Tempo de leitura: 3 minutos

Nova equipe na África do Sul, crise no rugby galês, Top 14, Luke Charteris, Sonny Bill Williams, Palestina, Colômbia e Leste Europeu.

 

África do Sul ganha 15ª equipe provincial

- Continua depois da publicidade -

O rugby sul-africano contará a partir de 2013 com uma 15ª equipe provincial: o Limpopo. A equipe representará a província de Limpopo, a mais setentrional do país, primeiramente na Vodacom Cup, e terá sede na cidade de Polokwane. A região fez parte até então da união dos Blue Bulls, que tem sede em Pretória e compreende o norte da província do Gauteng e toda a província do Limpopo. Antes de 1994, a União de Rugby da África do Sul possuía 26 uniões provinciais, que foram transformadas em 14 com o fim do apartheid.

Com a adição do Limpopo, a Vodacom Cup passará a contar com 17 equipes. Além das equipes sul-africanas, a Namíbia e o Pampas XV, da Argentina, disputam a competição. A Namíbia havia se retirado da Vodacom Cup em 2012, mas anunciou seu retorno para 2013. Não há nenhuma definição sobre uma participação do Limpopo na Currie Cup.

Fonte: Sport24

 

Crise no rugby galês e nova proposta para três equipes profissionais

O rugby doméstico do País de Gales está imerso em sua mais nova crise. Com o poder financeiro dos quatro times regionais profissionais do país em baixa, grandes jogadores galeses estão deixando Ospreys, Scarlets, Blues e Dragons rumo a mercados mais ricos, sobretudo o Campeonato Francês. A perda de competitividade dos times galeses do Pro12 vem gerando muito debate no país. Nesta semana, Roger Lewis, diretor da União Galesa de Rugby, questionou se não seria o caso de reduzir o número de equipes do profissionais para três, considerado por ele o mínimo. A declaração levantou dúvidas sobretudo sobre o futuro dos Dragons, de longe a equipe de menor sucesso do país.

Fonte: Scrum

 

Top 16? Não agora

Paul Goze, novo presidente da LNR, entidade que administra os campeonatos profissionais da França, afastou a possibilidade de uma expansão do Top 14 para Top 16 nas próximas temporadas. O diretor afirmou que a expansão seria muito positiva para o rugby francês, mas hoje não há espaço no calendário para tal. Para Goze, a expansão é um objetivo para médio prazo.

Fonte: AFP

 

Campeonato Francês fecha contrato de TV

A LNR também fechou o contrato de TV para as próximas três temporadas. Serão 32 milhões de euros por ano para a liga, havendo a possibilidade de mudança no contrato em 2014.

Fonte: AFP

 

Fim de temporada para Charteris

O segunda linha galês Luke Charteris está fora do restante da temporada. O jogador de 29 anos rompeu os ligamentos do joelho e ficará de fora tanto do restante da temporada de clubes como da seleção galesa.

Fonte: Planet Rugby

 

Sonny Bill Williams tem contrato na NRL aprovado

O neozelandês Sonny Bill Williams está garantido na NRL – a Liga Australiana de Rugby League – para o ano que vem. O jogador que hoje atua no rugby union japonês teve seu contrato aprovado pela liga e está liberado para atuar pelo Sydney Roosters em 2013. O jogador tem contrato de um ano. A NRL terá início no dia 7 de março.

Fonte: NRL

 

Rugby colombiano ganha mais verbas

O rugby cresce como nunca na Colômbia. Por conta da evolução que vem obtendo a Federação Colombiana de Rugby, o IRB decidiu aumentar a verba de repasse destinada ao país. Em 2013, a FCR receberá 25 mil libras esterlinas, o equivalente a quase 83 mil reais, que deverão ser usadas na administração da entidade, nos treinamentos das seleções da Colômbia (os Tucanos) e na educação voltada para o rugby. Em 2012, o repasse foi de apenas 10 mil libras.

Fonte: Rugby Time

 

Copa do Leste Europeu à vista

Neste fim de ano, representantes das uniões de rugby da Rússia, Romênia, Geórgia e Ucrânia se reuniram para discutir a criação de uma competição de clubes envolvendo equipes dos quatro países. Ficou acertado o compromisso da realização de um torneio em 2014, ainda sem moldes definidos. O objetivo para 2013 será a viabilização comercial e financeira da competição.

 

Palestina ganha equipe de rugby

Conheça a história do primeiro clube de rugby da Palestina, o Beit Jala Lions: