Tempo de leitura: 4 minutos
Conforme divulgado no começo do mês, a CBRu comunicou a exclusão do NaFor (clube formado a partir da parceria entre Natal-RN e Asa Branca-CE) por não atender a todos os requisitos para a participação. Na última semana, o clube respondeu através de comunicado divulgado em sua página no Facebook.
Procurada pelo Portal do Rugby, a CBRu respondeu, apontando exatamente os critérios não cumpridos pelo clube nordestino.
Leia abaixo na íntegra, o comunicado do NaFor e a resposta da CBRu emitida por Bernardo Duarte, gerente de torneios da entidade.
Fomos excluídos da Taça Tupi pela nossa própria Confederação
A CBRu EXCLUIU, de forma totalmente arbitrária, o Na.For da Taça Tupi 2016. Explicamos: TODOS OS PRÉ-REQUISITOS OBRIGATÓRIOS FORAM CUMPRIDOS PELO CLUBE. Vejamos, conforme é solicitado no regulamento:
1 – Estar com todos os débitos quitados perante à CBRu, à sua Federação Estadual e à Receita Federal. – OK! Não temos receitas, mas também não temos dívidas.
2 – Estar cadastrado no CNRU – OK! Na.For é o atual nome fantasia do Asa Branca Rugby (http://www.empresascnpj.com/…/asa-branca…/21876185000172)
3 – Ter todos os seus jogadores com Registro Geral (RG) ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) cadastrados no CNRu. – OK! Todos os jogadores estão cadastrados na plataforma.
4 – Uniformes – OK! Apresentamos dois jogos de uniforme, com as fotos enviadas EM TEMPO HÁBIL para a CBRu, conforme consta no regulamento.
5 – Campo: “A CBRu deverá homologar entre um (1) e três (3) campos para cada clube. Por nenhuma razão poderá ser jogado um jogo em campo que não tenha sido homologado”. – OK! Já solicitamos à CBRu a tal homologação (que não tem descrita em nenhum lugar como deve ser feita, a quem solicitar etc.). No entanto, não recebemos qualquer retorno da nossa confederação. Lembrando que já realizamos jogos no Estádio Presidente Vargas e Domingão, os quais já foram palcos da Série A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol.
6 – Pagamento da inscrição – OK! Depositamos a quantia referente na conta da CBRu no prazo estipulado.
Desde o início de junho estamos tentando dialogar com a CBRu sobre datas dos jogos, organização etc. No entanto, não recebemos qualquer resposta decente, apenas um e-mail informando sobre a nossa exclusão da competição. Temos todos os e-mails documentados, ofícios enviados, etc.
Pasmem: uma das propostas que recebemos da CBRu – em um dos pouquíssimos contatos que tivemos – foi que nosso mando de campo deveria ser em São Paulo, tendo que o trajeto Fortaleza-São Paulo-Fortaleza ser custeado por nosso clube. Isso tudo porque no regulamento da Taça Tupi 2016 (página 12) tem o seguinte trecho:
“As viagens para fora dos estados dos clubes serão custeadas pela CBRu a partir da fase de grupos. A maioria das viagens serão feitas de Ônibus, incluído a final. Quando for necessário, devido a extrema distância o deslocamento será efetuado de Avião. A contratação dos ônibus dará direito apenas ao Traslado Local de Origem – Local de Destino, não ficando o mesmo, disponível para traslado interno. (ex: Hotel – Campo – Hotel)”
Ou seja, como eles não queriam gastar mais, pois todos os outros clubes presentes na competição estão no eixo Sul/Sudeste, resolveram simplesmente nos EXCLUIR! Detalhe importante, a CBRu está ciente da nossa participação na competição desde o ano de 2015. A entidade alega falta de recursos, o que é difícil de acreditar quando esta paga altos salários para seus integrantes (apenas para os cartolas, ok?), arrecada milhões através da Lei de Incetivo ao Esporte e tem como um dos planos colocar um time no Super Rugby…
Informação relevante: no dia 07/07/2016 havia uma reunião (marcada há mais de um mês) entre a CBRu e os dirigentes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Tal reunião foi cancelada pela CBRu com menos de uma semana de antecedência, gerando prejuízos para todos os representantes, que já haviam comprado as passagens.
Infelizmente, para termos o nosso direito garantido, teremos de lutar em locais bem diferentes de um campo de rugby.
Resposta de Bernardo Duarte, Gerente de Torneios da CBRu
O clube realmente não cumpre com todos os requisitos. Em anexo um print da tela do CNRu do Asa Branca onde sequer é informado o CNPJ do clube.
Sendo assim o clube não cumpre com o Capitulo II – 2.1 – segundo ponto:
O clube deverá subir no Cadastro Nacional da CBRU – CNRU (http://www.brasilrugby.com.br/cnru) até o dia 30 de Junho a seguinte documentação:
Ata da última Assembleia Geral;
Estatuto Social atualizado;
Certidões negativas de débito;
Comprovante de CNPJ;
Também não recebemos o termo de adesão até ao dia 30 de junho conforme Capitulo I do regulamento – O Anexo I deverá ser assinado e enviado à CBRu impreterivelmente até o dia 30 de Junho de 2016, sob pena de não participação no Torneio.
Anteriormente tivemos problemas com clubes com nomes fantasia que não informaram seus CNPJ e demais documentos de forma correta pelo que não podemos arriscar de novo.
E a CBRu mostrando de novo a quem serve. Se não for do Sudeste (e na verdade se concentra quase que exclusivamente em São Paulo) ou Sul do país, não entra! Acho que poderia mudar de CBRu pra confederação do sul e sudeste do Brasil.
O esporte no Brasil tem que parar de pensar como futebol, onde 40 clubes de um universo de 800 tem calendário sólido. O cbru deveria incentivar a formação de ligas regionais ou realizar campeonatos regionais pra que um campeão nacional. O brasil é muito grande, muito centralizado (as vezes parece se resumir a uma cidade), então o esporte perde muito em inssistir em não se expandir.
Ta passando da hora da CBRu resolver essa situação da integração decentemente e sem migué nem previlégios, antes que isso vire um problema sério pro esporte.
O pior é que essas ingerência quase não repercutem, nem na mídia “especializada” que no meu ponto de vista deveria cobrar ou questionar tais arbitrariedades.
Que palhaçada, centrismo, preconceito, falta de espirito esportivo, falta de descentralização, falta de representatividade dessa (con)federação.
Vergonha demais! Puta que pariu! Reflexo pra quem quer ver: CBRu servindo a quem lhe serve.
Essa CBRU sempre colocando obstáculos na integração do Rugby nacional. Olha que eu sou de São Paulo. Tá na hora de trocar os dirigentes.
Infelizmente quem perde é o Rugby!!!
desse jeito o rugby vai perde varios atletas para outros esportes -_-
Essa CBRu só olha pros clubes do sul e sudeste. Vergonha!
A panelinha da Cebu continua
Sem organização bilateral não vamos conseguir nos desenvolver.
Que vergonha