Tempo de leitura: 5 minutos
A estreia do Super 10, ocorrida no último fim de semana, ratificou as expectativas de quem acompanhou os estaduais no primeiro semestre. Estamos diante do que deve ser a mais disputada edição do principal campeonato nacional. O fato de termos dois clubes rebaixados é um ingrediente adicional que vai garantir emoção até o apito final da primeira fase, em 4 de outubro.
São José sofre para bater o Curitiba em casa
São José e Curitiba entraram em campo credenciados como campeões em seus respectivos estados, e sofrendo um único try no disputado campeonato Paulista, a expectativa era grande sobre o desempenho do clube da casa. Os Touros, que quebraram a hegemonia joseense de quase quatro anos no ano passado, entraram em campo dispostos a mostrar que não deixar a classificação escapar no final. E não deixaram margem para dúvida que tem tudo para alcançar esse objetivo, ao abrir o placar e furar a defesa adversária para cravar seu primeiro try na competição. O São José por sua vez, recorreu à pontaria certeira de lucas Duque, que cravou três penais em cada etapa para dar a vitória so time da casa.
Nessa partida, uma polêmica envolveu o São José, que escalou jogadores da seleção, contrariando pedido da CBRu (o Curitiba abriu mão de seus jogadores nacionalizados, que assistiram à partida), mas não há punição prevista para essa situação.
Placar final: São José 18 X 11 Curitiba
Veja o nosso relato completo dessa partida
Desterro vence fora de casa e vinga derrota de 2013
Desterro e Pasteur são sempre a certeza de um grande jogo, e dessa vez não foi diferente. O Pasteur, com vários lesionados, não foi páreo para poderoso scrum catarinense, em mais uma grande atuação de Ige e cia. No entanto, quem roubou a cena foi Estevam, com ótimas corridas pelas pontas e procurando muito o jogo, sendo o autor do try do Desterro no primeiro minuto de jogo.
A partida se equilibrou e as chances efetivas de try rarearam, se mantendo empatadas até os dez minutos finais, quando Rodox acertou seu segundo penal do dia, forçando o Pasteur a redobrar os esforços para marcar. Os franceses tiveram duas boas oportunidades até o fim do jogo, mas não conseguiram aproveitar, vítima de seus próprios erros, definindo a vitória do Desterro.
Placar final: Pasteur 08 X 11 Desterro
Veja o nosso relato completo dessa partida
Band Saracens vence em jogo cheio de tries
SP Bandeirantes Saracens já haviam se enfrentado duas vezes no ano, pelo Campeonato Paulista, sempre com vitória bandeirantina, mas também sempre um jogo muito desgastante para os dois lados. Com um início fulminante, anotando dois tries em apenas cinco minutos, os mandantes deram a entender que dessa vez, seria mais fácil, mas os Pelicanos reagiram de forma impressionante e mantiveram o nível do jogo em alto nível, deixando o resultado aberto até a metade da etapa final, com apenas cinco pontos separando as equipes.
No entanto, o grande desgaste físico resultante fez o Rio Branco de vítima, que não aguentou o ritmo imposto desde o começo pelos adversários e, com poucas peças de reposição no banco de reservas, se tornou presa fácil, permitindo o SP Bandeirantes Saracens encerrar com uma vitória por larga margem, em jogo com nada menos que doze tries.
Placar final: SP Bandeirantes Saracens 55 X 24 Rio Branco
Veja o nosso relato completo dessa partida
SPAC vence sem dificuldades
O atual campeão mostrou que não vai poupar esforços para manter o título na centenário clube da capital paulista. Os SPAC Boys encararam uma defesa dura, com muitos rostos novos, e que apesar do bom potencial ainda sofreu diante da experiência do conjunto adversário. Depois de vinte minutos, os rubro-negros não seguraram mais o rolo compressor e sofreram nove tries, contra apenas um respondido pelo jovem Igor Daltro (ex-Cabo Frio).
Daniel Gregg e David Grael, ainda fora de ação, fizeram muita falta, sobretudo no ataque, e mostrou que o clube do Rio de Janeiro ainda depende muito da dupla. A exemplo do Rio Branco, o físico da equipe não estava à altura do adversário.
Placar final: SPAC 62 X 05 Niterói
Veja o nosso relato completo dessa partida
Farrapos tem vida dura contra o estreante do Super 10
O pentacampeão gaúcho estreou diante de sua animada torcida em Bento Gonçalves, contra o Armstrong Dragons, que repetiu os passos do Farrapos quatro anos antes, quando também venceu a Copa do Brasil (agora Taça Tupi). E assim como o mandante, mostrou que não veio para ser apenas um coadjuvante, propondo um jogo muito equilibrado e forte sistema defensivom encerrando a primeira etapa liderando no placar.
A etapa final no entanto evidenciou o desgaste físico dos potiguares, que perderam em intensidade na defesa e abriram espaço para o Farrapos definir a vitória com ponto de bonificação. De olho nos Dragons, que ainda não está com sua força máxima e promete jogos muito emocionantes.
Placar final: Farrapos 25 X 10 Armstrong Dragons
Veja o nosso relato completo dessa partida
Próxima rodada
A próxima rodada acontece nesse fim de semana, e tem como destaque a reedição da final do Super 10 do ano passado. Na Arena Paulista, o Pasteur recebe o SPAC em busca da primeira vitória na competição. Destaque também para o momento histórico em que Natal receberá pela primeira vez uma partida válida pela elite nacional, com a partida entre Armstrong Dragons e São José.
Dia 26/07/2014 às 15h – Pasteur X SPAC
Árbitro: Henrique Platais
Local: Arena Paulista – São Paulo, SP
Dia 26/07/2014 às 15h – Farrapos X SP Bandeirantes Saracens
Árbitro: Xavier Vouga
Local: Estádio da Montanha – Bento Gonçalves, RS
Dia 26/07/2014 às 15h – Armstrong Dragons X São José
Árbitro: Mariano de Goycochea
Local: Estádio Luís Bacurau – Natal, RN
Dia 26/07/2014 às 15h – Desterro X Niterói
Árbitro: Victor Magalhães
Local: AMOCAN – Florianópolis, SC
Dia 26/07/2014 às 15h30 – Curitiba X Rio Branco
Árbitro: Ricardo Sant’anna
Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR
Classificação
Você pode acessar a tabela completa em nosso site
Pontuadores e Trymen
Você pode acessar a tabela completa em nosso site
Foto: Moisés Nascimento/Fotojump