Tempo de leitura: 4 minutos
Na tarde chuvosa do último sábado, Rio Rugby e Guanabara realizaram o grande clássico da cidade do Rio de Janeiro, no campo da prefeitura universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão.
A chuva deu um intervalo durante o jogo que teve o pontapé inicial as 15h10, o Rio começou com velocidade mas pecava nos passes, já o Guanabara buscava ganhar terreno por chutes,.na primeira grande oportunidade da partida, abertura de bola para David Marques que, após furar a defesa do Rio e chegar ao try aos 7’, abrindo 5 a 0 para os visitantes.
Após o try, o Guanabara cresceu na partida e passou a ditar o ritmo de jogo, mantendo a bola a maior parte do tempo no campo de defesa do Rio Rugby, os donos da casa não se intimidaram e buscavam o ataque nas saídas rápidas de bola mas pecando na hora de finalizar.
Aos 20’, após duas substituições por sangramento, o Guanabara diminuiu o volume de jogo, o Rio buscou o ataque mas a bem estruturada defesa do Guanabara impedia os donos da casa de finalizarem. Aos 27’, em rápido contra-ataque, Gabriel Maia dispara e amplia para os visitantes, Clayton Vanelli converte e marca 12 a 0 para o Guanabara.
O jogo manteve o ritmo equilibrado de jogo, com ambas as equipes criando boas chances em um jogo de muita velocidade, já aos 39’, o Rio consegue furar a defesa dos visitantes, Max William deixa a defesa do Guanabara para trás e corre sozinho para o try, Dale Smith converte, encerrando a 1ª etapa em 12 a 7 para os visitantes.
O 2º tempo começa com ritmo acelerado, ambas as equipes dividem a posse de bola e partem para o ataque, o Guanabara leva a melhor em mais um ataque de velocidade pela ponta, novo furo na defesa do Rio e Simon Corbi corre até o try, Clayton converte mais uma e amplia em 19 a 7 aos 43’.
O jogo seguiu em ritmo de troca de ataques até a metade do 1º tempo. Aos 60’, Clayton acerta um penal e amplia para os visitantes em 22 a 7. O jogo reiniciou com o Rio com mais volume de jogo, conseguindo anular os velozes contra-ataques do Guanabara. Ainda que acertasse na defesa, o ataque dos donos da casa continuava sem conseguir sobrepor a forte defesa guanabarina.
O Rio ditou o ritmo de jogo até os 70’, quando o Guanabara voltou a mostrar reação, conseguindo novamente criar boas chances de ataque, a defesa do Rio foi aguerrida mas cometeu um gravíssimo erro aos 77’, saída de bola do Guanabara por penal dentro da linha de 22m adversária, a defesa do rio se distraiu e Thiago Campos marcou sob os postes, Clayton converteu sem dificuldades, encerrando o placar em 29 a 7.
Entrevistado ao fim da partida, Leonardo Pereira “Psycho”, técnico do Rio Rugby, falou sobre a derrota de sua equipe. “Foi um acumulo de fatores(…)desde a falta de comprometimento nosso e, claro, mérito do Guanabara, que vêm muito bem organizado.”
Clayton Vanelli, abertura do Guanabara, falou sobre a vitória “Houve uma divulgação inicial da CBRu que o campeonato fluminense ia dar uma vaga para a Copa do Brasil, isso nos motivou bastante a buscar essa vaga, nosso maior adversário seria o Rio Rugby já que o Niterói joga o Super 10. Hoje viemos focado em ganhar para garantir essa vaga(…)foi um jogo bem disputado, conseguimos abrir mais a bola e fazermos tries”.
Essa foi a 1ª vitória do Guanabara sobre o Rio Rugby em jogos de XV desde sua refundação em 2005, o Guanabara vem mostrando um grande crescimento ano após ano. ainda que o Rio tenha jogado apático, cometendo erros que dificilmente seus jogadores de qualidade cometem, o Guanabara merece muito mérito por essa vitória
O Portal do Rugby elegeu Thiago Campos do Guanabara como melhor jogador da partida, destaque também para o abertura guanabarino Clayton Vanelli.
Em breve fotos da partida!
Campeonato Fluminense
Rio Rugby 7 x 29 Guanabara
Rio Rugby
Try: Max William Paixão
Conversão: Dale Smith
Cartão Amarelo: Thiago Araujo
Guanabara
Tries: David Marques, Gabriel Maia, Simon Cobri, Thiago Campos
Conversões: Clayton Vanelli (3)
Penal: Clayton Vanelli
Niterói e Campos também saem vitoriosos
Nas outras partidas da segunda rodada do Campeonato Fluminense, o Niterói impôs uma derrota acachapante ao Itaguaí, 102 x 0, garantindo a liderança isolada, ao passo que o Campos e Friburgo empataram em 18 x 18. Porém, o time de Campos contestou o resultado oficial, alegando um 21 x 18. Em breve, mais informações sobre o caso.
Niterói 102 x 00 Itaguaí
Friburgo 18 x 18 Campos – resultado contestado pelo Campos, que pede recontagem para 21 x 18
Escrito por: Cássio Victor Venturi