Tempo de leitura: 2 minutos

Te Ao Hou. Ou novo amanhecer, é o nome da nova camisa lançada pela Adidas para celebrar o centenário da seleção Maori da Nova Zelândia, que foi criada formalmente no dia 2 de junho de 1910 em Wellington (apesar de ter estreado em campo em 21 de maio). E os alemães capricharam na camisa, que ainda não está à venda.

A estreia será contra o Barbarians neozelandeses, o primeiro de uma série de 3 desafios em solo nacional. Inglaterra e Irlanda são os demais adversários.

- Continua depois da publicidade -

 

Para elaborar a camisa, a Adidas pesquisou a fundo. A camisa é inspirada pelo Timatanga, o haka do NZ Maori, realizado antes de cada partida. Os desenhos incorporam 2 símbolos Maori: o korowai (uma espécie de veste cerimonial) e o wharenui (centro de encontro), ambos símbolo de prestígio, paz, e calma. Inclui ainda o koru (a folha símbolo do país), e padrões que lembram um tubarão martelo, representando força e protegendo o koru e o legado da seleção Maori.

Na história da equipe, foram 429 partidas, com 297 vitórias (sendo 58 contra seleções internacionais e contra o Lions no tour de 2005), 109 derrotas e 23 empates.

Antes da criação da seleção Maori, outra seleção, o NZ Natives, realizou partidas entre os anos de 1888 e 1889, e foi a primeira seleção local a vestir o onipresente preto de hoje em dia.