Tempo de leitura: 3 minutos
Último resumo da semana antes da estreia do Super 10, e mais um time levantou a taça de campeão em seu estado. Veja o que aconteceu de melhor em cada estado.
Campeonato Catarinense – Série A
Vem de Santa Catarina o campeão desse fim de semana! O Desterro devolveu a derrota na primeira fase do estadual e bateu com propriedade a ascendente equipe do BC Rugby para manter a hegemonia no estado por mais um ano. O título veio com a vitória de 61 a 21 sobre a equipe de Balneário Camboriú, que agora representa o estado na Copa do Brasil, estreando contra a forte equipe do Charrua por um lugar nas semifinais. Já o Desterro inicia sua jornada rumo ao título do Super 10 em casa, contra o Curitiba.
Campeonato Gaúcho – Série A, M18 e Intermediária
No Rio Grande do Sul, o já finalista Farrapos manteve sua regularidade impressionante no estadual e cravou 43 a 0 sobre o San Diego em Gravataí, chegando para a última rodada da fase de classificação com um saldo impressionante de quase 400 pontos. Agora, o clube de Bento Gonçalves encara uma maratona pela frente, com seis jogos em seis semanas, alternando as finais do estadual e os jogos do Super 10, que se iniciam em casa, diante do Rio Branco, equipe que bateu na decisão do 5º lugar em 2012.
Nas partidas preliminares, um empate entre ambos no M18, o segundo do Farrapos na competição, e mais uma vitória sobre o San Diego, que coloca o time na liderança. O duelo entre Charrua e Serra foi adiado para essa semana.
Campeonato Mineiro – Série A
Em Minas Gerais, o sábado foi de quartas-de-final da elite estadual, com as definições dos semifinalistas. Em duelo interno, o time A do BH Rugby bateu o time B e garantiu uma esperada classificação. O Varginha também confirmou seu amplo favoritismo com tranquila vitória sobre os Búfalos da UFSJ, de São João del Rei, fazendo 66 x 5. Já em Ouro Preto, uma batalha foi travada entre o Inconfidentes e o Uberlândia e quem levou a melhor foi o time visitante: 22 x 17.
E o sábado foi mesmo bom para os clubes do Triângulo Mineiro, com o Taurus de Uberaba assegurando a outra vaga ao bater a UFLA, de Lavras, por 59 x 20. Agora, as equipes voltam a campo no dia 22 para decidir os finalistas da quarta edição do campeonato, vencida pelo BHRugby em todas edições, sempre diante do Varginha. Pelas semifinais, o BHRugby A recebe o Taurus, enquanto o Varginha enfrenta o Uberlândia.
Na sdisputas de 5º a 8º, o BHRugby B enfrenta a UFLA, enquanto o Inconfidentes joga com o UFSJ.
Campeonato Paulista – Série B, Acesso e M18
Em São Paulo, um clássico do futebol paulista no Rugby: se no futebol, Corinthians e Portuguesa empataram sem gols, no Rugby, a história foi bem diferente. O São Jorge bateu por 82 x 10 o Lusa Rhynos, levando os alvinegros, que atuam em Barueri, para a segunda posição da tabela. A Lusa caiu para a sétima posição.
Já pelo Paulista B, o destaque foi a boa vitória do Jacareí fora de casa sobre o União Rugby Alphaville, que recolocou o time na liderança. Nesse fim de semana, o grande confronto entre Wallys e Poli deve botar fogo no campeonato e mexer com a parte de cima da tabela. O Ilhabela vem mostrando reação, e com a vitória sobre o Templários, que está em situação cada vez mais preocupante, ocupa temporariamente a quarta posição na série B, depois de amargar as últimas posições desde o início do campeonato. No M18, o Ilha lidera, com 13 pontos em três jogos, depois de também conquistar uma vitória sobre o Templários.
Paranaense Feminino
No Paraná, o fim de semana foi de campeonato estadual feminino, com o Curitiba conquistando a etapa organizada pelo Urutau. Na final, os Touros bateram o time organizador por 22 x 0, somando sua segunda conquista no circuito. O Urutau segue na vice-liderança, e com cinco etapas a serem disputadas com uma diferença técnica relativamente grande separando as duas melhores equipes das demais, terá que reagir se ainda quiser o título