Tempo de leitura: 2 minutos
Essa é a estreia do Rugby na Estrada, e começamos justamente com aquele que está a mais tempo desbravando o Rugby e terras estrangeiras! Conversamos com Rafael “Raj” Spago, atleta do SPAC, e que desde fevereiro, está treinando na Sharks Academy, em Durban, África do Sul, responsável por revelar grandes craques dos Springboks.
A proposta do rugby na estrada é tentar mostrar para o público do Rugby brasileiro, um pouco da rotina de jogadores que estão buscando seu aprimoramento técnico em centros tradicionais do Rugby mundial, e porque não, incentivá-los a buscar conhecimento, onde quer que seja.
Nessa coluna, ainda teremos participação de Matheus Cruz, Leonardo Ceccareli e Piero (Burnside – Nova Zelândia) que chegaram essa semana, além do trio Arthur Junqueira, Mauro Gutierrez e Ravi, em Geraldine, também na terra dos All Blacks, que embarcam em breve.
Rafael “Raj”Spago
Semana 4 – Sharks Academy – Durban, África do Sul
“O ambiente no treino é bem centrado, mas também tem brincadeiras e em todo final de treino, os técnicos fazem algum jogo interativo, onde podemos aplicar tudo o que aprendemos no dia.
Nesse tempo, eu venho só treinando, já joguei duas vezes e vou jogar de novo amanhã (última quarta feira). A diferença é imensa porque aqui o Rugby é mais corrido, mas ao mesmo tempo não tão cansativo porque cada um faz sua parte e faz bem. Fora de campo somos todos irmãos, o espirito do Rugby é uma coisa muito forte aqui.
Tive um contratempo, fui assaltado na segunda semana, mas isso não me assustou, porque acho que essas coisas acontecem. Conheci um pouco da cidade, apenas alguns bairros e lugares, mas meu foco é nos treinos. Minhas expectativas para as próximas semanas são aprender mais e mais a cada dia que passa, e conseguir chegar no time A. Hoje estou atuando como scrumhalf titular e às vezes como abertura no time B e quero melhorar fisicamente para chegar cada vez mais perto dos meus próprios objetivos que é chegar à seleção junior e adulta.