sharks highlanders 2014

Tempo de leitura: 10 minutos

sharks highlanders 2014

O Super Rugby, nesse fim de semana, definiu seus dois últimos semifinalistas. Em Canberram, o Brumbies acabou com o sonho do tricampeonato do Chiefs, batendo os atuais campeões por 32 a 30, e agora enfrenta, no próximo fim de semana, o Waratahs, em Sydney, em um dos grandes clássicos australianos. Já o Sharks quase foi surpreendido em Durban novamente pelo Highlanders, mas no final conquistou uma vitória suada por 31 a 27, viajando agora para Christchurch, onde vai procurar bater o Crusaders pela segunda vez no ano.

 

- Continua depois da publicidade -

Brumbies vence duelo épico

O esperado reencontro entre os finalistas do ano passado não decepcionou os torcedores. Dessa vez, jogando em casa, o Brumbies entrou em campo decidido a dar a volta por cima, mas os neozelandeses não deixariam o sonho do tricampeonato morrer tão fácil. No final, o fator casa foi decisivo e os australianos levaram a melhor por 32 a 30.

O Brumbies começou o jogo avassalador, dominando completamente os adversários, sendo ajudado por um cartão amarelo dado ao centro da Nova Zelândia Tim Nanai-Williams aos 5’. Os donos da casa entrariam no in-goal aos 4’,com o scrum-half Nic White, aos 9’ com o ponta Robbie Coleman, e aos 20’, com o fullback Jesse Mogg. O jogo nesse ponto parecia decidido, mas o Chiefs, fazendo jus a tradição neozelandesa de não desistir jamais e foi ao ataque, marcando seu primeiro try aos 34’ com o centro Bunde Aki. Fim do primeiro tempo, 22 a 10 para os donos da casa.

O Chiefs voltou ainda melhor do vestiário, continuando no ataque, e fortalecido pelo cartão amarelo recebido pelo ponta Henry Speight aos 48’. Com um a mais os neozelandeses entraram no in-goal aos 9’, com o scrum-half Tawera Kerr-Barlow, e aos 54′, com Nanai-Williams, empatando a partida em 25 a 25. Os australianos responderiam com um try providencial do asa  Jarrad Butler, aos 60’. A resposta dos visitantes viria aos 76’, com o reserva Gareth Anscombe. Nesse ponto o jogo ficou nos pés do abertura Aaron Cruden, que errou a conversão. Fim de jogo 32 a 30.

O Brumbies se livra do fantasma do Chiefs e, agora, como pior classificado, precisa enfrentar o Waratahs e fazer o que ninguém ainda foi capaz esse ano: vencer em Sydney, no que já é considerado o mais importante duelo dos últimos anos do rugby australiano. O Chiefs se despede do sonho do tricampeonato seguido, depois de uma temporada abaixo do esperado, deixando dúvidas se o time não estaria entrando no final de um ciclo.

 

Sharks vence apertado e seguem sonhando com o título

O Sharks precisou usar toda sua potência física para bater, em Durban, por 31 a 27, um surpreendente Highlanders. Um jogo muito curioso colocou de um lado o domínio completo dos sul-africanos nas formações fixas – o Sharks ganhou praticamente todos os scrums – e, do outro, a velocidade dos neozelandeses, que, quando tinham a bola,  provocavam o caos na defesa sul-africana. No final, a força física triunfou sobre a velocidade e o Sharks venceu por 31 a 27.

Os donos da casa começaram implacáveis entrando no in-goal com um maul finalizando pelo asa Marcell Coetzee, logo aos 12’. O domínio nos forwards, porém, não deu tranquilidade ao Sharks, que tinha muitas dificuldade para parar a velocidade do Highlanders, que virou a partida em tries do segundo centro Malakai Fekitoa, aos 31′, e do pilar Kane Hames, aos 41’. Fim do primeiro tempo, 17 a 13 para os neozelandeses.

A história se repetiu no segundo tempo, com o Sharks dominando nos avançados, mas tendo muito trabalho na linha. Os sul-africanos viraram aos 52’, em um try do hooker Bismark du Plessis, e ampliaram a vantagem aos 55’ com o ponta reserva Tonderai Chavhanga. O Highlanders responderia aos 62’ com o centro Phil Burleigh , mas não seria suficiente. Fim de jogo, 32 a 27.

Ainda sem títulos de Super Rugby, o time de Durban agora viaja para Christchurch onde enfrenta o temido Crusaders, maior campeão da liga. A favor do Sharks, no entanto, conta o fato de terem derrotado os ‘Saders no mesmo estádio de Christchurch durante a temporada regular: 30 x 25, com try de Kyle Cooper no finzinho.

Por sua vez, o Highlanders caiu de cabeça erguida: a menor das franquias neozelandesas era candidata a colher de pau neste ano, mas montou um time jovem que surpreendeu a todos, e tem tudo para continuar a evoluir.   

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Griquas se garantem na Premier Division da Currie Cup

Chegou também ao fim a fase preliminar a fase preliminar da Currie Cup, o Campeonato Sul-Africano, que definiu o último classificado à Premier Division, a divisão principal do torneio, que começa no dia 8 de agosto, logo após o término do Super Rugby.

O Griquas, do Northern Cape, rebaixado no ano passado, retornou com estilo, terminando o Torneio Qualificatório invicto. A sexta vitória em seis jogos veio diante do Eagles, fora de casa, com folga, assegurando o preciso ponto-bônus ainda no primeiro tempo. Com isso, o Griquas se junta aos sete melhores times do país na competição.

Neste ano, o formato da Currie Cup será novo. Cada equipe enfrentará todos os demais times uma vez outros trÊs times uma segunda vez, totalizando dez rodada na primeira fase. Para definir os times que se enfrentam duas vezes, as equipes foram divididas em duas zonas: a Y, com Cheetahs, Sharks, Griquas e Pumas, e a X, com Bulls, Lions, Kings e Western Province.

 

super rugby

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândi

Quartas-de-final

Brumbies 32 x 30 Chiefs, em Canberra

Sharks 31 x 27 Highlanders, em Durban

 

Semifinais – dia 26 de julho

crusaders copy copy copyversus copiarsharks SR copy copy

Crusaders x Sharks, em Christchurch

waratahs logoversus copiarBrumbies logo copy

Waratahs x Brumbies, em Sydney

 

currie cup logo

ABSA Currie CupTorneio Qualificatório – Campeonato Sul-Africano

Leopards 103 x 15 Border Bulldogs, em Potchefstroom

SWD Eagles 12 x 57 Griquas, em George

Griffons 29 x 20 Falcons, em Welkom

 

Currie Cup Premier Division

1ª rodada – dia 8 de agosto

Eastern Province Kings x Western Province

Griquas x Natal Sharks

Golden Lions x Blue Bulls

Mpumalanga Pumas x Free State Cheetahs