Tempo de leitura: 2 minutos
A segunda-feira começou na Itália com notícias confusas. Primeiro, foi anunciado que o Zebre, estava fora da próxima edição do PRO12, agora PRO14, a Liga Celta, que passará a contar com equipes sul-africanas também a partir desde ano.
Porém, horas mais tarde, a Federação Italiana (FIR) anunciou estar assumindo o controle da sua segunda franquia do PRO14 e mantendo o nome de Zebre. Morreu o Zebre Rugby Srl e nasceu o Zebre Rugby Club, sob administração direta da FIR e ainda baseado em Parma. Com isso, a Itália seguirá com 2 equipes na liga – a outra é o Benetton Treviso, que é um clube independente.
Eccellenza será expandido
Na Itália também foi confirmado que o campeonato nacional, o Eccellenza, será expandido em 2018-19 de 10 para 12 clubes. Com isso, a temporada 2017-18 não terá rebaixamento.
Entre, a falta de coerência da Federação Italiana parece tamanha que em evento na semana passada o presidente Alfredo Gavazzi declarou em entrevista que caso os times italianos fossem excluídos do PRO12 a alternativa da federação seria reduzir o Eccellenza para 6 equipes…
Fekitoa na França
O centro dos All Blacks e dos Highlanders, Malakai Fekitoa, está de malas prontas para a Europa. O jogador de 25 anos vem sendo subutilizado na seleção neozelandesa e dará mesmo adeus à camisa preta, transferindo-se para o Toulon, da França.
Ben Smith tirará ano sabático
Dan Carter e Richie McCaw já fizeram o mesmo. Agora, será a vez do fullback Ben Smith dar uma descansada. O fullback dos All Blacks e dos Highlanders, de 31 anos, deverá pegar o ano de 2018 para descansar e voltará à ativa em 2019, renovado para a Copa do Mundo.
Delany retorna à Nova Zelândia
O abertura neozelandês Mike Delany, que estava no Newcastle Falcons e teve passagem pelo Clermont, anunciou sua saída da Europa para voltar à Nova Zelândia. Aos 35 anos, Delany defenderá o Bay of Plenty na Mitre 10 Cup.