Tempo de leitura: 3 minutos
ARTIGO COM VÍDEOS – A Nova Zelândia viveu entre sexta e sábado suas grandes finais nacionais, com a Mitre 10 Cup, o Campeonato Neozelandês, conhecendo seu grande campeão.
Após 9 títulos nos últimos 10 anos, incluindo todos desde 2015, Canterbury alcançou mais uma final e foi no ano de consagração dos Crusaders, que venceram o Super Rugby. Mas a dobradinha Super Rugby-Mitre10 Cup não ocorreu (Canterbury é uma das equipes ligada aos Crusaders). Mas o poderoso time de Christchurch não falou mais alto desta vez.
A grande final de 2018 foi em Auckland, maior cidade do país e casa do time que é o maior campeão da história da Nova Zelândia, mas que não era campeão desde 2007. O ano para sua franquia de Super Rugby, o Blues, foi muito ruim, e o ânimo na “Super City” estava baixo com o rugby. Mesmo assim, mais de 20 mil torcedores compareceram ao Eden Park e celebraram uma incrível vitória na prorrogação para Auckland, que destronou Canterbury por 40 x 33.
Foi um jogaço que teve os visitantes marcando os 2 primeiros tries, com um penal try e um try de Bridge. Mas Auckland reagiu, marcou try antes do intervalo com Tumua Manu e cruzou o in-goal de novo no começo da segunda etapa, com Akira Ioane, o líder do time. Brett Cameron manteve Canterbury na frente com penais, mas o momento ofensivo era dos azuis, que cruzaram o in-goal com Trainor e Clarke, igualando tudo em 26 x 26, com Canterbury sem alternativas ofensivas para passar pela defesa de Auckland.
O jogo foi para a prorrogação e ferveu, com o cansaço ajudando a abrir espaços. Tom Sanders marcou o try logo no início do primeiro tempo para Canterbury, que parecia que faria sua história recente falar mais alto. No entanto, Auckland não se abateu e cravou 2 tries no segundo tempo da prorrogação, com Sosene-Feagai, na sequência de fases, e Fukofuka, virando o placar para o delírio de seu carente torcedor. 40 x 33, Auckland finalmente no topo da Nova Zelândia!
No Championship, a 2ª divisão, o título foi definido na sexta-feira com dois gigantes do país tentando sair do inferno. E Waikato levou a melhor, batendo Otago por 36 x 13 indiscutíveis. Waikato de volta à elite em 2019!
E teve ainda a final do Heartland Championship, a 3ª divisão (amadora) do país. Ela foi destaque pois o pequeno Thames Valley venceu fora de casa o South Canterbury por 17 x 12, com o try da vitória sendo do chileno Sergio de La Fuente, dos Cóndores.
Mitre 10 Cup – Campeonato Neozelandês 2018
Premiership
FINAL
Auckland 40 x 33 Canterbury, em Auckland
Championship (2ª divisão)
FINAL
Waikato 36 x 13 Otago, em Hamilton
Lista de campeões do Campeonato Neozelandês
17 títulos – Auckland
14 títulos – Canterbury
4 títulos – Wellington
2 títulos – Otago e Waikato
1 título – Bay of Plenty, Counties Manukau, Manawatu e Taranaki