Tempo de leitura: 4 minutos

Neste sábado, dia 20 de abril, aconteceu mais uma rodada de jogos do Campeonato Paulista de Rugby, no qual o São José Rugby recebeu em casa a equipe paulistana do Rio Branco, saindo vitorioso e obtendo a liderança na classificação geral (o Pasteur pode ultrapassar os joseenses, pois tem um jogo a menos). O jogo começou dentro do horário estipulado, antecipado devido o amistoso da Seleção Brasileiro contra o México, em Santo André. Com a alteração, não foi de surpreender que o calor e o tempo seco castigaram as duas equipes.

 

- Continua depois da publicidade -

Veja as fotos da partida, por Rodolfo Bazetto!

 

Os Pelicanos começaram o jogo recebendo a bola, mas a recepção não foi eficaz e os anfitriões aproveitaram para assumir a posse, mas não demostraram perigo. Nos cinco primeiros minutos não houve grandes lances ou embates, mas sim a leitura do padrão das equipes. A equipe da capital assumiu o controle do jogo e com lateral no território adversário avançou com os backs, abrindo o jogo para a lateral oposta, mas lá havia quatro atletas para parar o ataque. Mesmo com a presença de uma defesa eficaz, os pelicanos inverteram o jogo originado do ruck, conseguindo novamente à lateral. Após trabalhar mais um pouco com a bola, a equipe paulistana abriu o placar com penal, com Samir Trad.

Os joseenses viram os visitantes estreando o placar e voltaram determinados a mudar a situação. O jogo de mão começou a prevalecer, fazendo com que as jogadas fluíssem de uma ponta à outra, tendo sempre apoio dos forwards na recuperação. O primeiro ataque que surtiu efeito sobre o Rio Branco veio com Diogo Borges, e a partir deste momento não parou mais. Os anfitriões gostaram do jogo e mostraram superioridade, tanto nas bolas paradas quanto nas jogadas. E com isso, voltou a pontuar com o veterano Cayo Nicolau. A situação foi invertida, o São José jogou de forma mais tranquila, visto o domínio da posse, enquanto o Rio Branco perdera o foco, percebido por discussões entre atletas tentando se reorganizarem. Os caipiras voltaram a pontuar com Diogo, com jogada trabalhada pelos backs e com muito apoio dos forwards, garantindo um push-over try.  O árbitro Mariano Goycoechea decidiu dar uma breve pausa para hidratação, e realmente era necessário visto o calor em plena 13h20 da tarde.

O jogo seguiu com um perfil mais pesado, exigindo mais dos forwards. Com muitos penais, scrums e lines, os grandalhões sofreram. Os pelicanos tentavam atacar, mais a defesa adversária estava marcando de forma eficiente, matando logo a jogada. Mais dois tries com intervalo pequeno intervalo de diferença fecham a primeira etapa, com Eduardo Fonseca correndo bastante e Rafael Dawailibi, sendo muito técnico.

Nesse momento vale lembrar que o Rio Branco foi para o campo com apenas um reserva, e apesar dos atletas estarem acostumados com o ritmo de jogo, seria inconsistente almejar uma vitória diante deste fato. O que não foi o caso da equipe da casa, que optou por realizar trocas.

No início da segunda etapa, Diogo Borges fez um hat trick, marcando seu terceiro try no jogo e ampliando o placar para os joseenses.  Rafael “Grilo” Morales em um lance ímpar, conseguiu enxergar um espaço, chutou alto e presenteou os companheiros, iniciando a jogada para mais um try, desta vez com de Caio Costa.

Várias oportunidades foram criadas por Rafael Dawailibi, José Leão e Cayo Nicolau, assim como o abertura e scrumhalf tiveram participação em todas elas e foram essenciais para o jogo.

Já na metade do tempo, o atleta Nelson Oliveira levou cartão amarelo e deixou a equipe com um jogador a menos. Seria o momento do Rio Branco aproveitar e tentar pontuar, mas a entrada do veterano Fábio Carvalhaes supriu a perda, falando mais alto a experiência e por fim, guardando seu try.

Minutos mais tarde, novamente um atleta do São José foi punido com cartão, Welbert Souza, sendo agora treze jogadores em campo, mas mesmo assim a equipe segurou as pontas e conseguiu marcar diante da inferioridade numérica.

Próximo ao final da partida, Nelson voltou para o campo. Em uma jogada que se originou na defesa dos joseenses, os caipiras ganharam o line e abriram para a ponta e finalizando a partida com mais try Diogo.

Em entrevista ao Portal do Rugby, os atletas das equipes relataram suas opiniões da partida.

“Apesar dos desfalques dos atletas cedidos à seleção, a equipe se portou bem, fazendo o que foi orientado pelos treinadores. Um fato a ser percebido é que estamos conseguindo utilizar os jogadores mais novos, fazendo com que adquiram experiência, como o Rafael Morales e Gabriel Domingues.” disse Rafael Dawailibi, capitão do São José Rugby.

“Viemos de uma semana sem treino intenso e adicionado a problemas internos, como erros de comunicação devido à mudança de horário, tivemos que jogar com apenas um reserva. Precisamos de fato melhorar. Trabalhar e nos empenharmos para fechar o Paulista e iniciarmos uma boa campanha no Brasileiro” disse Antônio Górios.

Melhor jogador em campo: o Portal do Rugby elegeu Diogo Broges como o melhor jogador em campo, marcando quatro tries ele demonstrou que está totalmente recuperado da lesão. O Portal do Rugby manda suas condolências ao abertura Gabriel Domingues e parabeniza pelo empenho em jogo, visto a perda que ocorreu durante a semana.

 

Placar Final: São José Rugby 64 x 03 Rio Branco Rugby

 

São José Rugby

Tries: Diogo Borges (4), Cayo Nicolau (1), Eduardo Fonseca(1),Rafael Dawailibi (1), Caio Costa (2) Fábio Carvalhaes (1)

Conversão: Rafael Morales (7)

Cartão amarelo: Nelson Oliveira(1), Welbert Souza (1).

 

Rio Branco Rugby

Penal: Samir Trad (1)

 

 

Árbitro:Mariano Goycochea

Auxiliares: Eduardo Fujita 

4º árbitro: Edna Santini

 

Artigo por Júlio Cézar Oliveira

Fotos por Rodolfo Bazetto