Tempo de leitura: 2 minutos

Portal do Rugby: Mundialmente, as atenções IRB tendem a se voltar cada vez mais para o Seven a side, por conta do Mundial de Sevens em Moscou em 2013 e dos jogos Olimpicos em 2016 no Rio de Janeiro. Além do Circuito, a FPR está planejando alguma ação diferenciada para fomentar a modalidade tanto entre os adultos quanto na base?

Renato Occhionero: Não. Hoje a FPR está se organizando para melhorar a sua atuação de forma geral e não em alguma modalidade específica, até porque acreditamos que melhorando o nível do jogo, a modalidade de Seven também irá melhorar. Ainda temos muito trabalho a ser feito de uma maneira geral, para depois pensarmos de forma específica em alguma modalidade.

 

PdR: São Paulo tem grandes equipes de Seven a side, incluindo o atual campeão, o São José. Quais as expectativas para o Circuito desse ano quanto ao nível das equipes?

- Continua depois da publicidade -

RO: Sim, hoje temos grandes equipes de Seven no Estado.  Neste ano teremos 5 etapas no Circuito, sendo que 3 delas serão no interior.

Esperamos uma média de 16 equipes por etapa, sendo que provavelmente 8 equipes estarão disputando as 5 ou 6 vagas para o Brasil Sevens, e as outras terão a enorme oportunidade de participar de um evento com o que tem de melhor do Rugby no País.  

 

PdR: O fato de duas etapas serem realizadas longe da capital mostra uma preocupação da entidade em integrar as demais equipes do estado no cenário nacional? Acha que o Rugby Seven a side pode diminuir a discrepancia entre times da capital e do interior?

RO: Com certeza. Sabemos que o crescimento do Rugby no estado de SP será na sua maior parte no interior. Queremos dar oportunidade para as equipes do interior de jogarem um torneio de nível nacional.

Além disso, queremos que as equipes que estão organizando as etapas possam aproveitar a importância do evento para se aproximarem de suas Prefeituras, pois com certeza precisamos do poder público para crescer a modalidade. Achamos que no Seven podemos ter uma discrepância menor entre as equipes do que no XV, mas para isso as equipes menores precisam ter acesso a jogos com um nível maior, e é isso que buscamos proporcionar com este modelo de Circuito.

 

PdR: Haverá um campeonato para categorias de base, visando o Brasileiro de Seven Junior, no fim do ano?

RO: Sim, teremos 3 etapas de M16 e M18:

3 ou 4 novembro – local não definido

16 de novembro – Jacareí

24 de novembro – Templários SBC

As etapas serão jogadas em apenas 1 dia, assim teremos um custo baixo para as equipes e poderemos colocar um número maior de garotos jogando.