Tempo de leitura: 3 minutos

condicionamento

A primeira coisa a se pensar e passar para seu time é que cada treino deve ser tratado como jogo, ou até mais. Assim seu time estara apto para um jogo em alto nível.

Dito isso vamos as 12 dicas, estás que estão sub-divididas em *tempo, *espaço e *número:

- Continua depois da publicidade -

 

·         TEMPO – defina tempos e proponha objetivos a curto prazo para pressionar o time.

 

1.    Coloque uma bola na lateral do campo junto as linhas de 5m , 10m, e 22. Marque o tempo que o time leva para se posicionar e executar o lineout para cada posição sempre saindo do meio de campo. Use este tempo como referencia para próximas avaliações pós temporada.

2.    Variação –  executar 6 lineouts em 3 minutos

3.    Executar 5 scrums seguidos na scrum machine , empurrar por 3 metros e desformar rápidamente dando um tiro curto de ¼ de campo, marque o tempo com referencia para as próximas avaliações

4.    Coloque a bola na junção da linha de 15 com a de 5, 10 e 22 metros. Veja quanto tempo se leva para os backs completarem uma fase inteira de ataque para cada posição saindo da tryline . Tenha estes tempos como referencial , programe metas com os backs para melhorar o tempo , como variação o treinador pode desafia-los a completar 6 ataques em 3 minutos.     

 

·         ESPAÇO – reduza o espaço para aumentar o contato e deixar o treino mais intenso

 

1.    Executar exercícios de canal estreito e curto para forwards desenvolvendo confiança e controle para os mesmo não “rifarem a bola” durante o contato, sempre como se fosse em jogo.

2.    Treinos de campo reduzido para o backs, promovendo assim maior precisão de corrida e passe.

3.    Condicionar a distância da linha de defesa para os adversários criando assim um time com caractéristica de pressão enquanto ataque e de defesa bem sucedida .

4.    Mova a linha de impedimento de defesa 2 metros para trás do ruck, focando trabalhar uma movimentação defensiva mais rápida.

5.    Variação, durante o exercício pode-se permitir que os defensores subam para pressionar a bola.

·         NÚMEROS – Variação no numero de defensores para atacantes aumentando o nível de dificuldade, tanto para um como para o outro lado, forçando-os a treinar mais intensamente , melhorando velocidade de reação e concentrar-se nas técnicas requisitadas.

 

1.    Executar exercicios defensivo de oposição flutuando com menos defensores aperfeiçoando a efetividade do sistema defensivo. Colocando assim todos os defensores para se movimentar mais atentamente , uma vez que os atacantes estão em maior numero.

2.    Situação de alerta no lineout, o treinador chama o numero de jogadores e a jogada que quer , estes estarão posicionados na linha lateral, se posicionarão para realizar o lineout. Lembrando que o objetivo é velocidade, mas não podemos deixar de fazer com EXATIDÃO a cobrança, uma vez recebido, corre linha.

3.    No touch , mudar o numero de jogadores aumenta a intensidade. Alguns atletas usando coletes de cores distintas, ao sinal do treinador, devem correr ao próprio ingoal , para depois voltar ao game. Criando assim estresses de reflexos e fluxos com mais ou menos jogadores, intensidade e necessidade de defesa e ataque maior vão proporcionar ao time como um todo melhores respostas defensivas e ofensivas durante os jogos. Senso de cobertura e condicionamento estão então sendo aprimorados.

Bons treinos !!!

 

Escrito por: Marcelo Marcos Pereira – Mestre em Performance Humana