Tempo de leitura: 16 minutos
África do Sul e Escócia encerraram o final de semana de amistosos no domingo em Murrayfield. E o resultado foi uma vitória de 28 x 0.
Além dos amistosos, o rugby europeu ainda viveu partidas decisivas pelo Europeu de Nações, com a vitória da Moldávia sobre a Alemanha e o empate entre suíços e holandeses, ao passo que no feminino a poderosa Inglaterra arrancou mais uma boa vitória sobre o Canadá.
Já na África, a festa foi da Namíbia, que bateu o Quênia e faturou o Três Nações Africano.
Springboks detonam escoceses
O jogo entre África do Sul e Escócia mostrou o poderio do atual elenco sul-africano, mesclando jovens valores com veteranos consagrados. O primeiro tempo diante do XV do Cardo foi um passeio, que chegou a ter mais de 90% de posse de bola para os Springboks em alguns momentos. Superioridade absoluta em todos os setores do campo e nos laterais para os visitante, que abriram 21 x 0 antes do intervalo.
O primeiro try verde não tardou a sair. Aos 4′, o rolo compressor do volante sul-africano atropelou e Alberts cravou o try. Não demorou para a África do Sul chegar novamente ao try, mas o apoio de Fourie não foi validade, safando a Escócia. Os Boks exerceram grande pressão absoluta, mas os azuis mostraram bons momentos defensivos, com Lambie desperdiçando um penal para os Boks. Aos 30′, quando enfim a Escócia trabalhou mais longamente a bola no ataque, os Boks mostraram seu mortal contra-ataque. O passe errado de Jackson foi interceptado por Le Roux, que correu mais de meio campo para anotar o try verde-e-ouro. E Le Roux seguiu impossível. Aos 32′, ele armou novo contra-ataque, fintou a defesa escocesa e desferiu um lindo chute para JP Pietersen, em seu 50º jogo pelos Bojs, cravar o terceiro try.
No segundo tempo, a África do Sul precisou de 13 minutos para matar o jogo de vez. Um poderoso volante atropelou a defesa escocesa e Oosthuizen finalizou o quarto try verde. Os Boks reduziram o ritmo de jogo, efetuaram muitas alterações e a Escócia conseguiu respirar. Aos 70′, o cartão amarelo recebido por Coetzee deu esperança aos azuis de anotarem ao menos um try, sobre uma defesa que não levava tries desde o Rugby Championship.
No fim, Habana ainda mergulhou na ponta para o quinto try, mas o TMO anulou, pela falta de apoio. 28 x 0, fim de jogo.
No próximo sábado, a Escócia recebe a Austrália e a África do Sul visita a França.
0028
Escócia 0 x 28 África do Sul, em Edimburgo
Árbitro: Jérôme Garcès (França)
Escócia
15 Sean Maitland, 14 Tommy Seymour, 13 Nick De Luca, 12 Duncan Taylor, 11 SeanLamont, 10 Ruaridh Jackson, 9 Greig Laidlaw (c), 8 Dave Denton, 7 John Barclay, 6 Al Strokosch, 5 Jim Hamilton, 4 Richie Gray, 3 Moray Low, 2 Ross Ford, 1 Al Dickinson
Suplentes: 16 Scott Lawson, 17 Ryan Grant, 18 Geoff Cross, 19 Jonny Gray, 20 John Beattie, 21 Chris Cusiter, 22 Duncan Weir, 23 Max Evans.
África do Sul
Tries: Alberts, Le Roux, Pietersen, Oosthuizen
Conversões: Lambie (4)
15 Willie Le Roux, 14 JP Pietersen, 13 Jaque Fourie, 12 Jean de Villiers, 11 Bryan Habana, 10 Patrick Lambie, 9 Fourie du Preez, 8 Duane Vermeulen, 7 François Louw/Siya Kolisi, 6 Willem Alberts, 5 Flip van der Merwe, 4 Bakkies Botha, 3 Frans Malherbe, 2 Adriaan Strauss, 1 Gurthrö Steenkamp.
Suplentes: 16 Bismarck du Plessis, 17 Tendai Mtawarira, 18 Coenie Oosthuizen, 19 Eben Etzebeth, 20 Marcell Coetzee, 21 Ruan Pienaar, 22 Morné Steyn, 23 JJ Engelbrecht.
Namíbia é campeã do Três Nações Africano
Na África, a Namíbia recebeu o Quênia e garantiu o título do novo Três Nações Africano, superando o emergente oponente por contundentes 55 x 35. O placar elástico mostrou a tendência de muitos pontos por jogo no rugby africano e mostrou como a Namíbia segue imbatível no continente quando conta com seus melhores atletas, o que nem sempre ocorre. No ano que vem, o Quênia receberá a Copa da África, que valerá vaga na Copa do Mundo de 2015 ao seu campeão. Quênia, Namíbia, Zimbábue e Madagascar estarão em campo.
5535
Namíbia 55 x 35 Quênia, em Windhoek – Três Nações Africano
Árbitro: Jonathan Kaplan (África do Sul)
Moldávia bate Alemanha e deixa em aberto briga pela promoção
Pela 1ª Divisão B do Europeu de Nações, o Six Nations C, a Moldávia conseguiu uma grande vitória bonificada em casa sobre a Alemanha, pondo fogo na briga pela promoção ao Six Nations B. A Alemanha praticamente garantiria sua promoção caso vencesse os moldavos, mas foi atropelada pelo poderoso pack do oponente, que arrancou 4 tries e festejou cruciais 30 x 15, que dão à Moldávia grandes esperanças na competição, uma vez que a equipe soma agora 4 pontos a menos que a líder Alemanha, mas tem um jogo a menos disputado.
Alemanha e Moldávia voltam a campo apenas no ano que vem. Os alemães terão dois jogos simples, contra os dois últimos colocados, Suécia e República Tcheca. Já a Moldávia visitará a terceira colocada Polônia e a fraca República Tcheca, além de receber a Ucrânia. 1ª Divisão B contou com outro jogo importante: República Tcheca x Ucrânia. Os ucranianos afastaram qualquer possibilidade de rebaixamento, vencendo os tchecos por 17 x 10. Com isso, os tchecos precisão vencer suas duas últimas partidas e terão que torcer contra os suecos para não serem rebaixados.
O Europeu de Nações ainda contou com outro importante duelo, pela 2ª Divisão A. A Suíça recebeu a Holanda, em jogo que valia a liderança e era crucial à briga pela promoção à 1ª Divisão A. O jogo foi parelho como o esperado e terminou sem um vencedor: 20 x 20 que, sem dúvida, favoreceu a Holanda.
1ª Divisão B do Europeu de Nações – 2ª divisão da FIRA-AER
República Tcheca 10 x 17 Ucrânia, em Zlin
Moldávia 30 x 15 Alemanha, em Chisinau
2ª Divisão A do Europeu de Nações – 3ª divisão da FIRA-AER
Suíça 20 x 20 Holanda, em Nyon
Inglaterra supera Canadá em amistoso feminino
No rugby XV feminino, a semana foi agraciada com um belo encontro entre Inglaterra e Canadá, duas potências da modalidade que se enfrentarão ano que vem pela Copa do Mundo. Na prévia de 2013, quem levou a melhor foi a Inglaterra: vitória imponente por 32 x 3. As inglesas sobraram em campo e garantiram o triunfo com tries da pilar Sophie Hemming e da ponta Lydia Thompson.
Já na Suíça, a seleção da casa superou a República Tcheca em amistoso: 42 x 0.
Inglaterra 32 x 3 Canadá, em Londres
Suíça 42 x 0 República Tcheca, em Nyon