Tempo de leitura: 1 minuto
Os primeiros anos do rugby no Brasil são intrigantes e quanto a eles há sempre muita desinformação. O rugby chegou junto com o futebol? Foi Charles Miller o “pai do rugby” brasileiro? Quem jogava rugby nos primeiros anos no Brasil?
O período entre 1891 e 1933 foi explorado pelo historiador e jornalista Victor Ramalho, um dos criadores do Portal do Rugby e pesquisador do LUDENS (o Núcleo Interdisciplinar de pesquisas sobre futebol e modalidades lúdicas) da USP.
Trabalho acadêmico que passou a limpo a introdução da bola oval, focando-se no caso de São Paulo, mas ampliando o leque para outros desenvolvimentos pelo país. Vale a pena conferir.
Clique aqui para acessar o trabalho.
Foto: Seleção Paulista de 1929 – Arquivo LUDENS
Então a história de que Miller trouxe o rugby para o Brasil não é exatamente verdade?
Isso, a ideia de um fundador do rugby é equivocada. Miller ajudou a realização de jogos sim, mas não houve continuidade. O rugby só se estabelece com continuidade depois.
Então quem leva o credito como desbravador, o que trouxe da alvorada, o rugby para terra brasilis?
É justamente essa a ideia de dar o crédito a alguém e eleger um desbravador que o trabalho desconstruiu. Foi um processo mais complexo do que uma pessoa só. Vale a leitura.
Penso assim, se ele trouxe as regras, poderia por na conta dele. Entretanto, foi assim para o futebol também? Seria bom analisar é a mesma história