Tempo de leitura: 7 minutos

Paulista A

A elite estadual tem um novo campeão! É o São José, que venceu o Pasteur em jogo disputadíssimo em casa contra o Pasteur, recuperando o título que foi seu nos oito anos anteriores. O Pasteur esteve na frente em toda etapa inicial, mas sofreu a virada no segundo tempo. De qualquer forma, ambos vem muito fortes para o Super 10, o grande objetivo de todos no ano. Completou a rodada, o duelo entre SPAC e Rio Branco, onde o SPAC venceu sem grandes dificuldades o oponente, e se garantiu na série A em 2014. O SPAC aos poucos vai recompondo seu elenco, e apesar da campanha fraca no Paulista, pode ser uma das forças do Super 10. O Rio Branco aguarda a definição da série B, no final do ano, para descobrir seu adversário para permanecer na série A.

- Continua depois da publicidade -

Na tabela de pontuadores, também deu São José. Com boa precisão nos chutes, Rafael Morales “Grilo” foi o maior pontuador, totalizando 76 pontos sem anotar um único try. Entre os trymen, um empate quádruplo. Graças sua atuação espetacular contra o Rio Branco onde anotou quatro tries, o primeira linha Jardel “Cocão” Mendonça igualou os seis tries de Moisés Duque (São José), Junior Orioli e Douglas Correa (ambos do Pasteur), todos com seis tries.

 

Veja a classificação final do Paulista A 

 

Paulista B

Apenas um jogo no fim de semana pelos aspirantes à elite estadual, mas que jogo! A Poli, líder, recebeu o Jacareí, e perdeu a sua invencibilidade na competição, além da folga que mantinha para os concorrentes. O Jacareí não anotou o ponto extra contra o adversário direto, mas assumiu a segunda posição, apenas dois pontos atrás da Poli, que ainda lidera com 24 pontos. Ambos podem ser ultrapassados pelo Wallys, em terceiro colocado e agora os únicos invictos na competição.

 

Veja a classificação do Paulista B

 

Paulista Acesso

Rodada completa nesse fim de semana, com muitas reviravoltas! O São Jorge bateu o Tigres em jogo de invictos, e com apenas dois jogos, mostra que deverá ser um dos candidatos ao título. A partida, como esperado, foi muito equilibrada e decidida nos detalhes. A atuação do Tigres foi muito elogiada por Edson Taminato, presidente da agremiação alvinegra. A FEA por outro lado, não teve dificuldades para bater o São Bento, e agora é lider isolado da divisão, graças à derrota do Armada contra o ABC. A parte de baixo da tabela foi muito movimentada na rodada e embolou a classificação de vez. Três times conseguiram sua primeira vitória no estadual. Com as vitórias do time do ABC, do Tatuapé (que bateu a Lusa) e do Pirituba, que atropelou o Alto Tietê, a diferença entre o último colocado (Alto Tietê) e o quarto colocado (São Jorge) é de apenas cinco pontos, ou seja, podemos esperar muita briga na tabela até o fim da competição.

Um ponto digno de nota é sobre a vitória do Pirituba. Com o falecimento da irmã de um dos jogadores da equipe, foi aventada a possibilidade de cancelamento da partida contra o Alto Tietê, mas a equipe de Mogi das Cruzes alegou a indisponibilidade de agenda para a anulação e a partida ocorreu mesmo assim. Fica a solidariedade da equipe do Portal do Rugby com a família Pirituba e mais específico, do Kid, jogador do clube. 

 

Veja a classificação do Paulista Acesso

 

Paulista do Interior

No interior paulista, apenas dois jogos foram realizados, já que, devido aos dois WOs, o Jaguares foi eliminado da competição, dando a vitória para os Lobos. O Red Horse bateu Pirajuí, assumindo a terceira posição no grupo A, enquanto o mais esperado confronto do grupo, entre Piratas e Cougars, terminou empatado em oito pontos, mantendo o time de Americana na liderança com vantagem de quatro pontos sobre o Cougars Vinhedo.

 

Veja a classificação do Paulista do Interior

 

Paulista Universitário

Apenas uma partida foi disputada pela divisão universitária do Paulista, colocando em campo, uma das grandes rivalidades da categoria. Engenharia Mackenzie e Direito Mackenzie se enfrentaram em situações distintas no campeonato, e ao final da partida, os futuros advogados bateram os futuros engenheiros, alcançando a liderança da competição, ao lado da UNIP, indicando que ambos devem acabar disputando o título. O Direito é o atual campeão Universitário. 

Veja a classificação do Universitário

 

Paulista M16 e M18

Pelas categorias de base paulistas, vitórias dos times de base. No M18 em Ilhabela, o time do litoral bateu o Bandeirantes, mantendo o time da capital na penúltima posição, com apenas um ponto em quatro partidas disputadas. No M16, São José e Pasteur se enfrentaram na prévia da grande final paulista, e os joseenses conseguiram segurar o grande ataque dos franceses, encerrando a partida com um empate em 25 pontos. Com o resultado, o Pasteur mantém a liderança na categoria, com os joseenses em segundo, cinco pontos atrás. Na outra partida da rodada, o Jacareí venceu o SPAC e anotou seus primeiros pontos na tabela, ficando à um ponto dos ingleses.

Veja a tabela do Paulista M16 e M18

 

Fluminense A 

O Rio de Janeiro conhece os sus finalistas! Na próxima semana, o Rio Rugby vai tentar quebrar o domínio dos rubro-negros do Niterói em casa, que nesse sábado, garantiu o lugar em mais uma final ao bater o Guanabara em casa, refazendo um dos grandes clássicos do estado. A decisão será disputada na UFRJ Campus Ilha do Fundão

Veja a classificação do Fluminense A

 

Paranaense

Nas semifinais do Paranaense, Curitiba e Londrina reeditam a final de 2012 nesse fim de semana. O Curitiba teve um começo difícil, mas venceu com tranquilidade o Lobo Bravo e se garantiu em mais uma final. O Maringá adiou o sonho do bicampeonato, em um dos melhores jogos do campeonato, que terminou com a vitória do Londrina. Após início muito forte dos visitantes, o Maringá buscou o resultado mas terminou apenas um ponto atrás do marcador.

Veja a classificação e finais do Paranaense 

 

Gaúcho – Série A

No Rio Grande do Sul, já temos os finalistas! Charrua e Farrapos foram as melhores equipes do campeonato até aqui e abriram uma vantagem que não será tirada pelos adversários. O Farrapos, com uma campanha quase perfeita, buscará o quarto título seguido, reforçando seu domínio no estado, enquanto o Charrua tentará o tri. O Charrua bateu o San Diego e é hoje o melhor time da capital do estado. A favor do Charrua pode estar o fato do time de Bento Gonçalves ter que conciliar o início do Super 10 com a disputa estadual. San Diego e Brummers devem realizar a disputa pelo terceiro lugar.

 

Veja a classificação da série A gaúcha 

 

Gaúcho – Série B e M18

Na série B, a decisão vai até a última rodada. O Universitário venceu o Lanceiros e provocou um tríplice empate na competição, ao lado de Centauros e Walkirians, que se enfrentaram na outra partida da rodada, que terminou com a vitória dos visitantes de Estrela, por apenas um ponto. No M18, Charrua e San Diego empataram, abrindo espaço para o Brummers liderar, após vitória sobre o Serra. A base do time de Novo Hmaburgo vem mostrando crescimento a cada partida e tem como liderança ex-bandeirantino Gabriel Cenamo, que está muito otimista com o desempenho da equipe e o futuro no clube.

 

Veja a classificação da série B e M18 gaúcha 

 

Mineiro – Série A

Em Minas Gerais, a UFSJ venceu por pouco o JF Rugby em casa e se garantiu entre os oito que vão disputar o título mineiro. Foi a única vitória de um time da casa na rodada final da fase de classificação da elite mineira, que ainda viu a vitória do Taurus Uberaba sobre o Uberlândia e mais um triunfo folgado do BH Rugby sobre o Taurus, consolidando seu favoritismo para as finais do campeonato. 

 

Liga Nordeste e Copa Brasil Central

Na Liga Nordeste, estão definidos os finalistas! O Alecrim tentará o bicampeonato diante do Piauí, que recebeu o Asa Branca no estádio Albertão e conseguiu uma grande vitória, consagrando a campanha do Rugby piauiense.

A Copa Brasil Central por sua vez, vai para a última rodada no próximo mês com o Goianos como favorito ao título. O time azul e amarelo não deu chances ao surpreendente Cuiabá e venceu por 35 a 7 fora de casa, assumindo a liderança isolada da competição, que pode valer o tricampeonato para a equipe.