Tempo de leitura: 2 minutos
A Federação Chilena de Rugby, FERUCHI, apresentou à Confederação Sul-Americana de Rugby, CONSUR, uma proposta para a alteração do modelo do atual Campeonato Sul-Americano, além de enviar ao IRB uma proposta para a criação de um novo torneio. Confira:
Sul-Americano de ida e volta
Atualmente, o Campeonato Sul-Americano de Rugby XV, o CONSUR A, é disputado em um torneio único, com um país-sede, ao longo de uma semana. Em 2012, o Chile será o organizador do evento, que terá a participação de Argenina, Uruguai e Brasil. As quatros seleções se enfrentarão uma vez, com rodadas nos dias 20, 23 e 26 de maio.
A proposta chilena é de retomar e remodelar o formato que vigorou na América do Sul entre 1991 e 1998, depois em 2001, 2002, 2006, 2007, 2008, de forma reduzida, quando as seleções se enfrentavam dentro e fora de casa, com o torneio disputado ao longo de um período maior, sem sede fixa. Porém, os chilenos vão mais além: ao contrário dos torneio citados, nos quais as seleções se enfrentavam apenas uma vez, os chilenos propuseram a realização de partidas de ida e volta já a partir de 2013.
Mantendo-se o atual número de seleções (4), o torneio teria 6 rodadas, sendo 3 em casa e 3 fora de casa para cada país.
Copa Iberoamericana
Os chilenos também propuseram a criação de uma Copa Iberoamericana, envolvendo Espanha, Portugal e ao menos duas seleções sul-americanas que não a Argentina. A princípio, a ideia seria envolver apenas Chile e Uruguai. O torneio seria a reciração de um torneio disputado em 2004 e 2005, e teria como intuito prover mais jogos internacionais de nível às seleções envolvidas, tendo como horizonte ter ao menos três seleções sul-americanas entre os 20 melhores do mundo. A FERUCHI já enviou sua proposta ao IRB.
Fonte: FERUCHI