Tempo de leitura: 2 minutos

À medida que cresce o interesse pelo Rugby no nível esportivo, é de se esperar que isso se reflita em todas as esferas do nosso cotidiano, e o meio acadêmico com certeza é um dos mais importantes pois contribui de modo científico para o esporte e permite sua evolução e diversos aspectos.

Com o objetivo de se tornar uma fonte de referência para futuros estudiosos do esporte, o Portal do Rugby criou a Biblioteca do Rugby, que agrupa em um único lugar, artigos produzidos no Brasil em diversos níveis de especialização e áreas do conhecimento, assim como artigos de órgãos oficiais do IRB.

- Continua depois da publicidade -

 

Conheça algum dos artigos já publicados!

 

As mais recentes adições do Portal do Rugby vem de um profissional de respeito no cenário nacional, apesar de sua atuação ser mais restrita no Rio Grande do Sul e tendo participado de cursos ministrados pelo IRB. Em conjunto com outros acadêmicos, Eraldo Pinheiro publicou Neuromuscular, hormonal and metabolic responses to different plyometric training volumes in rugby players. O estudo emergiu da parceria entre a FGR e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e segundo ele, teve como objetivo “investigar o efeito de diferentes volumes de exercício pliométrico (100, 200, ou 300 saltos em barreiras) na força aguda e desempenho de saltos, bem como sobre as respostas agudas e lactato de jogadores de rugby.” É o quarto artigo de Eraldo na Biblioteca.

Também do Sul, vem o artigo de Filipe Aguiar, jogador do Charrua e graduado em Educação Física pela UFRGS, que pesquisa de forma científica, a percepção dos praticantes de Rugby sobre os valores do esporte. Complementam a biblioteca, o artigo de Marta Caffeo, explorando estratégias de divulgação do esporte, e Thaís de Almeida, que foca nas mulheres que praticam um esporte predominantemente masculino.