Tempo de leitura: 3 minutos
O British Council dá oportunidade às crianças brasileiras de praticar esportes com os melhores profissionais do mercado e conhecer outras culturas e países. Dois projetos sociais se destacam quando o assunto é rugby e futebol. A organização internacional do Reino Unido British Council oferece oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Um dos exemplos é o Try Rugby SP, que levará crianças de 12 a 13 anos para conhecer mais sobre o rugby na Inglaterra.
O grupo embarca na próxima terça-feira (7) para Londres e terá contato com a modalidade, que fará parte dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O objetivo da viagem é fazer com que os estudantes brasileiros entrem em contato com jovens britânicos participantes de programas similares, conheçam times e jogadores profissionais de rugby no Reino Unido, além de vivenciar uma nova cultura.
Viagem é prêmio para 12 crianças do Interior de São Paulo – Ao todo serão 12 crianças do estado de São Paulo que participarão das atividades de rugby em Londres. O grupo foi escolhido por bom comportamento e participação no decorrer do projeto, um de cada cidade. São eles: William Soares (Sumaré), Rodrigo Duarte (Campinas), Arthur Delacolletta (Araras), Ingrid Ribeiro (Piracicaba), Vinicius Tavaro (Tatuí), Rebeca Lourenço (Mogi Guaçú), Lucas da Silva (Indaiatuba), Matheus Duarte (Votorantim), Otavio Rufino (São Carlos), Matheus da Cruz (Rio Claro), Matheus de Campos (Itapetininga) e Amanda dos Santos (Matão).
O Try Rugby SP, promove a prática de rugby sem contato para estimular a garotada a conhecer a modalidade e é uma parceria entre o British Council, Sesi-SP e a Premiership Rugby. O projeto já atingiu cerca de 30 mil pessoas entre alunos do SESI e comunidades das 12 cidades onde o projeto acontece.
O projeto que envolve futebol é o Premier Skills, tem apoio da Premier League, principal liga de futebol do mundo e é uma parceria com o British Council que acontece em 15 países. Em São Paulo, esta parceria também inclui o Corinthians que, segundo pesquisa, tem mais de 30 milhões de torcedores, e da Secretaria de Educação de São Paulo através do FDE como parte do programa Escola da Família na zona leste de São Paulo. No Rio de Janeiro, a parceria é com a Secretária de Estado de Segurança e o projeto leva o nome de Esporte Seguro e acontece no Morro dos Prazeres.
Futebol no Corinthians – O Premier Skills que usa o futebol como ferramenta para engajar jovens e desenvolver suas habilidades. O Premier Skills combina a comprovada experiência da Premier League, um dos principais campeonatos do planeta, em projetos de futebol comunitário com a presença global e experiência no desenvolvimento e implementação de atividades culturais e educacionais do British Council. O projeto atinge jovens em situação vulnerável, onde são incentivadas à leitura e o estudo, além da prática de esportes.
“O Premier Skills combina o alcance do British Council com o apelo global da Premier League e usa o futebol para desenvolver um futuro melhor para jovens em vários países. Graças às parcerias com instituições no Brasil, como a FDE , clube Corinthians e a Secretária de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, o programa pode ser adaptado para melhor atender às necessidades locais”, diz Ana Bessa, gerente do projeto no British Council.
Sobre o British Council – O British Council atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em 223 cidades e 109 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.
Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br
Escrito por: ZDL