Tempo de leitura: 4 minutos
Barcelona poderá receber a final do Top 14 francês
Nesta semana, o jornal francês Midi Olympique apurou que a LNR, a liga francesa, que organiza o Top 14, pretende realizar a final do Campeonato Francês em 2016 fora da França. O motivo é a realização da Eurocopa de futebol no país em datas muito próximas da final do Top 14, inviabilizando o uso do Stade de France. Uma das soluções que vem ganhando força é a realização da partida no Camp Nou (foto), em Barcelona, na Espanha, apostando na proximidade geográfica com o sul da França (onde se localizam a maior parte dos clubes do Top 14) e a familiaridade do catalão com o esporte, forte nas cidades catalãs da França, como Perpignan, cujo clube já mandou jogos na cidade espanhola.
Outra cidade cogitada é Londres, na Inglaterra.
Fonte: Rugbynistère
Irlanda vai, enfim, apoiar o sevens masculino
Antes tarde do que nunca. O site irlandês TheScore.ie revelou planos da União Irlandesa de Rugby para, enfim, desenvolver uma seleção de sevens masculino. Hoje, a Irlanda é o único dos principais países do rugby mundial sem uma seleção de sevens masculino, ma a entidade tem planos para colocar em campo no ano que vem uma equipe, na segunda divisão do Grand Prix Europeu. Se tudo der certo, a Irlanda estará na primeira divisão europeia em 2016 e poderá disputar em 2017 um lugar na elite da Série Mundial de Sevens. O objetivo final será a classificação da equipe para a Copa do Mundo de Sevens de 2018 e para os Jogos Olímpicos de 2020.
Ainda não ficou claro, no entanto, se os atletas que atuarem pela Irlanda poderão optar por defender nos Jogos Olímpicos a Grã-Bretanha, uma vez que no rugby a seleção irlandesa representa tanto a República da Irlanda, independente, como a Irlanda do Norte, que é parte do Reino Unido e é representada nos Jogos Olímpicos pela delegação britânica. Da mesma forma, não ficou claro ainda se a IRFU seria responsável direta por uma equipe que representasse a República da Irlanda e se os resultados da seleção unificada da Irlanda valeriam para a classificação da República.
Fonte: TheScore, e outros.
Jogos da Commonwealth terão rugby feminino em 2018
Foi conformado que a próxima edição dos Jogos da Commonwealth, a Olimpíada do Antigo Império Britânico, contarão pela primeira vez com o sevens feminino. O rugby sevens foi introduzido nos Jogos em 1998, mas até agora não contavam com as disputas do feminino. Em 2018, a sede do evento será a cidade australiana de Gold Coast, que já recebe a Série Mundial de Sevens masculina.
Fonte: Commonwealth Games
Troféu da Copa do Mundo chega à Argentina
A taça Webb Ellis chegou na capital argentina e permanecerá durante dois dias em Buenos Aires. A taça já foi levada para lugares históricos como o Obelisco e El Caminito. Além disso, a taça visitou o Buenos Aires Rugby and Cricket Club, o clube mais antigo do país.
IRB analisa criação de Comissão dos Atletas
O maior órgão do rugby mundial estuda a possibilidade da criação de uma Comissão de Atletas, formada exclusivamente para expressar os interesses dos jogadores nas deciões tomadas pelo IRB. A Comissão contará com representantes das principais seleções do mundo, nas categorias XV e Sevens.
John Mitchell “alfineta” Wallabies
O vencedor ex-técnico dos All Blacks, dos Chiefs e do Queensland afirmou em sua biografia recém-lançada que era mais complicado ser técnico na Austrália do que na Nova Zelândia. Segundo Mitchell, muitos australianos tinham problemas em acatar às ordens que lhes eram dadas, o que era oposto no país do kiwis.
Partida amistosa entre Racing e Toulon em Hong Kong é adiada
A exibição das equipes francesas que seriam realizadas em Hong Kong foi adiada em decorrência dos problemas com protesto pela qual a ex-colônia britânica vem passando. Os times declararam estarem apreensivos em ir até lá em um momento de tanta instabilidade social e econômica.
Marco Cueto planeja aposentadoria
O ponta inglês que atua pelo Sale Sharks declarou recentemente que não vê mais futuro na carreira como jogador após os 35 anos e que provavelmente vai se aposentar ao final da temporada 2014/2015. Cueto já fez 55 partidas pela seleção inglesa, tendo participado da campanha da Copa do Mundo de 2011, onde o combinado foi derrotado pela França.