Niterói Feminino

Tempo de leitura: 3 minutos

Niterói Feminino

Nos dias 30 de junho e 1º de julho será disputada a primeira etapa do Super Sevens – Circuito Brasileiro de Rugby Sevens Feminino. O evento exclusivo para as mulheres terá cinco etapas, uma por mês, sendo a primeira na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Na primeira edição do torneio, participam as seis primeiras colocadas no Brasil Sevens 2011 (Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens), além de outros quatro times convidados de comum acordo entre a CBRu e a federação estadual local. A etapa no Vale do Paraíba contará com presença de Pasteur (SP), Usp (SP), BH Rugby (MG) e Urutau (PR). Na primeira matéria de apresentação das equipes, os destaques são o São José e o Niterói.

As equipes do sudeste encaram o Super Sevens como uma preparação para o campeonato nacional, marcado para o fim do ano. “Estamos disputando torneios regionais e fizemos alguns amistosos. Esperamos que o torneio nos deixe bem preparados para conquistar o título deste ano”, comenta Daniel Aiallo, treinador da equipe fluminense, vice-campeã do Brasil Sevens 2011.

- Continua depois da publicidade -

Com um time novo, de jogadoras com faixa etária entre 15 a 22 anos, o São José intensifica os treinos físicos para adquirir mais resistência. “No Brasileiro iremos encontrar equipes mais fortes, então, pretendemos atingir o mesmo nível e o circuito nos ajudará a ver nossa evolução. Além disso, também estamos trabalhando com psicólogos, para que elas acreditem nos dois títulos – Circuito e Brasil Sevens”, revela o técnico Ignácio Ferreyra.

O treinador da equipe do Vale do Paraíba ressalta ainda que todas as jogadoras estão muito ansiosas pela estréia na competição, que contribui para quebrar paradigmas e deixa de lado preconceitos contra a prática do rugby feminino. “Os homens praticam a modalidade porque gostam do contato físico e naturalmente são levados a isso pela sociedade. As meninas escolhem o contato, logo, estão no rugby porque gostam muito. Elas sempre treinam com dedicação e empolgação. Esse diferencial é a sua principal fortaleza”, explica o argentino.

Daniel Aialla também enfatiza a importância do apoio da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) para que as atletas participem do torneio e, assim, tenham mais oportunidades de entrar em campo. “Em outros eventos, muitas jogadoras não puderam participar porque não tinham condições de arcar com os custos de viagem. Agora, com a CBRu custeando parte dos recursos, podemos garantir um grupo mais completo na disputa”, diz.

Confira o calendário do Super Sevens 2012:

São José dos Campos (SP) – 30 de Junho e 1º de Julho
Organizador: São José Rugby Clube – Federação Paulista de Rugby

Porto Alegre (RS) – 28 e 29 de Julho de 2012
Organizador: Charrua Rugby Clube – Federação Gaúcha de Rugby

Niterói (RJ) – 18 e 19 de Agosto de 2012
Organizador: Niterói Rugby Football Clube – Federação Fluminense de Rugby

Florianópolis (SC) – 22 e 23 de Setembro de 2012
Organizador: Desterro Rugby – Federação Catarinense de Rugby

São Paulo (SP) – 20 e 21 de Outubro de 2012
Organizador: São Paulo Athletic Club (SPAC) – Federação Paulista de Rugby

A disputa – As equipes serão divididas em dois grupos, observada a seguinte ordem de classificação:
Grupo A: 1, 4, 6, 7, 10
Grupo B: 2, 3, 5, 8, 9

Na fase de classificação, todas as equipes jogam entre si dentro dos grupos. As duas melhores colocadas de cada chave fazem as semifinais da Taça de Ouro. Os times colocados em 3º e 4º de cada grupo fazem as semifinais da Taça de Prata. As últimas disputam a final da Taça de Bronze.

Todos os jogos serão disputados em dois tempos de sete minutos, com dois minutos de intervalo. A exceção é a final da Taça de Ouro, que terá dois tempos de 10 minutos, com três minutos de intervalo. A classificação geral do Super Sevens será determinada de acordo com a pontuação somada ao longo das cinco etapas. As equipes convidadas para participar em uma ou mais etapas não competirão na classificação geral do Super Sevens.

 

Escrito por: ZDL