomads, equipe que convida atletas do mundo inteiro para partidas especiais, nos moldes dos Barbarians do rugby masculino. Os dois duelos serão realizados em Londres, Inglaterra, nos dias 28 de junho e 1º de julho. Já no dia 5 de julho a África do Sul fará um amistoso contra a França, em Paris.