Tempo de leitura: 3 minutos
Desfalcado de nove jogadores que servem à Seleção Brasileira, o SPAC não foi páreo para um também desfalcado Pasteur, que mostrou mais vontade e discplina em campo, derrubando o rival por um expressivo 49 x 0, em partida realizada na tarde deste sábado, 16, pelo Paulista A de XV, na Arena Paulista de Rugby.
Veja as fotos da partida, por Marcelo la Farina
Para substituir os atletas que estão treinando em São José, os ingleses pormoveram ao time principal diversos – e bons – jogadores juvenis, mas trabalhando com mais foco, o Pasteur acabou por não ter dificuldades em encaixar seu jogo e abriu o placar logo aos 3 minutos com um try do sul-africano Beukes, que atuava como scrum-half. A conversão acabou desperdiçada por Pedro Augusto que, logo em seguida, teve a chance de se redimir em um penal, acertou o pé e somou mais três pontos para sua equipe: PAC 8 x 0 SPAC.
O lamaçal no gramado – mesmo palco de Bandeirantes 24 x 12 Rio Branco – não favorecia o jogo de mão das duas equipes e estimulava uma partida mais truncada, com numerosos choques e vistosos tackles. Mesmo assim, o Galo conseguiu encaixar passes providenciais em sua linha e chegou ao segundo try aos 26 minutos da primeira etapa com Lucas Freitas, que depois de adentrar o in goal adversário ainda teve tempo de correr para debaixo do H na hora de apoiar a ovalada no chão. Aí ficou fácil para o abertura Pedro Augusto efetuar a conversão e colocar 15 x 0 no placar.
O terceiro try do Pasteur foi praticamente uma cópia do segundo. Freitas escapou por dentro da defesa do SPAC e apoiou a bola em posição favorável à mais uma conversão de Pedro. Aos 30 minutos do primeiro tempo a vitória parcial do Galo dava-se por 22 x 0. Antes do apito anunciar o término da primeira metade ainda houve tempo para mais dois tries do Pasteur: aos 32 minutos, com Douglas (não convertido) e aos 40, com Felipe Zeni (convertido). O placar no intervalo mostrava, assim, Pasteur 34 x 0 SPAC.
O passeio do PAC continuou na segunda etapa. Fazendo substituições no scrum, setor mais exigido nos dois times, o Galo conseguiu manter o gás e não teve trabalho para segurar as poucas investidas do SPAC, que praticamente não ofereceu perigo algum ao in goal francês. Aos 16 minutos do segundo tempo, mais um try do Pasteur. Desta vez quem marcou foi Marcos Corrêa. Mau, que entrou no lugar de Pedro, acabou errando a conversão. 39 x 0.
Pouco mais de 15 minutos depois, foi a vez do ponta Cyril Becker, o CB, anotar seu try na partida depois de uma boa troca de passes e uma corrida certeira rumo ao tento. Mais uma vez a conversão foi desperdiçada. Sem se acomodar e sem fazer firulas, o Pasteur manteve o rítmo de jogo até o final e conseguiu marcar mais cinco pontos com o segunda linha Luiz Schukarucha. Try não convertido e números finais no placar: Pasteur 49 x 0 SPAC.
O resultado poderia ter sido outro, argumentam, se os ingleses tivessem entrado em campo com Alemão, Boy, Torosso e Leco – alguns dos que estão com a Seleção -, mas o que importa é que o Pasteur também não contou com nomes fortes como Diegão, Maihara e Ogum, mostrou mais vontade e mereceu a vitória. Boa estreia do Galo no Paulista.
O Portal do Rugby elegeu Beukes, do Pasteur, como o nome do jogo.
Placar final: Pasteur 49 x 0 SPAC
Pasteur
Tries: Beukes Cremer (1), Lucas Freitas (2), Douglas (1), Felipe Zeni (1), Marcos Corrêa “Pixtola” (1), Cyril Becker (1), Luiz Schukarucha (1)
Conversões: Pedro di Pilla (3)
Penais: Pedro di Pilla (1)
Escrito por: Marcelo Farina
*Editado no dia 17/03 pelo próprio autor