Tempo de leitura: 2 minutos
Pelo fato do rugby ser um esporte de contato que exige muito do atleta, uma das áreas que mais sofre durante os treinos e jogos é a coluna cervical, mais conhecida como pescoço.
O atleta que recebe frequentemente impacto na cervical com o passar do tempo pode sentir desconfortos como: diminuição da amplitude de movimento, torcicolos, dores de cabeça, hérnia de disco e outras patologias.
Muitos estudos foram feitos em jogadores de Rugby e se descobriu que a maior parte das lesões ocorreram na cervical, e que muitas dessas lesões sofridas durante a temporada, se não são bem tratadas pelo jogador, levam ao desconforto mesmo após o atletas deixar os gramados. A conclusão que se chega é que a melhor forma de se evitar problemas na cervical é preparar essa região para a atividade física e tratar bem as lesões. O atleta, além de alongar e fortalecer as pernas e as costas, deve dedicar uma atenção a cervical.
Exercícios de fortalecimento do pescoço são fáceis. Por exemplo:
Você pode usar sua própria mão como uma ferramenta de resistência – colocar as mãos na parte de trás de sua cabeça (nuca) e pressioná-la para frente, enquanto você empurra a curva do pescoço para trás. Depois, coloque uma das suas mãos na sua testa e resista ao movimento de empurrar sua mão para frente. Eles não necessitam de grande investimento em equipamento adicional.
A conclusão é clara: não negligenciar o seu pescoço, sua cabeça pode lhe agradecer mais tarde. Caso tenha dúvida procure um profissional adequado para lhe passar uma série de exercícios especifico para a cervical.
Por: Juliana Piva – Presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia