Tempo de leitura: 3 minutos
O São José recebeu o Farrapos nesse sábado pela terceira rodada do Super 10, em meio aos jogos do Campeonato Brasileiro Junior de Rugby, no estádio Martins Pereira. E que bela demonstração o futuro do Rugby brasileiro teve a oportunidade de ver, com duas das melhores equipes do país em ação em um jogo definido somente no instante final.
O primeiro tempo iniciou-se com os gaúchos com maior posse de bola e atacando nos forwards, seu grande ponto forte, e logo teve chance de abrir o placar com um penal, desperdiçado por Scopel. Logo depois foi a vez dos joseenses terem um penal a seu favor, que Lucas “Tanque” Duque acertou, quase do meio do campo. O Farrapos não se intimidou e manteve o ritmo, mantendo a pressão e levando a bola até o seu campo ofensivo com propriedade, sempre buscando as pontas, aproveitando o espaço propiciado pelo campo. O time de Bento Gonçalves chegou perto do try, mas desperdiçou uma posse de bola nos metros finais, só para ver seu oitavo, Mauri, apoiar a bola no ingoal dos donos da casa no lance seguinte, após belo avanço com o maul, deixando o jogo em 5 a 3 para os visitantes.
A partida se manteve equilibrada até os instantes finais, e coube ao veterano Rafa Dawailibi colocar o São José em vantagem a cinco minutos do final do primeiro tempo, anotando dois tries seguidos fruto de uma ótima sequência de passes da linha joseense, que aproveitou vacilo da defesa do Farrapos deixando a ponta descoberta e os passes rápidos de Tanque, deixando o time com vantagem de 13 a 5 ao final do primeiro tempo.
No recomeço, o time da casa mostrou mais tranquilidade e passou a dominar as ações da partida, colocando o Farrapos em seu campo defensivo e forçando o erro adversário. Assim, o São José ampliou, com mais um penal de Tanque, deixando o placar em 16 a 5.
O domínio joseense terminou aí. Empurrado pela surpreendente torcida a favor, o Farrapos manteve a cabeça no jogo e rapidamente descontou, com Jonathan, aproveitando o erro de Rafa na recepção de um chute na ponta. Scopel converteu e reduziu a vantagem joseense a quatro pontos e incendiou a partida. O Farrapos ficou mais de dez minutos a metros do ingoal adversário e perdeu uma chance incrível em um díficil lance com Claudinei “Pequeno” cravando a bola no ingoal na saída do pick and go em um grande trabalho defensivo do time da casa. Scopel anotou mais um penal deixando os visitantes a a penas um ponto atrás no placar Sofrer tamanha pressão no placar não é uma situação que o São José está acostumado, e talvez em função disso, o jogo migrou mais para a linha composta por jogadores extremamente habilidosos e experientes, e em mais uma rápida troca de passes, Dawailibi deixou Erick Cogliando “Putim” sozinho na ponta para marcar.
Já nos últimos minutos de jogo a equipe do Farrapos buscou fazer de qualquer jeito pontos a seu favor, e em uma grande arrancada da linha gaúcha, aproveitando erro na subida do primeiro centro, o time de Bento Gonçalves voltou ao ataque e ficou com dois homens a mais em dois minutos, com os cartões amarelos dados a Moisés e Fabinho. Já com o tempo esgotado, veio o tão esperado try de Lucas Mariuzza, colocando o Farrapos a uma conversão de bater o campeão nacional, e mesmo Scopel realizando uma boa cobrança, a bola não entrou,garantindo a vitória do São José, que lidera o Super 10 ao lado do Pasteur.
O Portal do Rugby elegeu Rafa Dawailibi como melhor jogador da partida.a atuação na partida.
O treinador da equipe Henrique Dantas, disse: “Foi um ótimo jogo testamos bastante nossa defesa e temos muito trabalho para acertar a equipe até as finais.”
Placar final: São José 21 X 20 Farrapos
São José
Tries: Rafa Dawailibi (2), Erick Cogliandro “Putim”
Penais: Lucas “Tanque” Duque
Cartões amarelos: Moisés Duque e Fabinho
Farrapos
Tries: Mauri, Jonathan “Teco” e Lucas Mariuzza
Conversão: Leonardo Scopel
Penal: Leonardo Scopel
Foto: Rodolfo Bazetto/Fotojump