Tempo de leitura: 2 minutos
A União Sulafricana de Rugby (SARU) anunciou na semana passada que as contraprovas dos exames de Bjorn Basson e Chiliboy Ralepelle também deram positivo para um estimulante proibido durante a série de Test Matches na Europa, em novembro. Ambos jogadores foram convocados para o exame após a vitória emocionante dos Springboks frente à Irlanda. A equipe ainda venceu o País de Gales, Inglaterra e foi derrotada pela Escócia, no mesmo tour.
O estimulante Metilexaneamina, que entrou na lista de ítens proibidos da Associação Mundial Anti Doping (WADA) em 2010, na categoria de estimulante sem fins especíicos, é regularmente encontrado em descongestionantes nasais, mas seu uso começou a ser incorporado em suplementos com propriedades estimulantes e termogênicos e fica no corpo por cerca de 24 horas. seu uso é vetado apenas durante competições.
O primeiro efeito dos resultados, foi a convocação de mais 6 jogadores dos Springboks para realização de novos testes, após a realização da aprtida contra a Escócia (todos negativos) e não encontrou objeções do médico da delegação sulafricana. Todos os suplementos dos jogadores foram suspensos até o fim das investigações, e acredita-se que os jogadores tenham tomado o estimulante de modo inadvertido.
A equipe irá rever o uso do bebidas e suplementos provenientes de embalagens previamente abertas na suplementação dos jogadores.