Tempo de leitura: 3 minutos
No encontro entre Pasteur e São José na tarde deste sábado (4) no CERET, em São Paulo, melhor para o time do Vale do Paraíba, que bateu os Galos por 23 a 9, assimiu a ponta e firmou-se como único invicto do Paulista A.
Sob sol forte na zona leste da capital paulista, a partida foi iniciada às 14h. O São José começou fazendo pressão e chegou ao primeiro try quando o cronômetro marcava 10 minutos de jogo com Carlos Alberto Andrade, o Betinho. A conversão bem sucedida do abertura Rafael dos Santos colocou no placar Pasteur 0 x 7 São José.
O jogo seguiu com o time de São José tomando mais iniciativa no ataque até a metade da primeira etapa, quando um penal convertido por Thiago Maihara pareceu ter acordado os Galos, que equilibraram a disputa e mostraram estar vivos no jogo.
O primeiro tempo ainda viu um try (não convertido) de Moisés Duque – que voltou mais cedo do Sulamericano disputado no Uruguai – para o São José e outro penal certeiro chutado por Maihara para o time de azul. Pasteur 6 x 12 São José.
A segunda etapa começou com o Pasteur encostando ainda mais no placar e dando sinais de que o jogo seguiria bem equilibrado até o final; mais uma vez Thiago Maihara acertou o pé e colocou no placar Pasteur 9 x 12 São José.
A expectativa, porém, não se confirmou e o São José acabou tomando conta do segundo tempo. Um penal bem chutado por Rafael Santos colocou o time do interior em vantagem de seis pontos à frente dos Galos. Poucos minutos depois, Rafael Dawailibi marcou mais um try – que fez os atletas do Pasteur reclamarem sua legalidade pois haveria existido um knock-on antes do final da jogada – para o São José.
A partir daí, o desenrolar da disputa foi ganhando sinais de tensão. Os Galos reclamaram bastante (dentro e fora de campo) das atuações do árbitro e dos bandeiras, além de parecerem também não se entenderem entre eles mesmos. Os momentos de inquietação terminaram com um cartão amarelo para Lucas Freitas, que tentou separa um empurra-empurra com um ligeiro mata-leão num adversário.
Outro penal churado com eficiência por Rafael dos Santos deu números finais ao placar: Pasteur 9 x 23 São José.
“O Pasteur entrou em campo com o intuito de pressionar nossa equipe”, analisa Moisés Duque, “mas estávamos bem preparados e conseguimos inverter esse quadro. Fomos nós quem pressionamos e conseguimos impor nossa cadência. Cheguei do Uruguai tem dois dias para fazer uma prova da faculdade no Rio de Janeiro e hoje já vim jogar. Não teria como ficar longe da minha família”.
O Portal do Rugby elegeu Moisés Duque o homem do jogo
Clique aqui para conferir as fotos exclusivas da partida.
Pasteur 9 x 23 São José
Pasteur
Penais: Thiago Maihara (3)
São José
Tries: Betinho (1), Moisés Duque (1), Rafael Dawailibi (1)
Conversões: Rafael dos Santos (1)
Penais: Rafael dos Santos (2)
Árbitro: Mariano de Goycochea
Auxiliares: Guillaume Riberá e Regis Oliveira
4o árbitro: Débora Thomsen
Local: Arena Paulista – São Paulo, SP
Escrito por: Marcelo La Farina