Tempo de leitura: 3 minutos
Rio 2016, prêmio da ERC de melhor do ano, August, Ioane, UAR, rugby infantil e Gana!
Brasil praticamente garantido nos Jogos Olímpicos de 2016
Nesta semana, Brett Gosper, diretor do IRB, deu declarações sobre a distribuição de vagas ao torneio masculino de sevens dos Jogos Olímpicos de 2016. Já foi definido que 12 seleções participarão do evento, mas o país-sede, o Brasil, ainda não teve sua vaga oficializada. Gosper disse que é praticamente certo que os Tupis terão uma vaga no evento e que as outras 11 vagas serão divididas da seguinte maneira, ainda a ser oficializada:
– 4 vagas para os 4 primeiros colocados da Série Mundial de Sevens 2014-15;
– 5 vagas a serem distribuídas entre os continentes, com CONSUR e NACRA concorrendo à mesma vaga;
– 2 vagas a serem disputadas em um torneio Pré-Olímpico.
ERC anuncia lista de finalistas ao prêmio de melhor do ano
A ERC – entidade que organiza o rugby profissional de clubes da Europa – anunciou a lista final dos jogadores que concorrem ao prêmio de melhor da temporada continental, que engloba a Heineken Cup e a Amlin Challenge Cup. Entre os cinco finalistas estão quatro atletas que atuam no rugby francês, dos quais nada menos que três são do Clermont. Entretanto, dos quatro atletas que jogam o Top 14, apenas dois são francese: Wesley Fofana e Julian Bonnaire. O neozelandês Sivivatu e o inglês Jonny Wilkinson completam a lista dos jogadores de clubes franceses, enquanto Jamie Heaslip é o irlandês solitário na disputa. O prêmio da ERC existe desde 2010 e até hoje somente atletas irlandeses foram premiados – Ronan O’Gara, do Munster, em 2010; Sean O’Brien, do Leinster, em 2011; e Rob Kearney, do Leinster, em 2012.
Os finalistas ao prêmio de 2013 são:
Julian Bonnaire (França) – Clermont (França)
Jamie Heaslip (Irlanda) – Leinster (Irlanda)
Sitiveni Sivivatu (Nova Zelândia) – Clermont (França)
Wesley Fofana (França) – Clermont (França)
Jonny Wilkinson (Inglaterra) – Toulon (França)
Benoît August se aposenta após suspensão
A ERC suspendeu dois atletas franceses após incidentes nas semifinais da Amlin Challenge Cup. O hooker Benoît August, de 36 anos, do Biarritz, foi punidos por quatro semanas, o que significa que não atuará mais por seu clube nesta temporada. Como o atleta já havia anunciado sua aposentadoria para o fim da temporada, este foi o adeus de August aos gramados. O jogador defende a seleção francesa uma única vez, em 2007.
Já o segunda linha Daniel Leo, do Perpignan, também recebeu a mesma punição e só retorna aos gramados na próxima temporada.
Ioane assina com o Stade Français
O ponta australiano Digby Ioane, hoje no Queensland Reds, assinou contrato milionário, de 2,5 milhões de dólares por temporada, com o Stade Français, do Top 14 francês. Ioane, que recebe hoje 800,000 dólares por temporada no Super Rugby, ficará ao menos 2 temporadas com o clube de Paris, o que colocará em risco sua participação da Copa do Mundo de 2015, já que a União Australiana de Rugby impede que atletas que não atuem no Super Rugby sejam convocados para os Wallabies.
Fonte: Stuff
UAR implantará novos Centros de Rugby pela Argentina
A União Argentina de Rugby anunciou a criação de cinco novos Centros de Rugby por todo o paí. Os Centros de Rugby são academias de alto rendimento para atletas do PladAR, o Plano de Alto Rendimento da UAR, que busca levar estrutura profissional aos atletas de ponta dos clubes do país, oferecendo, entre outras coisas, bolsas para os jogadores amadores. Atualmente, a UAR conta com Centros de Rugby nas cidades de Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Mendoza e Tucumán, e os novos centros serão instalados nas cidades de Salta, Santa Fé, Mar del Plata, Neuquén e Resistência/Corrientes.
Fonte: RugbyTime
Banda de música patrocina time infantil em Gales
O grupo musical Def Leppard, fundado em 1977, vai patrocinar o time sub-10 do Rhiwbina, do País de GalesDetalhes sobre duração e valores do contrato não foram revelados. A marca do Def Leppard será estampada no peito das camisas dos jogadores.
Fonte: Máquina do Esporte
Gana vence amistoso
No último fim de semana, um amistoso movimentou o rugby africano: a vitória de 22 x 5 de Gana sobre Burkina Faso. Os dois países ainda não foram confirmados na disputa da 2ª Divisão da Copa da África, a quarta divisão do continente.