Tempo de leitura: 6 minutos

A CBRu encerra seu ano de competições com um torneio inédito: o Campeonato Brasileiro Universitário de 7s! A competição atraiu 10 equipes masculinas de 4 estados (SP, MG, SC e BA) e 3 equipes femininas de 3 estados (SP, PE e ES), totalizando 6 estados representados no certame! No sábado foram disputadas a fase de grupos do torneio masculino e o primeiro turno do torneio feminino. No domingo, serão disputados o mata-mata do masculino e o segundo turno do feminino, apurando-se os grandes campeões universitários do seven-a-side nacional! 

O Blog do Rugby está cobrindo AO VIVO e IN LOCO o Campeonato Brasileiro Universitário de Rugby Sevens, na Band Arena, em São Paulo! 

Treze equipes se reuniram nesse sábado para a disputa da primeira edição do Campeonato Brasileiro Universitário de Rugby Sevens, idealizado pela CBRu e pela CBDU. Devido a dvulgação em cima da hora, algumas equipes fortes ficaram de fora, como a UFF, que possui um histórico de bons resultados na modalidade, UNICAMP (muitos de seus jogadores estavam disputando a final do campeonato paulista do interior, pelo Jequitibá) UNIP, Farmácia, entre outros, mas mesmo assim, foi possível ver partidas muito disputadas e com emoção de sobra.

- Continua depois da publicidade -

No feminino, um clima de revanche no ar.A UCL, cuja base retornou à São Paulo depois de um grande resultado no SPAC Sevens reencontrou a USP e algumas meninas da UFPE, que jogam pelo Recife, e assim como à sete dias, saiu se com vitórias sobre ambas. Contudo, as capixabas ainda não podem comemorar, pois o trio se enfrenta no segundo dia, para definir qual será a melhor equipe feminina universitária do Brasil. Mas deram um passo importantíssimo no dia de hoje. Além de mostrar o mesmo entrosamento do campeonato anterior, as meninas tiveram calma para criar jogadas e foram implacáveis na marcação, deixando pouco espaço para as adversárias. O jogo contra as meninas da UFPE, foi um dos mais equilibrados do dia, e a repetição do duelo no domingo promete muita adrenalina para seus torcedores.

A USP, que não vem bem na competição, precisa de boas vitórias no domingo para tentar levantar o título em casa.

Feminino: pontos corridos

UCL (ES)

USP (SP)

UFPE (PE)

Sábado

UCL 12 X 00 USP

UFPE 07 X 10 UCL

UFPE 17 X 00 USP

Domingo

UCL X USP

UFPE X UCL

UFPE X USP

No masculino, sem muitas surpresas, a não ser pelo sorteio dos grupos. Três das equipes mais fortes da comeptição caíram na mesma chave (Poli, FTC e FEA) o que previa partidas disputadíssimas logo na fase de classificação. Mas rostos conhecidos do Sevens do SPAC foram o destaque do dia. A FTC, com seu time praticamente inteiro jogando no Bahia Social, fez bonito e terminou o dia invicta, apostando alto na velocidade e força de seus atletas, fórmula que vem dando resultados, mesmo em um campo que não favorecia sua equipe. O Band Arena é muito menor que o campo do SPAC, e a chuva forte que abateu a cidade de São Paulo, terminou por deixar o campo extremamente pesado, o que dificulta o jogo de velocidade. Ainda assim, sofreram pontos apenas contra a Poli USP, cujo time, dirigido por Valter Sugarava, possui força física proporcional aos baianos, e mais experiência, e travaram um duelo muito duro até o último minuto, saindo derrotados por apenas um try. Tirando essa partida e uma primeira vitória mais nervosa, com muitos erros, o time da FTC (que teve o jogador Marcelo, convocado para a seleção brasileira) passou com tranquilidade peloas adversários e é a favorita para o título no domingo.

A FEA, equipe sempre disciplinada e aguerrida, não foi muito bem no primeiro dia, sendo superada pela FTC com certa facilidade, e promovendo uma boa disputa contra a Poli, mas saiu novamente sem marcar pontos. Completaram o grupo o time da LEP Mackenzie (Letras, Educação Física e Psicologia), que com pouco mais de um ano de atividades, e ganhando experiência ano após ano, mostrou que tem potencial para conseguir melhores resultados. A inexperiência fica evidente em momentos de pressão adversária e de finalização, as são obstáculos que serão superados. A UFSC, última colocada do grupo, não apresentou o Rugby rápido característico das equipes do estado, como Goytaka, Costão Norte e Desterro, e apesar de mostrar uma boa defesa, foi superada por todos adversários.

No grupo B, a San Fran fez valer seu favoritismo, mesmo com jogadores mais novos, em uma renovação que começou há um ano e venceu seu grupo, sendo a equipe a obter o melhor saldo da competição, com apenas 7 pontos sofridos, e de quebra, anotar o maior placar do dia, um 41 a zero sobre PUC (mesmo placar obtido posteriormente pela Poli sobre a UFSC). Os futuros advogados avançam às finais juntamente com o time da FMU, que encontrou outro time da mesma faculdade pelo caminho, o Direito FMU. Apesar da separação, as equipes mostraram muita cordialidade entre si, apoiando a rival de casa em seus jogos. Os mineiros da UFLA, que disputaram o primeiro campeonato mineiro da história, estrearam no Seven a side, terminando na terceira posição. Se faltou conhecimento de táticas específicas para o Seven a Side, sobrou disposição à equipe, que quase supreendeu a San Fran, e perdeu por apenas um try. Fecharam o grupo a PUC (Ecoomia e administração) e o Direito FMU, que são equipes em formação, e geralmente jogam campeonatos específicos para suas faculdades (Economíadas e Jogos Jurídicos) e tem experimentam um período de aprendizado, que deverá ser intenso, com a participação em mais campeonatos, para poder fazer frente às equipes mais tradicionais do estado. O Direito FMU entrou pela porta da frente em torneios, encarando o SPAC Sevens logo de cara.

Veja os resultados do primeiro dia  

Masculino: times divididos em dois grupos, enfrentam-se dentro dos grupos.

1ª fase – classificação final

Grupo A

1º – FTC/ (BA)

2º – Poli-USP (SP)

3º – FEA-USP (SP)

4º – LEP Mackenzie (SP)

5º – UFSC (SC)

Grupo B

1º – São Francisco (Direito-USP – SP)

2º – FMU (SP)

3º – UFLA (MG)

4º – PUC (SP)

5º – FMU Direito (SP)

Resultados:

FEA 15 X 05 LEP

UFSC 00 X15 FTC

FMU Direito 00 X 17 PUC

FEA 00 X 17 Poli

LEP 22 X 00 UFSC

San Fran 27 X 00 00 FMU Direito

PUC 00 X 26 FMU

FEA 00 X 31 FTC

Poli 29 X 00 LEP Mack

UFLA 36 X 00 FMU Direito

PUC 00 X 41 San Fran

FEA 05 X 00 UFSC

FTC 19 X 12 Poli

FMU 29 X 05 FMU Direito

San Fran 12 x 07 UFLA

FTC 27 X 00 LEP Mack

UFSC 00 X 41 Poli

PUC 00 X 30 UFLA

San Fran 26 x 00 FMU

*

2ª Fase – domingo

Taça Ouro – semifinais

FTC X FMU

Poli x San Fran

Taça Prata – semifinais

FEA X PUC

UFLA X LEP Mack

Taça Bronze

UFSC X FMU Direito

CBU Sevens