Tempo de leitura: 2 minutos
A terceira edição do Aberto de Brasília de Rugby em Cadeira de Rodas será realizada nos dias 19 a 21 de abril, no Centro Olímpico do Gama, no Distrito Federal.
O campeonato contará com a participação dos times ADEACAMP-SP, Minas Quad-MG, além das equipes A e B do BSB Quad Rugby, time da capital federal. A entrada no evento é gratuita. O torneio é organizado anualmente pelos atletas do BSB Quad Rugby e por voluntários que apoiam o time.
O objetivo do campeonato é divulgar o esporte, promover entretenimento à comunidade, além de possibilitar aos atletas que aprimorem as técnicas e o condicionamento físico em uma competição oficial. Para o técnico da equipe B do BSB Quad Rugby, Paulo Higino Oliveira Souza, a realização do torneio é fundamental para que os atletas vivenciem a experiência de disputar jogos com outras equipes, uma vez que existem poucas competições oficiais ao longo do ano.
“Esse evento é muito importante, pois além de ajudar na divulgação do esporte, será a primeira competição do time que treina na Asa Sul. Vai ser uma oportunidade dos atletas vivenciarem um jogo de verdade”, destaca. O atleta Leonardo Alves Barbosa Serve afirma que a participação no campeonato ampliará a experiência principalmente dos atletas que conheceram o esporte há pouco tempo.
“É o momento de aprimorar as jogadas, as táticas e o condicionamento físico, além de trabalhar o lado psicológico, pois nos sentimos valorizados quando estamos em quadra”. A atleta Agna Alves Cruz também concorda: “É a hora de mostrarmos nossa força, determinação e dedicação ao esporte”, reforça.
O campeonato será disputado no sistema de pontos corridos, com jogos entre todas as equipes do torneio. Na semifinal, o 1º colocado enfrenta o 4º, e o 2º colocado joga contra o 3º. Os vencedores desses confrontos disputam a final.
Para conferir a tabela completa de jogos, clique aqui.
O jogo
O Rugby em Cadeira de Rodas é também conhecido como Quad Rugby por ser praticado por atletas quadriplégicos – que têm algum tipo de paralisia nos membros superiores e inferiores. As partidas são disputadas em uma quadra no tamanho oficial do jogo de basquete. A bola oficial utilizada é a de voleibol. O objetivo do jogo é cruzar a linha de fundo do adversário, com as duas rodas da cadeira e portando a bola, o que atribui um ponto a equipe. As partidas são divididas em quatro tempos, de oito minutos cada. A duração média de uma partida é de 1h15.
Serviço
3° Aberto de Brasília de Rugby em Cadeira de Rodas
Data: 19 a 21 de abril
Local: Centro Olímpico do Gama
Endereço: Área Especial, Setor Central do Gama (ao lado do estádio Bezerrão)
Entrada Franca
Escrito por: Renata Ribas