Tempo de leitura: 4 minutos

copa hurra 2013

Realizada em quatro pontos distintos da capital durante dois finais de semana do mês de maio, a Copa HURRA! mobilizou mais de 350 jovens do Projeto Rugby Cidadão na primeira atividade promovida pela entidade fora dos CEUs em 2013. Pela primeira vez na história do evento e em decorrência do interesse crescente dos alunos dos CEUs, foram disputadas duas categorias por faixa etária.

Foi a quarta edição da Copa HURRA!, evento que tradicionalmente é promovido com partidas envolvendo os alunos dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) durante os semestres letivos e com objetivo de avaliar o desenvolvimento esportivo dos jovens participantes do Projeto Rugby Cidadão.

- Continua depois da publicidade -

O projeto é executado pela HURRA! com objetivo de disseminar valores através do esporte na rede pública de ensino da capital paulista. Versão introdutória da modalidade sem contato físico, o rugby-tag é a ferramenta para o ensino, trabalhando entre os estudantes atributos de fair play e companheirismo da modalidade ainda pouco conhecida no Brasil.

A quarta edição da Copa HURRA! engajou 17 dos 23 CEUs nos quais a HURRA! está presente em 2013 e proporcionou motivação adicional para os alunos e professores do Projeto Rugby Cidadão, conforme relata Leandro Gevaerd, coordenador-técnico da HURRA!:

“O público total com mais de 350 crianças nas quatro rodadas ficou dentro de nossa expectativa. Foi bem importante promover a interação de crianças de vários CEUs. A Copa HURRA! provavelmente foi o primeiro momento de contato de jovens de escolas diferentes na temporada. E o mais bacana é que eles saíram do evento com a expectativa em alta, sabendo que terão outros eventos do gênero no ano”, afirmou ele.

Leandro fez questão de destacar o nível técnico apresentado pelos alunos nas partidas realizadas durante o mês. “A mudança na administração municipal naturalmente trouxe um processo de transição dentro dos CEUs. Mas o estágio de jogo apresentado pelos alunos mostra que os professores fizeram um bom trabalho e conseguiram aprimorar a parte técnica das crianças com os mesmos resultados de temporadas anteriores.”

Como exemplo da evolução dos participantes do projeto, o coordenador -técnico da HURRA! cita o fato de pela primeira vez a entidade ter estabelecido faixas etárias, dividindo os jovens nas categorias M14 (para menores de 14 anos de idade) e M16 (menores de 16). Ele reporta que a medida foi muito bem recebida pelos professores dos CEUs, para quem dessa maneira fica mais divertido e justo para as crianças menores.

Para a educadora da HURRA! Tatiana Santana, o que mais chamou atenção na Copa HURRA! foi a autonomia dos professores e alunos envolvidos no evento. “A gente só organizou mesmo, mas o evento foi total das crianças. Eles jogaram, apitaram as partidas, se divertiram jogando contra os professores… Por outro lado, os professores estão muito empenhados, cada vez mais adotando a metodologia da HURRA! em outras modalidades. Fica mais fácil e tranquilo trabalhar quando tudo isso acontece.”

O papel dos professores foi elogiado também pela educadora Juliane Aires, outra colaboradora da HURRA! que acompanha os eventos da entidade há algumas temporadas. “Fiquei surpresa com o nível dos alunos. Novos CEUs entraram, as equipes que já estavam estão evoluindo bastante e, principalmente, desenvolvendo bem os valores do rugby. Deu para notar isso na Copa HURRA!”.

Eduardo Pacheco, presidente da HURRA!, enalteceu a organização do evento. “No último final de semana, foram três encontros em três locais diferentes, sendo dois no sábado em horário simultâneo. A Copa HURRA! teve partidas no Campo Limpo, Grajaú e na Zona Leste e nossa rede de colaboradores está de parabéns por ter conseguido manter nosso padrão de qualidade em todos eles.”

Sobre a HURRA!

Criada por um grupo de pessoas, do esporte e da educação, que se uniram com objetivo de disseminar o rugby como esporte de formação de valores para a transformação da sociedade, a HURRA! revela em seu nome a força do coletivo. HURRA! é um grito de superação, uma energia de mudança que tem o esporte como pivô de transformação social.

A entidade capacita professores da rede CEU para, no período do contra-turno do horário letivo oferecer acesso à prática do rugby, bem como à atividades que consolidem a formação das habilidades cognitivas, habilidades cívicas e valores ligados ao esporte, para crianças e adolescentes.

Sobre o Rugby Cidadão

O Projeto Rugby Cidadão é uma iniciativa da Associação HURRA! em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e financiado através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Com o propósito de apresentar a modalidade ainda pouco conhecida no Brasil para a rede pública de ensino e disseminar seus valores de respeito, disciplina, lealdade e fair play, a iniciativa completou seu segundo ano em 2012 -no ano anterior, 14 mil alunos foram expostos ao rúgbi, mais de 10% do público total de matriculados na rede CEU (Centro Educacional Unificado). Hoje, o projeto está presente em 23 dos 45 CEUs da capital.7

 

Escrito por: Luis Ferrari – Hurra!