Tempo de leitura: 2 minutos
Clube lança projeto Rugby Integral, oferecendo aulas de rugby no contraturno escolar para mais de 300 alunos.
O Rugby Samambaia/SEST SENAT lançou esta semana mais um projeto escolar com objetivo de fomentar o rugby e propagar sua prática entre as crianças de sua comunidade. Desta vez, o clube aposta nas escolas de ensino integral, oferecendo aulas de rugby no contraturno do ensino regular. Inicialmente, o projeto foi implantado em cinco instituições de ensino, onde mais de 300 alunos terão seu primeiro contato com a bola oval e aulas semanais até o final do ano letivo.
Apesar da prática esportiva estar prevista, a grande aposta do Rugby Integral é utilização do esporte como ferramenta multidisciplinar de ensino. De acordo com Cauan Felipe, presidente do cube, “mais do que formar jogadores, o objetivo é utilizar o rugby para aumentar a participação dos alunos em atividades que irão melhorar seu rendimento escolar”.
Para isso, foi desenvolvido um plano pedagógico que abrange letramento, reforço matemático, conscientização alimentar, meio ambiente e diversas disciplinas, sempre tendo o rugby como plano de fundo. “Além de proporcionar o reforço à estas matérias de maneira diferenciada, ter o rugby em seu cotidiano escolar tornará nosso esporte comum na vida destas crianças, acabando com aquela barreira de modalidade desconhecida”, completa Cauan.
Para realizar o projeto, foram contratados oito educadores do clube, abrindo portas de formação e oportunidade profissional para universitários que desejam investir em seu futuro no rugby. Pelo perfil multidisciplinar, o Rugby Integral aposta numa equipe com educadores físicos, pedagogos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, dentre outros. Para o próximo ano, o clube projeta uma expansão para, pelo menos, quinze escolas da região, impactando mais de mil alunos e oferecendo oportunidade profissional para quase 30 novos educadores.
Orgulhoso de poder participar dessa iniciativa, obrigado pela oportunidade Cauan.
Gabriel “chopes” Romero.