Tempo de leitura: 6 minutos

rugby sin fronteras israel

Rugby sin Frontera, Quade Cooper, Saracens, Bath, Toulon, Bulls, Lions, Emirados Árabes, Campeonato do Caribe, Copa da África, Madagascar e David Campese.

 

- Continua depois da publicidade -

Rugby sin Fronteras promove paz em Israel e é recebida pelo papa

A ONG argentina Rugby sin Fronteras, que promove a paz por meio dos valores do rugby, foi a Israel na última semana para realizar um evento de mini rugby com 50 crianças em bairro periférico de Jerusalém. O RSF promoeu um scrum gigante com as crianças israelenses e palestinas. O ato pela paz ganhou fama, e a ONG foi recebida pelo Papa Bento XVI no Vaticano. O pontífice foi presenteado com uma camisa do RSF e exaltou a ação dos “loucos pela paz”.

Fonte: RSF

 

Quade Cooper entra no ringue e fará estreia no boxe

O polêmica abertura australiano Quade Cooper abandonou (ao menos por um tempo) a sua carreira no rugby union, e já cogita ir para o rugby league, a convite de Sonny Bill Williams. Enquanto não define seu futuro, Cooper se arrisca em outro esporte: no boxe, influenciado novamente pelo amigo neozelandês. Cooper fará sua estreia no dia 8 de fevereiro, antes da luta de Sonny Bill Williams contra o sul-africano Frans Botha. O adversário do Wallaby ainda não foi definido. A luta ocorrerá 8 dias antes da abertura do Super Rugby para seu atual time, o Queensland Reds, e Cooper ainda não definiu se permancerá ou não no time de Brisbane, com o qual tem contrato.

Fonte: Sydney Morning Herald

 

Novo estádio dos Saracens terá grama artificial

Os Saracens, atual campeão inglês, anunciou que seu novo estádio, que está sendo reformado no norte de Londres, terá gramado artificial. O time londrino se tornará o primeiro clube profissional do mundo a adotar um gramado totalmente artificial. O Allianz Park será inaugurado no dia 13 de fevereiro com Saracens x Exeter Chiefs, válido pela Aviva Premiership.

Fonte: Saracens

 

Bath contrata Eusebio Guiñazú

O clube inglês Bath acertou a contratação de Eusebio Guiñazú, hooker dos Pumas que estava sem clube desde sua saído do Toulouse no fim da temporada passada. O argentino foi anunciado na quinta-feira.

Fonte: Scrum

 

Bakkies Both renova com Toulon

O segunda linha sul-africano de 33 anos, Bakkie Botha, campeão mundial em 2007, renovou contrato com o Toulon, da França, até 2015. Botha voltou a vestir a camisa dos Springboks neste ano, e poderá atuar novas vezes por sua seleção nacional.

 

Emirados Árabes Unidos é o 100º membro pleno do IRB

A Federação de Rugby dos Emirados Árabes Unidos se tornou nesta semana membro pleno (full member) do IRB (entidade máxima do rugby mundial), elevando seu status que era antes de membro associado. Agora, o IRB conta com exatos 100 membros plenos, aos quais se somam os 18 membros associados.

Os Emirados Árabes Unidos disputam a primeira divisão da Ásia – o Cinco Nações Asiático – e são os herdeiros de um antigo membro pleno do IRB: o Golfo Árabe. A União de Rugby do Golfo Árabe congregava seis países da Península Arábica (Emirados Árabes, Qatar, Kuwait, Bahrein, Omã e Arábia Saudita), mas perdeu seu status de membro do IRB em 2010, que optou por promover a formação de federações próprias para cada país da região. Ainda resta que os demais países que faziam parte do Golfo Árabe peçam filiação ao IRB.

Fonte: IRB

 

Madagascar será a sede da Copa da África 1A em 2013

Famosa pelos grandes públicos em jogos de rugby (superiores a 30,000 torcedores), Madagascar receberá a edição 2013 da 1ª Divisão A da Copa da África. A seleção do país se sagrou campeã da 1ª Divisão B (segunda divisão) em 2012, ganhando a promoção para a elite do continente, na qual enfrentará Zimbábue (atual campeão africano), Quênia e Uganda.

A Copa da África 1A será realizado entre os dias 22 e 28 de julho.

Fonte: AllAfrica.com

 

NACRA divulga confrontos e datas do Campeonato do Caribe de 2013

O Campeonato do Caribe de 2013 terá início já em janeiro, e será disputado até o mês de junho, quando terá a sua final. A competição organizada pela NACRA (Associação de Rugby da América do Norte e Caribe) terá um modelo bem diferente do adotado pela CONSUR em seus campeonatos pela América do Sul. Os times foram divididas em duas zonas – norte e sul – e as equipes mais fracas disputam um qualificatório para a fase principal, disputada na sequência. Os vencedores dos grupos norte e sul duelam na grande final. Não há país-sede, com os jogos sendo realizados nas casas dos participantes.

As seleções principais de Canadá e Estados Unidos não participam do torneio, sendo que os estadunidenses entram na competição com uma equipe regional representando o sul do país.

1ª fase – Qualificatório 1: USA South x México (Norte 1) / Ilhas Turks e Caicos x Jamaica (Norte 2) / Santa Lúcia x Ilhas Virgens Britânicas (Sul 1) / Curaçao x São Vicente e Granadinas (Sul 2) – de 12/01/2013 a 26/01/2013

1ª fase – Qualificatório 2: Norte 1 x Norte 2 / Sul 1 x Sul 2 – de 16/02/2013 a 03/03/2013

1ª fase – Qualificatório 3: Bahamas x Vencedor Norte / Barbados x Vencedor Sul – de 23/03/2013 a 06/04/2013

2ª fase – Grupo Norte: Bermuda, Ilhas Cayman e Vencedor da 1ª fase – de 04/05/2013 a 01/06/2013

2ª fase – Grupo Sul: Trinidad e Tobago, Guiana e Vencedor da 1ª fase – – de 04/05/2013 a 01/06/2013

Final: Campeão do Norte x Campeão do Sul – dia 22/06/2012

 

De fora do Super Rugby, Lions montam calendário próprio

Após ser excluído da temporada 2013 do grupo sul-africano do Super Rugby, os Lions, de Joanesburgo, montaram um calendário para o primeiro semestre, incluindo amistosos contra todos os times da África do Sul e contra clubes franceses. Os Lions terão o direito de enfrentar o último colocado do grupo sul-africano valendo uma vaga no Super Rugby de 2014.

19/1 v Russia, em Joanesburgo
23/1 v Cheetahs, em Joanesburgo
2/2 v Bulls, em Soweto
9/2 v Kings, em Joanesburgo
23/2 v Namibia, em Windhoek, Namíbia
16/3 v Mont de Marsan, em Joanesburgo
13/4 v Combinado EUA/Canadá, em Irvine, California, EUA
20/4 v Combinado EUA/Canadá, em Vancouver, Canadá
27/4 v Chicago Lions, em Chicago, EUA
11/5 v Agen, em Joanesburgo
1/6 v Samoa, em Joanesburgo
8/6 v French Barbarians, em Joanesburgo
15/6 v Stormers, em Joanesburgo
21/6 v Sharks, em Joanesburgo
12/7 v Montpellier, em Joanesburgo
20/7 v Grenoble, em Joanesburgo
27/7 – repescagem do Super Rugby, fora de casa
3/8 – repescagem do Super Rugby, em Joanesburgo

 

Victor Matfield será treinador de forwards dos Bulls

Após se aposentar do rugby, o segunda linha e ex-capitão dos Springboks Victor Matfield anunciou seu retorno ao esporte, agora na condição de treinador de forwards dos Bulls, do Super Rugby, sua ex-equipe. A equipe terá nada menos que 19 atletas com passagens pela seleção sul-africana.

Fonte: Superrugby

 

Machismo, não!

Lenda dos Wallabies e maior pontuador da história da seleção australiana, David Campese, hoje com 50 anos de idade, arranhou sua imagem ao fazer comentários machistas em seu perfil do Twitter, em caso que virou a polêmica da semana na Austrália. O ex-jogador criticou a jornalista Georgina Robinson, que está cobrindo os Wallabies na gira da equipe pela Europa, questionando por que o jornal Sydney Morning Herald teria enviado uma mulher para escrever sobre rugby, lamentando a ausência do jornalista Greg Growden. Campese foi prontamente criticado por outros jogadores e ex-jogadores. David Pocock, um dos principais nomes atuais dos Wallabies, condenou em seu perfil do Twitter a atitude machista de Campese, enquanto Wendell Sailor, ex-Wallaby, lembrou-o de que já estamos no ano de 2012.

Fonte: Planet Rugby