Tempo de leitura: 4 minutos
Russo no Hall da Fama, Parceria UAR-URU, Pascal Papé, Stephen Jones, Nick De Luca, Stephen Ferris, Perpignan, Scarlets, Ospreys e Shane Williams.
IRB homenageia russo com o Hall da Fama
A Copa do Mundo de Sevens de 2013 será na Rússia, e aproveitando a cerimônia do sorteio dos grupos da competição o IRB homenageou o russo Vladimir Ilyushin (foto), fundador da Federação Soviética de Rugby. Ilyushin entrou em contato com o rugby ainda na faculdade, nos anos 80, e se tornou um dos grandes nomes do rugby do país. Piloto da força aérea, Ilyushin chegou ao posto de Major da Força Aérea Soviética, com mais de 6 mil horas de vôo e experiência no programa espacial soviético.
Em 1967, Ilyushin se tornou o primeiro presidente da recém-funda federação de rugby da União Soviética. Seu papel de difundir o rugby na força aérea soviética também foi notável, introduzindo o esporte na Academia Yuri Gagarin (atual VVA, um dos maiores clubes da Rússia). Ilyushin também comandou a pioneira gira soviética em 1990 pela Austrália e, após a dissolução do país, foi um dos fundadores da Federação de Rugby da Rússia. Ilyushin ainda viu a Rússia se classificar à Copa do Mundo de Rugby de 2011, mas faleceu dois dias após o feito, em 2 de março de 2010.
Fonte: IRB
Gales libera seis atletas da seleção para o Pro12
Sem rodada do Six Nations nesse fim de semana, a seleção galesa liberou seus atletas para atuarem por seus times do Pro12. Foram eles: Aaron Shingler, Matthew Rees e Liam Williams dos Scarlets; Alun Wyn Jones e James King dos Ospreys; e Lou Reed e Lloyd Williams do Cardiff Blues.
Fonte: Pro12
Pascal Papé de fora do restante do Six Nations
O segunda linha e ex-capitão francês Pascal Papé está de fora do restante do Six Nations. O atleta sofreu uma lesão nas costas e foi confirmado que não voltará a campo no próximo mês.
Fonte: Rugbyrama
Stephen Jones se aposentará ao final da temporada
O abertura galês Stephen Jones, hoje no London Wasps, da Inglaterra, anunciou a sua aposentadoria do rugby ao final da temporada. Jones fará parte da comissão técnica dos Wasps a partir do segundo semestre.
Fonte: Planet Rugby
Nick De Luca suspenso por 13 semanas
O escocês Nick De Luca foi suspenso por 13 semanas por tackle perigoso em partido de sua equipe, o Edinburgh, no Pro12. Assim, o 3/4s também não poderá ser convocado para a seleção.
Fonte: Planet Rugby
Stephen Ferris fora de ação por mais três meses
O asa da Irlanda e do Ulster Stephen Ferris ficará de fora dos gramados por mais três meses após passar por cirurgia no joelho. Com isso, o atleta perderá todo o restante do Six Nations e possivelmente da Heineken Cup.
Fonte: Planet Rugby
LNR suspende treinador e jogador do Perpignan
A Liga Nacional de Rugby da França suspendeu o técnico Marc Delpoux e o ponta Adrien Planté por 20 dias. Delpoux foi punido por desrespeito à arbitragem na partida do Perpignan diante do Toulouse, enquanto Planté foi punido por tackle perigoso.
Fonte: L’Équipe
Scarlets dispensa argentino
O segunda linha argentino Tomás Vallejos, de 27 anos, não jogará mais pelos Scarlets, do País de Gales. O Puma não será aproveitado no time do Pro12 e retornará à Argentina, onde jogará ainda neste primeiro semestre pelo Pampas XV na Vodacom Cup.
Fonte: Scrum
Nada de reforços para os Ospreys
Atuais campeões do Pro12, os Ospreys, de Gales, não contarão com reforços de peso para a temporada que vem. O time de Swansea está sem dinheiro, como declarou o técnico Jonathan Humphreys. Assim, a perda do samoano Kahn Fotuali’i não deverá ter reposição à altura.
Fonte: Planet Rugby
Shane Williams não se aposentará agora
O ponta galês Shane Williams, melhor jogador do mundo em 2008, renovou seu contrato com o Mitsubishi Dynaboars, da segunda divisão do Japão, por mais um ano. O Dynaboars bateu na trave neste ano na primeira pela promoção à Top League. Com isso, Shane Williams quer encerrar sua carreira levando seu clube à elite do país.
Fonte: Planet Rugby
Pablo Lemoine, treinador da seleção uruguaia, e Sebastián Piñeyrúa, encarregado do Alto Rendimiento da União de Rugby do Uruguai, visitaram a Unión Argentina de Rugby nesta semana, realizando uma reunião com membros do Departamento de Rugby de Alto Rendimiento da União Argentina de Rugby, com o objetivo de dialogar e coordenar o calendário de ambas as entidades con a meta de colaborar com a preparação e desenvolvimento do rugby de alto rendimento uruguaio.
Francisco Rubio, diretor de alto rendimento da UAR, explicou: “Vamos trabalhar de forma conjunta com a área de Alto Rendimiento da UAR e da URU. A ideia, além de de organizar partidas, será participar juntos de concentracões e distintas atividades de rugby que incluan todos os aspectos do Alto Rendimiento. Vamos tratar de transmitir nossa experiência e nosso conhecimento. Quanto mais se desenvolvem os países vizinhos, mais conseguiremos ter competições”.
Fonte: UAR