Tempo de leitura: 2 minutos
Ontem, sábado, dia 2, representantes de todos os países filiados à Sudamérica Rugby se reuniram em Buenos Aires para a Assembleia Geral da entidade, marcada para o dia da posse de seu novo presidente, o argentino Marcelo Rodriguez. O também argentino Carlos Barbieri se despediu do cargo de presidente ressaltando os avanços que a região teve ao longo dos quatro anos de seu mandato.
Foram ainda eleitos os demais membros do novo Conselho Direto da entidade. O Brasil será representado por Xavier Vouga, que assumiu a condição de vogal titular (isto é, membro com direito a palavra e voto no Conselho).
Presidente: Marcelo Rodriguez (Argentina);
Vice presidente: Antonio Vizintín (Uruguai);
Secretários: Víctor Luaces e Tesorero Ariel Mamanna (ambos argentinos);
Vogais Titulares: Xavier Vouga (Brasil), Oscar Moreira Lacasa (Paraguay) e Antonio Quintero (Venezuela, representante do Grupo B)
Vogais Suplentes: Tomás Petersen (Argentina), Andrés Pieroni (Uruguai), Sebastián Bianchi (Chile) e Nathaly Montonya Ruales (Peru, representante Grupo B).
Nicarágua se torna 14ª associada à Sudamérica Rugby
A Assembleia também confirmou a aceitação de mais um país na confederação, a Nicarágua, na condição de Membro Associado. El Salvador, por sua vez, que era Membro Associado, foi elevado à condição de Membro Pleno.
A Sudamérica Rugby ainda decidiu recomendar ao World Rugby a elevação da Costa Rica de Membro Associado do World Rugby a Membro Pleno.
Com a aceitação dos nicaraguenses, apenas Bolívia e Honduras seguem como os únicos países latino-americanos da América do Sul e da América Central que não são membros da Sudamérica Rugby ainda (vale lembrar que a Guiana e todo o Caribe fazem parte da Rugby Américas North).
Membros da Sudamérica Rugby
Membros Plenos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela
Membros Associados: Nicarágua e Panamá