Tempo de leitura: 2 minutos

O Rugby catarinense começa nessa semana, com muitas novidades em relação a 2011, sem dúvida um ano de ouro para o estado, que verificou o surgimento e amadurecimento de muitos núcleos de Rugby pelo estado, que ainda tem nos Rubro-verdes do Desterro, seu grande representante. No entanto, uma leva de juniores de outras equipes vem mostrando que outras equipes podem despontar no cenário nacional em breve, apostando nas categorias de base.

O Rugby na Ilha (Desterro, Goitaka, Costão Norte e Joaca), torneio disputado entre as equipes da capital, contará em 2012 com o patrocínio da Cultura Inglesa, e irá classificar os dois melhores colocados para o campeonato estadual. Os demais postulantes ao título da elite estadual virão da Copa Norte (Brusque, Camboriú, Blumenau e Joinville) e da Copa Oeste, sempre com os dois melhores colocados. As demais equipes jogarão a segunda divisão, formato inédito em Santa Catarina.

Além do torneio de clubes, haverá um campeonato entre seleções regionais, formadas pelos núcleos da capital, oeste e norte do estado, e que devem enfrentar ainda mais uma equipe, ainda não definida (Desterro A ou M23 estão sendo cogitados, depois do Super 10).

- Continua depois da publicidade -

Hoje, o estado conta com quase vinte equipes, que ainda poderão disputar Encontros femininos e juniores, a série estadual de Seven a Side e muito mais que a FECARU preparou para esse ano.

Veja o calendário do Rugby catarinense para 2012 (as datas podem sofrer alterações)

 

Campeonato Paranaense começa nesse fim de semana 

Um pouco mais ao norte, o fim de semana também tem Rugby garantido. No sábado começa o campeonato paranaense, dano início aos torneios oficiais do estado. O Curitiba, atual campeão, recebe o time do Londrina, quarto colocado em 2011. Maringá, Londrina e Lobo Bravo seguem no encalço dos Touros, que somente deixaram de conquistar o título estadual em 2010, derrotados pelo Hawks Maringá.

O calendário estadual seguirá formato semelhante ao último ano, composto pelo estadual, Copa Paraná e torneio de Seven a side. A mudança mais significativa é a ausência do Cianorte, último colocado no estadual de 2011. Também está previsto um confronto entre o futuro campeão e uma seleção estadual